Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 29 2012

Roteiro a pé por Berlim – da Potsdamerplatz a Alexanderplatz

Vamos começar o dia em Potsdamer Platz. Se você for do tipo, café na veia, aproveite para tomar o segundo do dia. Ou tirar uma foto com a enorme girafa de Lego. A área ao redor da praça está repleta de bares e restaurantes, e muita arte pública.
Roteiro a pé por Berlim

Roteiro a pé por Berlim Roteiro a pé por Berlim

Depois deste momento relax, estará pronto para a primeira sensação “soco no estômago”. Porque Berlim é assim como dizem os espanhóis, uma “de cal otra de arena”. Algo como “entre tapas e beijos”.
Mapa Roteiro Berlim

O Monumento em memória aos judeus assassinados em Europa é uma instalação, no sentido que você entra na obra e ela mexe com seus sentidos. São 2.711 estelas de concreto. Possuem diferentes alturas. O peso médio de cada uma delas é de 8 toneladas! É beem recente, construído entre 2003 e 2005.
Roteiro a pé por Berlim

Curiosidade: debaixo do monumento, em uma de suas esquinas se encontrava o bunker da residência oficial do monstro Goebbels, e o bunker do chefão estava a uns 200 metros mais ao sul.

Cuidado se estiver com crianças pequenas. O lugar é labiríntico. E como algumas estelas são bem altas, perder uma criatura de 2 a 4 anos por aqui não deve ser algo nada agradável.

Tome seu tempo, a próxima parada é a bela praça Gendarmenmarkt, com suas catedrais gêmeas! Entre elas, o teatro “Konzerthaus”. Onde se estreiaram obras de Goethe e tocou o compositor Franz Liszt.
Roteiro a pé por Berlim
Roteiro a pé por Berlim Roteiro a pé por Berlim

Curiosidade: Nesta praça, Leonard Bernstein deu o concerto para celebrar a queda do Muro em 1989; e também foi aqui onde se festejou a saída das tropas russas em 31 de agosto de 1994.

Dá para subir numa das torres da Französischer Dom. De terça a domingo, das 10:00 às 18:00 horas.

De uma praça à outra. Na Bebelplatz outro monumento relacionado às atrocidades nazistas, levantado exatamente onde se queimaram 25.000 livros (10 de maio de 1933)! Conheci este lugar, graças à dica da Lu Tesch do Perrengueiros.
Roteiro a pé por Berlim

Da Bebelplatz verá a avenida Unter den Linden, seu traçado original remonta o século 16. Por ela passavam os cavalos que saíam do antigo Palácio de Berlim até Charlottenburg. Mas este aspecto elegante de boulevard nasce no século 17. Antes da guerra era a avenida mais aristocrática da cidade. A guerra e o muro tiraram a “vida” do lugar, que vem desde 1989 voltando a seus grandes tempos!

Ao final, do lado direito se ergue a espetacular Catedral de Berlim. Espetacular não é apenas uma palavra fácil, o edifício merece este qualificativo e outros mais. A cúpula é tão gigantesca que se vê desde várias partes da cidade! A igreja apenas foi consagrada em 1905, e sofreu danos estruturais na 2ª. Guerra. Para que tenha uma idéia, parte da cúpula foi atingida e caiu sobre o chão, que acabou destroçado. Somente em 1975 começaram os trabalhos de restauração. Está aberta a visitação.
Roteiro a pé por Berlim

Junto a Catedral, belas mulheres sentadas às margens do rio. Ou o lugar mais oportuno para dar uma de turistona 😉
Roteiro a pé por Berlim Roteiro a pé por Berlim

Como estão as pernas? Ok? Continuamos para o oásis das compras eletrônicas e gastronômicas, a Alexanderplatz.
Roteiro a pé por Berlim

Junto à ela, a torre de telecomunicações, a Berliner Fernsehturm. Essa construção enorme e sempre presente nas suas fotos 😉 Que também forma parte desta Berlim pós-guerra, sua inauguração aconteceu em 1969. Na “bola” giratória dá para tomar um belo café-da-manhã, almoçar ou jantar.

Agora vamos às comprinhas 😉
– Para comprar umas delícias para comer no hotel ou levar para casa, vá no térreo da loja de departamentos, Galeria Kaufhof. São vários andares, mas devo admitir que apenas frequentei a seção gourmet.

– Para eletrônicos, na praça verá duas das grandes lojas do ramo na Europa, a Saturn e a Media Markt. Para entender como são estes gigantes, aqui em Las Palmas, não compro nada antes de dar uma passada nestas lojas!

O Media Markt está dentro do enorme shopping Alexa. Que conta com umas 180 lojas e 17 restaurantes. Dentro do Alexa, também encontrarão uma filial da Berlin Infostore, a loja oficial de souvenirs da cidade. Além das fast-shops espanholas, Zara e Mango. A sueca, H&M e a alemã (que adoro) Esprit. Para ver todas as lojas, abra este link, e vai clicando na planta, do lado direito aparece o nome das lojas.
Roteiro a pé por Berlim Roteiro a pé por Berlim

Total da caminhada: 3,5 km
Para ver o mapa com detalhes, clique aqui.

Posts relacionados:
De Andy Wharhol a Wim Wenders
Posto de fronteira da antiga Berlim e encontro curitibano

PLANEJANDO sua viagem para ALEMANHA

Veja todos nossos posts da ALEMANHA, clicando aqui!

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: DresdenKassel| Frankfurt| Munique | Berlim | Dusseldorf | Colônia | ssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

fotos: turomaquia_2010

7 Comentários

  1. Malu

    Ficou show o post hein…tô adorando rever Berlim! Bjãooo

    responder
    • Patricia de Camargo

      Malu, demorei, mas cheguei lá 🙂
      Beijos lindona

      responder
  2. Mesi

    La foto con el paraguas es una de las mejores que he visto de tí. Me encantó. POr cierto, muy interesante el poster para foto del soldado saltando el muro… ¡Enhorabuena!

    responder
  3. Juliana Rosa

    Ainda não estive em Berlin, mas cada vez tenho mais vontade de conhecer o quanto antes !

    responder
  4. Bóia Paulistaa

    Oi, Pat.

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    responder
    • Patricia de Camargo

      Nat, brigaduuuu 🙂
      Uma semana linda no teu niver!

      responder
  5. Thyago Portela

    Ahhhhh… agora deu mais vontade de voltar pra Berlim, urgente!!!!

    Não sei porque sempre que vejo algo relacionado à Alemanha bate essa vontade.

    Que Paris que nada… 🙂

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Pelas ruas de Madri 💁🏽‍♀️ #street_photography #madrilovers #madrid🇪🇸 #espana🇪🇸
  • Desfrutando de uma visão 360 graus de Madri, onde? No nosso hotel. Para descobri-lo, clique no link da bio 💁🏽‍♀️ #viewmadrid #madrilovers #espanha🇪🇸 #hotelcomvistas
  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia

Follow Me!