Guias de Viagem e Arte

 
 
out 17 2017

Como se pintava sobre madeira – Arte na Idade Média

Na Idade Média se pintava diretamente nas paredes ou sobre uma tábua de madeira. No caso de pintar sobre madeira, havia todo um processo de seleção e preparação do suporte. Um trabalho e tanto!

Esta obra abaixo foi pintada sobre madeira. Antes de conhecer o processo e continuar a leitura, olhe para ela nem que seja por 30 segundinhos de nada 🙂
Como se pintava sobre madeira na Idade Média

Como se pintava sobre madeira na Idade Média – O que você vê?

Eu vejo, uma mulher dando de mamar a um menino. Aos seus pés, um homem ajoelhado e ao seu lado um esqueleto. Em cima deste homem, uma faixa com algo escrito. Esta faixa é sustentada por um anjo. Aliás de cada lado da imagem da mãe aparecem 3 anjos.

Como se pintava sobre madeira na Idade Média – O processo

Observe agora onde se pintou esta cena, é um quadrado ou retângulo? Na parte superior vemos como uns semi-círculos.

Esta cena foi pintada sobre madeira. Olha só o trabalhão que era utilizar este suporte:

  1. Selecionar a madeira, para evitar escolher um pedaço que pudesse facilmente estragar.
  2. Caso a madeira fosse muito dura, ia a um forno e se alisava e limpava.
  3. Se o pintor fosse realizar algo muito grande era necessário unir várias tábuas, com cola de carpinteiro ou caseína (água + protéina do leite) ou através de pedaços de madeira que eram fixados com pregos na parte de trás da tábua.
  4. Para deixar a superfície mais lisinha se aplicava gesso, em várias camadas. Nesta obra, antes do gesso se aplicaram pedaços de linho.
  5. Quando o gesso secava, o artista passava o desenho com ajuda de um carvão. Logo em cima do desenho uma pluma para deixar o mínimo necessário do carvão, para que não estragasse o acabamento final.
    Como se pintava sobre madeira na Idade Média
  • Agora chegava a vez de aplicar o pão de ouro. Normalmente fabricado a partir de moedas de ouro esmagadas.
  • Mas antes de aplicar o pão de ouro, colocavam uma camada de Armenia, uma espécie de terra gordurosa e vermelha, e depois água e cola, e ao entrar em contato com esta superfície, o pão de ouro aderia rapidamente.
  • Acontece que depois de secar, o aspecto era meio opaco, para deixar brilhoso o pão de ouro poliam a superfície com algo duro, normalmente um dente de animal.
  • Em alguns casos usavam estanho e para parecer ouro, depois de aplicado passavam um verniz com cor de ouro.
  • Veja que em cima da cabeça da mulher aparecem umas linhas circulares. Estas linhas eram realizadas com um objeto pontiagudo, em muitos casos um compasso, que o que fazia era riscar ou retirar parte do pão de ouro.
  • Agora olhe para a roupa da mulher, aparecem partes douradas. Para obter este efeito, pintavam em cima do pão de ouro, e para aparecer ao fundo o dourado, desenhavam outra vez com um objeto pontiagudo.
  • Ufa, e ao final aplicavam um verniz para proteger a pintura e a madeira!

Caramba, era dura a coisa, hein?!
Chamada video 2

Como se pintava sobre madeira na Idade Média – O tema

Voltando a nossa pintura. Não se sabe o nome do pintor, somente que era veneziano pelo estilo empregado. Retrata a virgem dando de mamar ao Menino Jesus. Ao seu lado ajoelhado aparece a pessoa que pagou para sua realização (doador), e ao seu lado a morte. O anjo segura uma inscrição que diz assim: “Eu te peguei, não poderá fugir, esteja sempre preparado para morrer”.

Foi pintada por volta de 1360, uma pista desta data foi dada pela roupa que veste o doador.

Esta pintura se encontra no Museu Thyssen, em Madri (Espanha). Mede 68,8 x 56,7 cm.

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Imagens: Museo Thyssen e Livro Didáctico – Viviendo la Edad Media de IberCaja e Fundación Lazaro Galdiano.

1 Comentário

  1. Stela

    Esta pintura na madeira se chama iconografia e é ainda usada pelos artistas da igreja ortodoxa desde a Russia até a Grecia. Na europa muito expandida ha cerca de 300 professores que ensinam esta antiga tecnica. No Brasil os iconografos encontram problema na madeira tropical mas se adaptam ao compensado naval e ha bons iconografos ocultados neste país pelo motivo desta arte ser pouco appreciada pelo povo por falta de conhecimento da arte sacra.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!