Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 30 2015

Mucha, o modernista tcheco | Para antes de visitar Praga

Alphonse Mucha nasceu em 1860, num povoado onde atualmente seria a República Tcheca. Destinado a ser padre, até que a mãe lhe viu desenhar, o que foi suficiente para dar uma alterada neste destino 😉 Como adorava o teatro, seu primeiro trabalhou foi a criação de cenários, figurinos e iluminação para uma companhia da sua cidade. E foi assim que conseguiu uma bolsa de estudos, primeiro em Munique para ser ajudante de cenografista. Depois em Viena para estudar ilustração. E por fim, mudou-se para Paris. Onde começou a trabalhar como desenhista em uma gráfica que fazia cartazes publicitários.

Na semana natalina de 1894, a gráfica recebeu uma encomenda super importante de uma das maiores atrizes da época, Sarah Bernhardt. Como os demais desenhistas estavam de férias, o dono do lugar pediu que ele fizesse o cartaz para a peça Gismonda da atriz. Quando ele mostrou o trabalho final, o dono quase teve um treco, lhe parecia horrível \o/
Mucha o modernista tcheco
Primeiro era retangular e alongado e eles até então faziam todos os cartazes quadrados. O costume era colocar os textos em cima ou embaixo, Mucha colocou em ambos lugares. O desenho em si não lhe convencia, mas como não tinha alternativa mostrou à Sarah, que simplesmente se apaixonou e fez um contrato de exclusividade de 6 anos com o artista. Além de desenhar seus cartazes, ele acabou criando também suas jóias e roupas.

Os cartazes foram um sucesso retumbante, tanto que o pessoal arrancava os ditos das paredes para levar prá casa. Todas as demais atrizes queriam a Mucha* como su desenhista, ele ficou mega famoso.

Mucha realizou cartazes publicitários para empresas como a Moet Chandon. Foi o primeiro artista a fazer merchandising, a colocar seu nome em uns sabonetes, ademais de desenhar a embalagem para a venda. Este artista pouco conhecido do grande público, também foi fotógrafo.
Mucha o modernista tcheco
Lembra que ele fez jóias para Sara Bernhardt?! Mas todas as mulheres enloqueciam com seus desenhos e queriam comprar suas jóias. Desenhou uma joalheria, tanto o espaço interno como a fachada. Realmente era um artista multifacético!

Na obra de Mucha as mulheres são sempre protagonistas, mesmo quando aparece um homem, ele se encontra em segundo plano. As mulheres sempre se encontram envolvidas com elementos naturais, como flores, frutos, folhas. Aliás esta é uma característica do modernismo, que é o movimento cultural da época de Mucha.
Mucha o modernista tcheco
Também perceba que utiliza alguns elementos em todas suas obras, como o círculo acima das cabeças das mulheres. Ou usa triângulos, o número três, e sabe por quê? Ele era maçom, e utilizava alguns destes elementos como comunicação secreta com outros maçons!
Mucha o modernista tcheco
Lembra que eu falei que ele tinha nascido no que hoje seria a República Tcheca, quando seu povo que está subjugado por outro consegue a independência, Mucha realiza vários painéis super grandes, de seis por oito metros que ele chamará de “Epopéia Eslava” (papo prá outro post!). Para ele era o momento de lutar pela identidade eslava. Este cartaz ele realizou para a loteria nacional de seu país, o dinheiro arrecadado se destinava a construção de colégios nos quais as crianças pudessem aprender o idioma eslavo. Por isso, a menina (que é a filha do pintor) aparece segurando um caderno.

Alphonse Mucha - Arte

Leia todos nossos posts de Praga, clicando aqui.

Busque e reserve seu hotel em Praga, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada!

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Siga a gente no Instagram, clicando

* leia-se Murrá.

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

imagens das estações do ano: «Alfons Mucha – 1896 – Spring» de Alfons Mucha – Art Renewal Center Museum, image 4424. Disponible bajo la licencia Dominio público vía Wikimedia Commons – http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alfons_Mucha_-_1896_-_Spring.jpg#mediaviewer/File:Alfons_Mucha_-_1896_-_Spring.jpg

6 Comentários

  1. Virginia Lucia

    Amo ler seus posts, que nos mostram artistas sensacionais de um modo totalmente descontraído. Excelente, parabéns. ?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu Virginia, em breve estes posts serão mais frequentes 😉
      beijos

      responder
  2. Mari Campos

    Coisa linda!

    responder
    • Patricia de Camargo

      E Mari, os cartazes são bem grandinhos!

      responder
  3. Carmen

    ¡Excelente post, enhorabuena!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu Carmen 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!