Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 02 2018

O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia: inspiração para “Romeu e Julieta” ?!

E isso? O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia? Os Médici foram poderosíssimos, mas o amor é o amor como diria o poeta. Com ele nem todo o dinheiro do mundo pode!
O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia
Nesta época as famílias arranjavam os casamentos para tentar acordos e manter o poder. Lucrecia Donati estava prometida a Nicolo Ardinghelli, que era 17 anos mais velho. Oficializaram o noivado e o cara se mandou para o Oriente por negócios. Neste meio tempo, Lucrecia contraiu a peste e prometeu que entraria em um convento caso não morresse.

Assim em 1463 vai a pobrezinha com 14 anos para sua cerimônia de entrada no convento. Como sua família era aristocrata, muita gente apareceu por lá. Entre eles, Lorenzo, o Magnífico, que ficou louco pela garota. Ele confessou seu amor, mas ela o rejeitou. Ele insistiu e insistiu e ela acabou se apaixonando por ele! Realizaram uma cerimônia de união secreta em 1464.

Acontece que o antigo noivo da moça retornou e o pai de Lorenzo vendo que o filho estava louquinho de amor, enviou o rapaz para uma missão diplomática. Neste interim, Lucrecia se casou com Nicolo. Mas o maridão voltou a ir para o Oriente.

Lucrecia a cada dia estava mais triste e então o que fez seu amado Lorenzo? Começou a organizar festas para ela. O pai de Lorenzo vendo que a coisa ia mal, resolveu casá-lo com Clarisa Orsini. Ele aceitou o casamento por conveniência, desde que pudesse contar publicamente do seu amor por Lucrécia. Em um grande torneio, ele declarou seu amor, mas a partir daí não se viram mais e esperaram poder se reencontrar novamente após a morte!

O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia: inspiração ao romance de “Romeu e Julieta” ?!

Uau, que história, hein?! Dizem que esta história da vida real teria inspirado “Romeu e Julieta”. Será? Pode ser, com a mesma idade Lucrecia e Julieta conhecem seu grande amor, bem como o fato que os Medici e os Donati eram meio inimigas, já que Cosimo de Medici havia exilado os Donati.

a historia dos MEDICI

Este documental conta parte da história dos Medici, incluindo Lorenzo. É bem interessante!

* Lorenzo de Medici pintada por Giorgio Vasari.

Meus livros de ARTE

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Referências: http://www.adepac.org/P06-45.htm

2 Comentários

  1. Maria Lúcia W Rodolfo

    Brilhante o documentário “The Magnificent Medici”. Adorei!
    Obrigada em compartilhá-lo.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Que bom que você gostou Maria Lúcia 🙂
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!