Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 23 2017

Do Gótico ao Renascimento (ou de Gentile da Fabriano a Masaccio)

Uma maneira de entender o salto entre uma época e outra da arte. Por exemplo, do gótico ao renascimento, é ver lado a lado uma pintura gótica e outra renascentista sobre um mesmo tema.
Do Gótico ao Renascimento
Aqui o tema é a Virgem no trono com o Menino Jesus. O primeiro quadro é de Gentile da Fabriano, foi realizado entre 1405 e 1410. Atualmente se encontra na Galleria Nazionale dell´Umbria.

O segundo de Masaccio, do ano 1426. Atualmente exposto na National Gallery, em Londres.

Na tela de Gentile, os super pequenos anjos cantam o que lêem na partitura, na de Masaccio dois anjos bem maiores tocam seus alaúdes. Nos dois quadros, duas frutas diferentes, mas com um mesmo significado alertam sobre o futuro sofrimento do Menino Jesus. No primeiro, a granada; no segundo, a uva. Ambas frutas estão nas mãos do Menino.

Do Gótico ao Renascimento – Pense nas seguintes questões para entender esta transição

  • Qual lhe parece mais real?
  • Em qual pintura, a sensação de volume é mais forte?
  • Qual Menino Jesus se parece realmente com uma criança pequena?
  • Preste atenção na aureola dos dois meninos, na de Masaccio está colocada em perspectiva, na de Gentile é plana, bidimensional.
  • O espaço de Gentile é como irreal, em Masaccio, a Virgem está em um lugar concreto, material, o trono parece pesado, existe de uma maneira que não se vê na primeira pintura. Nesta, o trono parece levitar, não ter peso!

Este jogo das diferenças é divertido, continue jogando. Isto te força a olhar de uma maneira diferente à obra de arte. Ver, não apenas “passar os olhos”!

Uma curiosidade: Masaccio trabalhou para Gentile da Fabriano. Mas foi o discípulo quem mais revolucionou a arte. Prá entender melhor a importância de Masaccio, assista no sábado o vídeo do TOP100Arte lá no meu canal do YouTube: Patricia de Camargo.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt
  • Porque a vida é feita de detalhes 😘

#goult #provence #roteiroprovence #francelovers

Follow Me!