Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 18 2017

A roupa na Idade Média – moda #1

Como será que era a roupa na Idade Média? Com a formação do Império Romano do Oriente, Bizâncio vai ter uma grande influência na moda do Ocidente, assim como os árabes que tomaram grande parte da Península Ibérica.
A roupa na Idade Média
No início da Idade Média, a vestimenta básica era uma espécie de túnica. Mas a partir dos séculos 12 e 13 a coisa começou a ficar mais refinada. O botão começa a ser fabricado em série. Desde a Pré-História se tem notícia da utilização de conchas como botões, mas com o início de sua fabricação em série ele vai incrementar as roupas. Um exemplo?
A roupa na Idade Média
Olha este vestido de mulher do século XV. Tinha duas mangas, uma branca e outra verde. Esta última era colocada com botões quando a mulher saía de casa. Quando permanecia no lar, levava umas mangas mais modestas que seriam facilmente lavadas. Porque ter uma roupa naquela época era todo um luxo!

A roupa na Idade Média

A roupa na Idade Média – Os Sapatos e as Túnicas

Uma coisa bem divertida é que eles adoravam um sapato bicudo. Às vezes levavam até um bico de tecido que se desenrolava nos locais de festa.
Roupa na Idade Média
Os homens levavam uma espécie de túnica acinturada, e umas médias-calças como estas da figura. O que se vê em branco eram as antigas “cuecas”. No começo da Idade Média a túnica era bem comprida, mas pouco a pouco foi encurtando.
A roupa na Idade Média
Chegou um momento que os botões estavam tão na moda, que se utilizavam até como enfeite. Eram costurados em filas nas roupas e eram cada vez mais trabalhados para demonstrar o status da pessoa. Chegou até um ponto, que em 1520, Francisco I (França) luziu, um vestido de veludo preto com 13.000 botões, em seu encontro com Enrique VII (Inglaterra)!!!

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Imagens e mais informação:
http://www.historiaviva.org/vestimenta/index.shtml

http://www.educar.org/inventos/botones.asp
http://octisa.com/cm/default.aspx?ver=catalogo&categoria=2&sub=14
http://www.virtue.to/articles/extant.html#1301
http://laropamedieval.blogspot.com/
Revista Muy Historia, Número 21, 2009

2 Comentários

  1. Carmen

    Post muito interessante. Vale la pena ler!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu Carmen 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!