Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 12 2017

Galeria Doria Pamphilj – O que ver em Roma #7

Galeria Doria Pamphilj – Papa Inocêncio X

Tenho vários sonhos de encontros. Fazendo memória, acho que o primeiro sonho realizado foi o encontro com a “Vitória de Samotrácia” e na mesma viagem com o “Guernica”.

Tenho uma fascinação, que beira a obsessão com Velászquez. Em 2016, encontrei com duas grandes obras-primas do pintor sevilhano que não estão no Prado. No norte, com “A Vênus no Espelho”, da National Gallery. No verão, com o retrato do “Papa Inocêncio X”, que foi pintado para a família que lhe mantém até hoje, não é uma grande história?!

O Papa Inocêncio X era da membro da família Pamphilj. Antes de ser Papa, era Giambattista Pamphilj. Ele começou a colecionar obras de arte. Em 1.649, já na condição de Papa, posou para Velázquez, em uma de suas duas viagens a Itália para adquirir obras para o rei espanhol, Felipe IV.

Desde o começo, a obra teve lugar de destaque na coleção. Sem exagero, vale a pena entrar na galeria só para teus pelos arrepiarem frente a ela. Ela se encontra em uma pequena sala junto com o busto do Papa realizado por Bernini.

São as únicas obras que estão separadas das demais! Falando assim, até pode parecer que a galeria não oferece nada mais interessante. Que nada, a visita é simplesmente um dos passeios mais deliciosos pela arte do final da Idade Média ao Barroco. Por isso, só posso recomendar: VÁ!
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma

Galeria Doria Pamphilj – História

O Palazzo Doria Pamphilj nasceu como Palazzo Aldobrandini. Situado na Via del Corso, bem perto do Altar da Pátria, aquela estrutura branca e enorme. Uma localização prá lá de privilegiada.

O primeiro que impacta é descobrir que continua sendo morada da família Doria Pamphili. Eles foram para o palácio no século 17.

O lugar é uma barbaridade, fiquei imaginando quanto custa manter tudo aquilo.

Se a coleção do Papa já era matadora, sabe aquela máxima, dinheiro atrai dinheiro?! Pois é, um dos sobrinhos do Papa desisitiu de ser Cardeal por amor! Camillo Pamphilj desafiou a família toda, que acabou depois de muito chororô, aceitando seu matrimônio.

Ele casou com a viúva de um Borghese e única herdeira de uma família ríquissima, os Aldobrandini. Sabe qual foi o dote que a Olímpia trouxe ao matrimônio, o palácio que hoje se conhece como Doria Pamphilj. Sem contar um montão de obras de arte \o/ Se o palácio já era incrível, o Camillo e a Olímpia ampliaram a propriedade!

Curiosidade: as obras estão expostas ao modo antigo. Várias na mesma parede, quase chegando até o teto.

Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma

Galeria Doria Pamphilj – O que não deve perder

O palácio em si já é uma coisa de louco. O mobiliário, os revestimentos, as cortinas, não perca nenhum detalhe!
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
Em termos de pinturas e esculturas recomendo um olhar mais demorado:
– Caravaggios, sim, no plural – “Madalena penitente”(1604/1613), “Descanso durante a fuga do Egito” (1595) e São João Batista (
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
– “Anunciação”, do Filippo Lippi (1445/1450).
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
– “Lotta di putti”, de Guido Reni (1678).
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
– “Paraíso terrestre com pecado original”, de Jan Brueghel, o Velho (1612).
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
– “Retrato de uma jovem dama (Virginia)”, de Lavinia Fontana. Uma pintora do barroco, poucas obras chegaram até nós. Também está presente na Galeria Borghese.
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
– “Batalha no Porto de Nápoles”, de Pieter Brueghel, o Velho (1558/1562).

– “Retrato duplo”, de Rafael Sanzio (1516).
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
E claro a pequena sala de Velázquez e Bernini. Uma pintura e uma escultura do Papa Inocêncio X. Ambos barrocos, um espanhol, o outro italiano.

Galeria Doria Pamphilj – Informações práticas

Esta galeria é o museu privado (na minha opinião) mais importante de ROMA. Se for ficar apenas 3 ou 4 dias e for sua primeira visita, provavelmente não tenha tempo de visitá-lo. Mas se retornar a “Cidade Eterna”, por favor, VÁ!

Como chegar: o museu se encontra no centro de Roma, que é pouco servido pelo metrô, pelas circunstâncias que já expliquei aqui. Para na frente do Altar da Pátria, o elétrico (bonde) número 8. Pela Via del Corso, onde fica a galeria, passam e param diversos ônibus, entre eles: 51, 62, 63, 80, 83, 85, 160.

Provavelmente você chegará caminhando, a parada de metrô mais próxima é a do Coliseu (Colosseo – Linha B).

Quando ir: o museu praticamente abre todos os dias do ano das 9:00 às 19:00 horas. A bilheteria fecha 1 hora antes. Tem jornada reduzida até às 17:00 horas no dia 24 de dezembro. Apenas não abre nos seguintes dias: 25/dezembro, 1/janeiro e na Páscoa.

Quanto custa: 12€, e a entrada inclui um audio-guia em inglês, francês ou italiano. O audio-guia é ótimo!

Eles tem uma cafeteria que parece ótima. Não pude testá-la para vocês porque em agosto estava fechada 🙁 Se alguém for, me conta o que achou!

Combina com: visitar as igrejas: di Sant’ Ignazio di Loyola e del Gesu; tomar algo na Antica Birreria Peroni ou comer no Salotto 42; tirar mil fotos na Fontana de Trevi; subir no Altar da Patria e fazer compras na Via del Corso.

Site: http://www.doriapamphilj.it/roma/
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma

Galeria Doria Pamphilj – O Vlog

Planeje sua viagem para ITÁLIA

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: NÁPOLES | CAPRI | POSITANO | SALERNO | SORRENTO | AMALFI | ROMA | FLORENÇA | MILÃO | BÉRGAMOAssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Prove abaixo …

Nenhum Comentário

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!