Guias de Viagem e Arte

 
 
out 18 2016

Quem foi El Greco – o cretense mais espanhol do século 16

Doménikos Theotokópoulos, nasceu em Creta no século 16. Neste momento, a ilha estava sob o domínio dos venezianos. Por isso, todos os cidadãos tinham uma espécie de “dupla cidadania”. El Greco escolheu Veneza para estudar. Naquele momento muitos pintores famosos estavam na cidade, entre eles Tiziano.

Foi no estúdio deste pintor que estudou e trabalhou até sua mudança para Espanha. O rei espanhol Filipe II estava construindo um enorme palácio, El Escorial. Seu primeiro trabalho em terras espanholas foi justamente uma tela para este edifício. Fixou residência em Toledo, cidade que até 1652 foi a capital do império.
el espolio - 1577 1579 - El Greco
El Greco, como ficou conhecido, certamente porque quase ninguém conseguia pronunciar bem seu nome, teve muito sucesso em vida. Seus quadros antecipam de certa maneira o barroco, que virá logo depois. Seus personagens estão imersos em ambientes sombrios e a luz apenas ilumina seus corpos.

Imagine que ele viveu em plena e dura Inquisição espanhola. Inclusive teria sido citado a comparecer frente a este tribunal. Por quê? Seus santos tinham o rosto de personagens da época, vivia com Jeronima, e de sua relação, nasceu um filho, e como eles não se casaram, o menino era considerado um bastardo! Todo este ambiente se sente em seus quadros.
maria madalena em penitencia - El Greco
Ele conseguiu algo muito difícil criar um estilo próprio. Depois de ver algum de seus quadros, é impossível que você não saiba quando está diante  de outra obra de “El Greco”!!! Mas sobre como chegou a este estilo, é papo para o post de quinta-feira 😉
martirio de sao mauricio - El Greco

Você já viu nossos vídeos de arte no YouTube? Já fiz uma série explicando o Impressionismo e agora estou terminando o Guia do Museu d´Orsay, mais ainda vem muita coisa boa por lá 😉
Chamada video 2

Imagens: Quadros – “Espólio” | “Maria Madalena em Penitência” | “O Martírio de São Maurício| No site: http://www.wga.hu




Madri - Guia do Prado

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!