Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 18 2012

Dia Mundial dos Museus: Você sabia que …

Museus
A principal razão pela qual as pessoas rejeitam os museus: experiências negativas no passado. Quem sabe aquela professora “pentelha” que te obrigava a anotar cada passo da visita; teu tio que não te deixava nem abrir a boca; tua mãe que se transformava em uma espécie de Hitler quando te levava ao museu; ou simplesmente porque quando era criança nunca te fizeram entender que podia se divertir em um museu.

Os grandes museus desconcertam os visitantes. Que esta sensação leva a um desconforto, a sentir-se incômodo. Tanto que uma pesquisa comprovou que os visitantes saem pela primeira porta que encontram no percurso 🙁

Se a pessoa não desfruta da visita, esta sensação será sempre mais forte do que tudo que viu no museu. Tanto que quando perguntada sobre a visita, falará da sensação, e dificilmente das obras.

– Mas nem tudo é ruim, a necessidade cultural aumenta a medida que se satisfaz (Bourdieu e Darbel, 2003). Como assim? Se a pessoa vai a um museu e curte, vai querer ir a outros. Diferentes das necessidades básicas que quando se cumprem, ok, você já não pensa mais nelas, as culturais vão “num crescendo” 🙂

A maioria dos pais não levam seus filhos aos museus de arte porque lhes dá medo não saber responder as perguntas de seus filhos. Por isso, preferem os museus mais auto-explicativos como os de ciências e história natural.

– Aproximadamente 80% dos visitantes do Louvre são turistas ou excursionistas, ou seja, não residem em Paris.

– Aproximadamente 75% dos 10 milhões de visitantes dos museus Smithsonian são turistas.

– Estudo recente na Grã Bretanha determinou que de cada 5 atrações turísticas apontadas como principais, 4 delas são museus. E que uma das principais razões apontadas pelos turistas para visitar Grã Bretanha são os museus (85%).

– Sabe a principal razão pela qual as pessoas visitam os museus? Para estar com outras pessoas, relacionar-se 🙂

Neste Dia Mundial do Museu (18 de maio) mostra na página do Facebook do Foto de Viagem, a imagem daquele museu que te impactou, daquele que você achou uma porcaria; da obra mais linda que já viu na vida; do museu onde você mais se divertiu! Olha algumas que já postei por lá …
Museus
Museus
Museus

Meus livros de arte 🙂
Guia do Museu do Prado: http://goo.gl/iCDBo0
Guia da Uffizi: http://goo.gl/824hys
Guia do Louvre: http://goo.gl/lTvlr0


Posts relacionados:

Um museu é um lugar legal para …
Visitar ou não tal museu?! That´s the question! (ou uma maneira de se divertir durante a visita)

fotos: turomaquia

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

1 Comentário

  1. helo

    uau, gostei de saber q as pessoas vem pra cá interessadas nos museus!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Desfrutando de uma visão 360 graus de Madri, onde? No nosso hotel. Para descobri-lo, clique no link da bio 💁🏽‍♀️ #viewmadrid #madrilovers #espanha🇪🇸 #hotelcomvistas
  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet

Follow Me!