Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 05 2017

Cellini – o escultor renascentista maluco do Perseu

Um dos passeios mais legais de Florença é caminhar a esmo pela Piazza della Signoria, que é um museu a céu aberto. Aliás, em Florença o olhar vai de um lugar a outro, louco, desvairado, sem saber onde se fixar, tamanha a beleza desta cidade, tamanho seu patrimônio.

Cellini na Piazza della Signoria

Uma das esculturas que se pode ver na Piazza della Signoria é uma réplica do Perseu, de Benevuto Cellini. Ele foi um dos mais importantes ourives do Renascimento, além de gravador, escultor e escritor. O típico cara renascentista!
Cellini
Este senhor era cabeça dura, quando resolvia fazer alguma coisa, não tinha cristão que tirasse a idéia da sua cabeça. Por isso, apesar de todo mundo falar que era muito difícil fundir o “Perseu” em bronze com a técnica da cera perdida. Ele não quis nem saber e seguiu adiante com seu projeto

Como é esta técnica da cera perdida utilizada por Cellini?

O artista faz a escultura em barro, queima no forno para ficar durinha. Depois por cima estende uma camada de cera. E volta a realizar a escultura em barro por cima desta camada. Para manter cada coisa em seu lugar utiliza uns pregos bem grandes, que mantém as três camadas em seu lugar.

Ao terminar, outra vez no forno. E o que acontece? A cera se derrete e sai por uns tubinhos. No seu lugar colocam o bronze. Depois é só romper a primeira camada de barro e retirar a camada interior. Mas isto é bem complicado quando a escultura é grande e está cheia de recovecos.
Cellini
Durante a fundição do bronze, Cellini passou por poucas e boas. No dia que estava fundido o bronze começou a chover prá caramba. A água começou a diminuir a intensidade do fogo e ao mesmo tempo o vento fez com que as chamas alcançassem o teto da casa. O artista mandou que seus ajudantes acabassem com o incêndio, tapassem o teto com umas tábuas de madeira e colocassem panos nas portas.

Ele continuou trabalhando. Mas como o bronze não estava líquido o suficiente, jogou uns pratos de estanho no fogo e por fim o metal alcançou o ponto de fundição e ele pode finalizar a obra. Os florentinos não davam crédito ao que ele havia conseguido e passaram a chamá-lo de Diabo!

Esta história eu já havia contado por aqui, mas faltou dizer que a vida de Cellini foi estilo telenovela mexicana. Foi preso por dois assassinatos e levado ao Castelo Sant´Angello em Roma. Mas não é que ele conseguiu escapar e acabou sendo perdoado!

Para saber mais sobre como se criam as esculturas em bronze

Planejando sua viagem para Itália

Veja todos nossos posts da ITÁLIA, clicando aqui

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: MILÃO | VENEZA | FLORENÇA | ROMA | NÁPOLES. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Vídeos de uma viagem real – “Il dolce far niente“.

Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Já viu o novo vídeo da Provence no YouTube - Patricia de Camargo? Estou chocada porque perguntei nos Stories quem tinha assistido o filme do Russell Crowe, “Um Bom Ano” e me senti muito velha 😂😂😂 70% não tinha assistido. E por que perguntei? Porque no novo vídeo aparecem cenários deste filme 😉

#provence #gordes #lugaresdecine #francelovers #russellcrowe
  • Vem “sextar” comigo junto à um dos cenários do filme do Russell 😉 “Um Bom Ano”. Onde? 👉🏽 No YouTube - Patricia de Camargo 😎

#provence #gordes #umbomano #cidadedecinema #francelovers
  • Uma das vistas possíveis de um atrativo mais amado por fora que por dentro, o Padrão dos Descobrimentos em #Lisboa 👉🏽 A entrada custa 6€. 💁🏽‍♀️ Combina com visita ao Mosteiro dos Jerônimo + Torre de Belém + lanche nos Pastéis de Belém e dependendo do horário, caminhada até o #Maat para ver o pôr do sol.

#roteirolisboa #lisboalovers #bairrobelem #padraodosdescobrimentos
  • “Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”. 👀 Para saber mais sobre o fotógrafo Freddy Fabris que saltou à fama internacional com uma série de fotografias que ele intitulou: “Renaissance” veja o último post do www.turomaquia.com

#artecontemporanea #artistacontemporaneo #fotografiaartistica #freddyfabrisphotography
  • Por sol neste momento desde o escritório Turomaquia 🙏🏽 #sunset #sunsetlover #laspalmasdegc #grancanarialovers
  • Caminhando sobre uma reserva gigantesca de ocre no novo vídeo da road trip pela #Provence (Clique na bio ou visite o YouTube - Patricia de Camargo). Esta viagem foi genial e é difícil falar gostei mais disso ou daquilo, mas confesso que este dia foi muito especial 😉

#roadtripprovence #roussillon #sentierdesocres

Follow Me!