Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 27 2016

Museu em Santorini – arte cicládica e minoica

Museu em Santorini: arte cicládica

As Ilhas Cíclades abrigaram uma civilização bastante importante no que se chama Neolítico Tardio, isso mais ou menos entre 3000 e 1500 a.C., sim senhor, antes de Cristo.

Essa civilização é conhecida como cicládica e depois com a influência de Creta, vai chamar-se minóica. Mas antes deste contato, eles já eram bastante evoluídos.

Tinham uma produção de objetos cerâmicos, de bronze e de mármore realmente impressionante. E se nota o grande avanço destas civilizações porque ademais de construir objetos por funções práticas como para guardar cereais. Também produziam objetos sem funções aparentes, apenas por questões estéticas, muitas vezes relacionadas com sua religiosidade. E suas pinturas decorativas remetem ao mar que lhes cercava, por exemplo, adornavam seus objetos com golfinhos!

Em Santorini, o viajante pode descobrir muito da arte cicládica. É só visitar o Museu pré-histórico na capital. Este museu expõe peças encontradas no sítio arqueológico de Akrotiri. O sítio arqueológico que estava fechado por um acidente e voltou a reabrir.

Um passeio por algumas obras do Museu de Fira | Santorini

Arte cicládica - Santorini

Sabe o que é isso? Primeiro há que dizer que data de 1700 a.C., é uma espécie de forno portátil.

Arte cicládica - Santorini

Estas figurinhas são ainda mais antigas, datam de 2800 a 2700 a.C. Foram uma das primeiras realizadas por esta civilização. Nelas os rasgos faciais ainda estão bem marcados, são conhecidas como plastiras.

Arte cicládica - Santorini

A forma e a decoração das peças cerâmicas dependiam de sua função. A cerâmica com uma decoração de plantas aquáticas armazenava água para banho. A cerâmica com circulos concêntricos era para armazenar água para consumo.

arte em santorini

Estas são pinturas murais, e assim como a cerâmica foram influenciadas pela arte que vinha da Ilha de Creta, a arte minóica. Datam de 1600 a.C., eram realizadas na parede previamente preparada.

Arte cicládica - Santorini

Olha a classe desta mesa, cheia de detalhes, é de 1700 a.C. ?! O que se vê é uma reprodução em gesso.

Akrotiri, a Pompéia de Santorini

Não deixem de visitar este museu, é pequeno. Uma das peças que eu mais gostei foi a estátua de ouro de uma cabra montesa, do século XVII a.C. É de uma delicadeza que emociona!
Museu_Pre_historia_Santorini (7)
Museu_Pre_historia_Santorini

Akrotiri, a Pompéia de Santorini

O museu expõe peças encontradas no sítio arqueológico de Santorini – Akrotiri.

Tal qual Pompéia, os artefatos estão sendo encontrados em bom estado, porque Akrotiri sofreu uma erupção vulcânica no século 15/16 a.C. Portanto, o sítio arqueológico esteve coberto pelas cinzas vulcânicas até seu descobrimento pelo arqueólogo griego Spyridon Marinatos, na década de 1960.

Ainda há muito por descobrir, apenas 3 ou 5% do terreno foi escavado!

Para entender o que é arte egéia, leia este post.

Horários de abertura do sítio arqueológico em Santorini:
Novembro a março das 8:00 às 15:00 de terça a domingo.
Abril a outubro das 8:00 às 20:00 horas, todos os dias.

A entrada custa 12€.
Para saber mais: http://odysseus.culture.gr/h/3/eh355.jsp?obj_id=2410

Horários de abertura do Museu de Fira:
De quarta a segunda-feira das 8:30 às 15:00 horas. Não abre na terça-feira.

Planeje sua viagem para a Grécia AQUI

Veja todos nossos posts da GRÉCIA

Busque e reserve seu hotel em: SANTORINI | MIKONOS | CRETA | ZAKYNTHOS | ATENAS. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

1 Comentário

  1. Carmen

    Interessante!
    É emocionante contemplar umas peças tão antigas. Vale a pena!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Pelas ruas de Madri 💁🏽‍♀️ #street_photography #madrilovers #madrid🇪🇸 #espana🇪🇸
  • Desfrutando de uma visão 360 graus de Madri, onde? No nosso hotel. Para descobri-lo, clique no link da bio 💁🏽‍♀️ #viewmadrid #madrilovers #espanha🇪🇸 #hotelcomvistas
  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia

Follow Me!