Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 09 2010

Cascais: Manual Prático

mapa Cascais

Como chegar?
A partir de Lisboa, pegue um trem no Cais do Sodré. São vários durante todo o dia, o primeiro sai às 5:30 e o último 1:30. Para ver todos os horários, inclusive os madrugões do final de semana, entre no site do Comboios de Portugal. A passagem custa 1,20€. Além de Cascais, o trem passa e para em Estoril.
A partir de Sintra, pegue um dos ônibus da empresa Scotturb. Saem da frente da Estação de Trens de Sintra. O ônibus 403 passa e para no Cabo da Roca. Agora se descer, na volta tem que pagar outro bilhete. Já o 417 vai direito e não pelo litoral, é bem mais rápido. Em ambos casos, cada trajeto custa 3,55€.

Sintra a Cascais
Se estiver de carro, poderá explorar a região, e parar em lugares mais recônditos. É uma ótima pedida sair de carro de Lisboa, utilizar Sintra como ponto de apoio, conhecer toda a serra e litoral da região e depois descer ao Algarve. A AutoEurope oferece preços bens competitivos.
O que ver?
O mais destacado é a natureza e a geografia do seu litoral. Ao menos, caminhe até a Boca do Inferno. São dois quilômetros por uma calçada devidamente pavimentada para caminhadas confortáveis sob o sol e ao lado do Atlântico.
Ciclovia Cascais
Para um passeio completo, pegue uma das bicicletas públicas de Cascais (Bicas) em um destes quatro pontos: junto ao parque de estacionamento da Praça de Touros, atrás do Museu do Mar, em frente ao Hotel Baía ou junto à Estação de Trens de Cascais. No horário das 09:00 às 18:00 horas, e vá até a Praia do Guincho, a 7 Km da Boca do Inferno. A ciclovia começa junto ao farol e termina noGuincho. Leve um pic-nic e coma desfrutando da paisagem rochosa do litoral de Cascais. Para poder pegar a bici, é necessário ser maior de 16 anos e apresentar identidade ou passaporte. A bicicleta deve ser devolvida no mesmo lugar em que é retirada.
Praia do Guincho

Praia do Guincho – foto de Dr. Merkwürdigliebe

Interessado em um museu de tipo militar, visite a Cidadela e seu Museu de Artilheria. Durante o ano, aí também se podem apreciar exposições e concertos.
Quanto tempo ficar?
Se estiver de carro, dá para conhecer o Cabo da Roca e a cidade de Cascais em meio dia. E ainda dá para passar por Estoril. Se sair de carro desde Lisboa, dá para passar no Palácio de Queluz, ir até o Cabo da Roca, Estoril, Cascais e passar a noite em Sintra. De ônibus ou trem é necessário o dia todo, ou ao menos umas seis horinhas para o Cabo da Roca e Cascais.
Cascais
E o nome Cascais?
Possivelmente venha do plural de “cascas”, pela abundância de moluscos marinhos e suas conchas que estão presentes na região.
Cascais
Leia também:
Para chegar em Sintra
A Cascais dos amantes sugados pelo mar – Boca do Inferno
Casas e Palacetes de Cascais

fotos: turomaquia_2010 e de Dr. Merkwürdigliebe

mapa: http://viajar.clix.pt/

17 Comentários

  1. Bianca

    … dando uma passadinha para me atualizar 🙂 Agora que vi que você também esteve por Paris! Tem planos de vir a Madrid? Besitos

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Bianca, estive seis noites por Paris, uma delícia! Mas você já tinha voltado! Ainda estou sem planos para Madrid, mas acho que será antes das férias de verão, teaviso com antecedència.Beijos

    responder
  3. bernardes

    Fico imaginando a cor deste mar, rsrs deve ser um escandalo de bonito !

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Bernardes, esta zona e o Algarve são mágicas1 Sabe que me surpreendi muito com Portugal, tanto que quero voltar o quanto antes!

    responder
  5. Claudia

    Uma dúvida, pra ir a cascais (de Lisboa) tenho que pegar um trem no Cais do Sodré para Sintra e depois pegar um dos ônibus da empresa Scotturb?

    responder
    • Luciana Carvalho

      Olá! Estou em Lisboa e segui a maioria das dicas da Patricia. Para ir a Sintra, o Comboio sai da estação Rossio e nao do Cais do Sodre. Fizemos este trajeto hoje. Abs, Luciana

      responder
      • Patricia de Camargo

        Luciana, brigaduuu pelo comentário 🙂

        responder
  6. lilian azevedo de moraes

    Farei minha primeira viagem para Portugal em janeiro e li varios posts do seu blog para montar o roteiro,as dicas sobre metro,alimentacao sao muito boas. Irei para Cascais e Estoril,partindo de Lisboa,de trem,mas tenho uma duvida: quando chegar em Cascais preciso pegar um taxi para ir ate o centro ou a estacao e proxima ? E como ir de Cascais para Estoril ? Obrigada desde ja.Lilian

    responder
    • Patricia de Camargo

      Lilian, dá para ir caminhado da Estação de Cascais ao centro. Se você gosta de caminhar e o dia estiver bonito, dá para ir pelo passeio litorâneo de Cascais a Estoril caminhando (uns 2 km). Caso te pareça muito, pode pegar o trem novamente em Cascais até Estoril. Outra alternativa é pegar uma das bicis grátis ou alugar uma magrela para fazer este trajeto, e aproveitar também para ir à Boca do Inferno que está na direção contrária.Também há ônibus (autocarros) que fazem este trajeto – Cascais a Estoril.
      Um abraço

      responder
  7. LILIAN

    Patricia,muito obrigada pela orientação.Eu e meu marido adoramos caminhar estamos torcendo para estar um dia bonito.Atenciosamente,Lilian

    responder
  8. Flávia Reis

    Patrícia, você tem alguma sugestão de restaurante para almoçar em Cascais?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Flávia, recebi uma dica de um amigo de lá de um restaurante que está em Estoril, que está do lado. é O restaurante Blanco das Piscinas de Tamariz. Dizem que é baladado e delicioso. Outro lugar para comer com vistas ao mar é o Music Bar Restaurante. Fica no Largo Praia da Rainha, 121.
      Depois me conta como foi, ou deixa a tua dica!

      responder
  9. Thiaguinhoowww

    Olá!!
    Tudo bem?
    Estou pensando em ir a Sintra e de lá passar em Cascais. Vc disse que o 417 é mais rápido e vai ao Cabo da Roca.
    A última parada dele é no Cabo da Roca e depois ele volta pra Sintra? Pois do Cabo da Roca eu ainda gostaria de passar no centro de Cascais.
    Att
    Thiago

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Thiago,
      0 417 é o Ônibus (autocarro) que vai direto, e não passa pelo Cabo da Roca. Já o 403, vai pelo litoral e tem uma parada no Cabo da Roca. Mas ele também vai até Cascais. Para voltar teria que pegar o 403 no sentido contrário, e assim retornaria a Sintra. Mas não te recomendo Sintra e Cascais no mesmo dia. Tem Sintra tem muuuita coisa legal, e merece ao menos 1 dia!
      um abraço

      responder
      • Thiaguinhoowww

        Obrigado =)

        responder
  10. Gustavo

    Oi Patrícia, tudo bem? Primeiramente quero te agradecer por todas as suas dicas de Portugal, estão sendo maravilhosas para a organização de minha viagem ao país. Precisava te fazer uma consulta…estou querendo fazer, em um dia, o seguinte passeio: a partir de Lisboa, sair de manhã cedo para o Palácio de Queluz. Após, me mando para Cascais e Estoril e passo o resto do dia lá. Queria ver se você sabe como eu poderia me locomover de Queluz para Cascais, visto que estarei sem carro. Ah, para voltar de Cascais para Lisboa tem trem até que horas? Muito obrigado! Gustavo.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!