Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 03 2016

Porta de Ishtar – a porta mais impressionante da história antiga

Arte na Mesopotâmia
Imagina entrar em um museu e dar de cara com estas portas!? Alucinante! Mas sabe onde elas estavam? Na Babilônia. Cidade que foi poderossísima naquele período da história antes de Cristo. A Babilônia ficava na região conhecida como Mesopotâmia, onde viveram vários povos: sumérios, acadios, e claro, os babilônios. Hoje nesta região estão Iraque, Turquia e Síria.

A cidade era um entreposto comercial bem importante e muita gente queria invadir o lugar. Para evitar as invasões tinham primeiro que se defender e depois ostentar poder. O que fizeram?

Construiram uma muralha enorme e colocaram portas imponentes para entrar na cidade. Entre elas, a mais mais era esta: a Porta de Ishtar (nome de uma deusa). Como eles só tinham barro para construir, vidrificaram este barro da superfície. Para que resplandece e mostrasse como eles eram poderosos, utilizaram nada menos que lápis-lazúli (cor azul) e ouro. Esta pedra preciosa, o lápis lazúli, chegou a valer naquela época mais do que o ouro. Desta forma, eles passavam uma mensagem:

“quer invadir, vem forte, porque nós estamos podendo!

Arte na Mesopotâmia
Para vê-la? Museu Pergamo, em Berlim. São enormes, com 14 metros de altura e 10 metros de largura.

Mapa Mesopotâmia: http://www.proyectosalonhogar.com/Civilizaciones/Mapa_Mesop.htm

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!