Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 29 2017

Quem é ele? Esse tal de Renascimento

Os primeiros passos do Renascimento

Giotto e os artistas do chamado Gótico Internacional foram pouco a pouco aproximando-se da natureza. Queriam pintar ou esculpir aquilo que viam.

  • O primeiro passo era observar a natureza, observar a anatomia humana.
  • Mas para poder transmitir através da tela ou da pedra o que viam, necessitavam utilizar alguns “truques”, como por exemplo na pintura a utilização da perspectiva, um método para dar a ilusão do tridimensional em uma tela que era bidimensional.
  • Também precisavam de um material que proporcionasse mais tonalidades de cor, daí venho a pintura a óleo.
  • E na falta de uma “escola” anterior, voltaram seus olhos aos modelos clássicos greco-romanos, não só aos objetos artísticos, mas também à sua literatura e filosofia.
Leonardo Da Vinci Dibujos (4)_thumb[4]

Desenho de Leonardo Da Vinci

As grandes mudanças do Renascimento

Quando estes artistas começaram a estudar a anatomia humana e a filosofia grega que falava sobre o homem, ocorreu uma grande mudança. Passamos de ver o mundo através das lentes do teocentrismo, com Deus no centro do Universo. Para vê-lo por meio de um modelo antropocêntrico,  onde o homem é a medida de todas as coisas.

Ok, você pode estar falando, mas e daí, qual é o resultado prático disso? Quando o homem reconhece sua própria importânica necessita transmiti-la ao mundo, de alguma maneira deixar marcadas suas digitais. Muitos vão começar a contratar pintores para realizar seus retratos. Este gênero estará em voga no Renascimento. Mas quanto mais conhecido for o pintor, melhor será. Assim, os artistas começaram a assinar suas obras. O artista ganhou certo status social!

Por outro lado, para melhorar o aspecto dos retratos se estudou a anatomia humana. Este fato aproximará o artista renascentista das ciências. Ele vai querer saber mais e mais sobre as coisas, a ponto de ser experto em diferentes temas. A este homem múltiplo se conhecerá como o homem renascentista. Um exemplo clássico? Da Vinci. Pintou, esculpiu, trabalhou como arquiteto, inventou armas para as guerras, foi estrategista militar, etc.

Ufa, e isto é só uma geral deste movimento que marca um novo paradigma para a humanidade. Não é a toa que nele estiveram: Masaccio, Donatello, Da Vinci, Rafael, Michelangelo, Brunelleschi, Boticelli, só prá começo de conversa …

Renascimento

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt
  • Porque a vida é feita de detalhes 😘

#goult #provence #roteiroprovence #francelovers

Follow Me!