Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 10 2017

Os felizes amantes etruscos: Sárcofago dos Esposos de Cerveteri

arte estrusca

Os estruscos foram um povo que viveu no norte de Itália. Suas grandes aportações foram no campo da engenharia e da arquitetura. Graças a eles os romanos poderam construir uma cidade como Roma. Com um sistema de esgoto e com edifícios com dois andares. Sem contar toda a organização urbanística.

Desenvolveram-se com bastante independência nestes campos, e sua arte sofreu certa influência grega, mas com um caráter fúnebre (a maioria das peças foram encontradas em tumbas, como no Egito). Apesar de tudo, manteve certas características próprias. Observe esta escultura …
arte etrusca
Conhecida como “Sarcófagos dos Esposos de Caere (ou Cerveteri)”, nela se percebe a influência grega nos cabelinhos enrolados, nos olhos amendoados, lembra dos kouros e das koures? E também na forma que o artista resolveu a posição dos braços. Agora veja o que é etrusco até debaixo d´água:

  • a dissolução da parte inferior dos corpos;
  • o tema: a união conjugal. Este tema não aparece anteriormente na cultura grega. Em Etruria as mulheres gozavam de mais status social do que em Grécia;
  • o cabelo loiro do homem, os etruscos pintavam seus cabelos!
  • não seguem os cânones de beleza dos gregos.

arte etrusca

Sárcofago dos Esposos de Cerveteri – Influências: kouros e Koures

Sárcofago dos Esposos de Cerveteri – Onde está?

Existem duas esculturas dos Esposos de Caere ou Cerveteri, uma no Museu do Louvre (Paris) e outra no Museu Nacional Etrusco de Villa Giulia (Roma). Este último conserva a maior coleção de obras etruscas do mundo. A obra mede 1,14 x 1,90 metros, é de 530/510 a.C. e está feita de terracota pintada.

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Busque e reserve seu :  ROMA  | PARIS. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Prove abaixo …

Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Mapa: Norman Einstein

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Nenhum Comentário

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt
  • Porque a vida é feita de detalhes 😘

#goult #provence #roteiroprovence #francelovers

Follow Me!