Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 21 2017

O que representa um quadro intitulado “Ecce Homo”?

O que representa um quadro intitulado “Ecce Homo”?

Os quadros titulados: “Ecce Homo”, mostram a cena em que Poncio Pilatos aparece com Jesus diante da multidão e pronuncia estas duas palavras, que significam: “Eis aqui o homem” ou “Este é o homem”. É o momento em que divulga o veredito final de condenação.
Ecce Homo

O “Ecce Homo” de Bosch

Bosch pintou esta cena, mais de uma vez. Neste quadro que se encontra em Frankfurt (acima) o mais interessante é a dinâmica estilo “desenho em quadrinhos”. O artista colocou frases que funcionam como os globos dos gibis. Bem ao lado de Poncio Pilatos, se lê a própria “Ecce Homo”. A frase vertical que parece que sai da multidão, diz: “Crucifige Eum” (“Crucifiquem-no”) e outra na lateral esquerda em diagonal: “Save nos Christe Redemptor” (“Salve-nos Cristo Redentor”). Neste canto esquerdo há umas figuras que foram apagadas, provavelmente eram os doadores do quadro. Aqueles que pagaram pela sua execução.

Existem símbolos que na Idade Média estavam diretamente relacionados com o mal:

  • Atrás de Poncio Pilatos (figura ao lado de Jesus com o grande turbante branco na cabeça) se vê na janela uma coruja.
  • Na lateral direita, no escudo que está recortado, um grande sapo.
  • Ao fundo, uma bandeira turca, este povo era considerado o inimigo de Deus, porque controlava os lugares sagrados dos cristãos.

Os quadros de Bosch evocam mensagens moralizantes, do que era certo ou errado. Um exemplo disso é a multidão, seu grito de “Crucifiquem-no” transfigura seus rostos. Quase já não são humanos. O animal que todos carregam, vem à tona, através da perversidade de mandar à cruz o filho de Deus.
Ecce Homo
O pintor mais ou menos na mesma época realizou outro Ecce Homo, mas este se encontra no Museu de Arte de Filadélfia (pintura acima).

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Bosch no TOP100Arte

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Já viu o novo vídeo da Provence no YouTube - Patricia de Camargo? Estou chocada porque perguntei nos Stories quem tinha assistido o filme do Russell Crowe, “Um Bom Ano” e me senti muito velha 😂😂😂 70% não tinha assistido. E por que perguntei? Porque no novo vídeo aparecem cenários deste filme 😉

#provence #gordes #lugaresdecine #francelovers #russellcrowe
  • Vem “sextar” comigo junto à um dos cenários do filme do Russell 😉 “Um Bom Ano”. Onde? 👉🏽 No YouTube - Patricia de Camargo 😎

#provence #gordes #umbomano #cidadedecinema #francelovers
  • Uma das vistas possíveis de um atrativo mais amado por fora que por dentro, o Padrão dos Descobrimentos em #Lisboa 👉🏽 A entrada custa 6€. 💁🏽‍♀️ Combina com visita ao Mosteiro dos Jerônimo + Torre de Belém + lanche nos Pastéis de Belém e dependendo do horário, caminhada até o #Maat para ver o pôr do sol.

#roteirolisboa #lisboalovers #bairrobelem #padraodosdescobrimentos
  • “Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”. 👀 Para saber mais sobre o fotógrafo Freddy Fabris que saltou à fama internacional com uma série de fotografias que ele intitulou: “Renaissance” veja o último post do www.turomaquia.com

#artecontemporanea #artistacontemporaneo #fotografiaartistica #freddyfabrisphotography
  • Por sol neste momento desde o escritório Turomaquia 🙏🏽 #sunset #sunsetlover #laspalmasdegc #grancanarialovers
  • Caminhando sobre uma reserva gigantesca de ocre no novo vídeo da road trip pela #Provence (Clique na bio ou visite o YouTube - Patricia de Camargo). Esta viagem foi genial e é difícil falar gostei mais disso ou daquilo, mas confesso que este dia foi muito especial 😉

#roadtripprovence #roussillon #sentierdesocres

Follow Me!