Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 12 2017

Bosch – o pintor dos infernos e dos pecados capitais

Em 1995, Brad Pitt, Morgan Freeman e Gwyneth Paltrow protagonizaram o thriller – Seven. Um louco matava as pessoas que segundo sua ótica tinham infringido um dos sete pecados capitais: gula, preguiça. luxúria, soberba (orgulho, arrogância), ira, avareza ou inveja.

E o que isso tem a ver com Hieronymus Bosch? Uma de suas pinturas mais famosas é exatamente: “Os Sete Pecados Capitais”. Uma espécie de mesa, que deveria servir de apoio para reflexão antes do ato da confissão.

Nesta “mesa” estão pintados cinco círculos. No maior ao centro, um círculo dourado representa o olho de Deus “que tudo vê”, e na sua pupila a figura de Cristo. Ao redor deste “olho”, estão representados os sete pecados. Tente identificar cada um deles, e a cena que o representa! (para ver com mais detalhe cada pecado capital, entre no site do Prado – https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/mesa-de-los-pecados-capitales/3fc0a84e-d77d-4217-b960-8a34b8873b70?searchid=3cba6248-b255-491d-f96b-b536b2e7adc4
Bosch - 7 Pecados Capitais
Em cima deste grande círculo, está escrito: “Porque são um um povo desprovido de propósito e não possuem nenhuma compreensão. Oxalá fossem sábios, e entendessem isto e se preparassem para seu final”.

E na parte inferior: “Esconderei meu rosto deles e observarei seu final”. E estes momentos finais estão representados no quatro círculos menores: a morte, o juízo final, o inferno e o paraíso. Que devem ter sido pintados por ajudantes de Bosch porque a técnica não se mostra tão aprimorada como aquela utilizada nas demais partes da pintura.

Quem foi Bosch?

Bosch-finalHieronymus Van Aeken, mais conhecido por Bosch, porque nasceu e morreu em Hertogenbosch (Holanda). Na sua época era uma das principais cidades do Ducado de Brabante.

Não se sabe muito sobre sua vida. Teria sido um católico fervoroso. Membro  da “Irmandade de Nossa Senhora”, formada por religiosos e distinguidos cidadãos. Bosch, além de membro pintou quadros e objetos para a confraria.

Ele tratou temas tradicionais da época, mas utilizando uma simbologia louca e fascinante. Seus homens estão transfigurados pelos pecados. E estes rostos estranhos fizeram com que recebesse o apelido de “criador de demônios”.

Seu pai era pintor – Antonius Van Aeken, e dos 4 irmãos, 3 também exerceram esta profissão. Teria nascido em 1450. Entre os 29 e 31 anos casou com Aleyt Goyaerts. Que era mais velha do que ele, mas detentora de uma considerável fortuna.

Sobreviveram cerca de 30 pinturas e um grupo de desenhos do pintor. Suas primeiras obras retratavam cenas bíblicas. Entre elas: Epifania, Ecce Homo e Cristo Carregando a Cruz.
Epifania
Escute o podcast enquanto olha para a obra:

Esta obra se encontra no Museu do Prado, em Madri.

Bosch no TOP100Arte

Chamada video 2

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!