Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 19 2010

Museu gratuito em Lisboa: Colecção Berardo

Em Lisboa é possível unir conceitos que se pensam incompatíveis: Viagens Baratas + Consumo Cultural. A cidade oferece visitas a coleções de arte a preços módicos como é o caso do Museu Gulbenkian. E em alguns casos sem cobrar nadica de nada, como o Museu Colecção Berardo.

Colecção Berardo

Este museu gratuito foi uma grata surpresa da viagem. Tenho que confessar que entramos porque voltamos ao Belém para visitar o interior do Padrão dos Descobrimentos, e demos com “os burros n´água”! Estava fechado. Quando atravessamos a avenida em direção mosteiro e demos de cara com o Centro Cultural Belém e um cartaz vermelho e enorme: Entrada Gratuita – Coleçao de arte moderna e contemporânea, logo as que eu mais gosto. Vupt! Para dentro!

Eu fiquei louca com a quantidade de exposições e sua diversidade. Naquele espaço estavam entre tantos Jean-Auguste Dominique Ingres, Francis Bacon e Louise Bourgeois, e uma exposição enorme sobre Amália Rodrigues. Tudo super bem montado, com folhetos que realmente explicavam e não atrapalhavam ou confundiam o visitante.

Colecção Berardo
Édipo, de Ingres
Colecção Berardo
Uma instalação de Bjork
Colecção Berardo
Ao fundo a entrada da exposição de Amália Rodrigues

Amália Rodrigues

As normas do museu não estavam colocadas em cartazes ou folhetos com um “não” gigantesco reinando absoluto. Simplesmente escreveram ações na parede da entrada, aquelas que não são bem-vindas dentro do museu aparecem riscadas, e assim com muito humor que se adentra às exposições.

Colecção Berardo

E a lojinha do museu!? Primeiro, aqui entre nós, de lojinha nada. Uma senhora loja com objetos de design, presentes perfeitos, e livros mais livros de arte. Uma tentação, que claro esta sim, incompatível como o conceito de viagem low cost. Mas por outro lado, a gente sempre pode pensar, já que embarquei em um Voo low cost Lisboa porque não aproveito para gastar meu rico dinheiro em um presentinho básico para mim mesma!!!

Colecção Berardo

O museu ainda oferece um final de visita perfeito. Da sua terraça, belas vistas do Mosteiro dos Jerônimos. Lá de cima se percebe melhor a grandeza do bairro de Belém e daquele patrimônio da humanidade.

Colecção Berardo

Informações práticas
endereço: Centro Cultural Belém
telefone: (+351) 213-612-878
e-mail: museuberardo@museuberardo.pt
site: http://museuberardo.pt
Horários:
De terça a domingo das 10:00 às 19:00 Horas (último acesso às 18:30 horas)
Tarifa: gratuita

Leia também:
Dicas para visitar o Bairro de Belém – Lisboa
Visitando a Torre de Belém – Lisboa
Rinoceronte na Torre de Belém – Curiosidades de Lisboa
Pastéis de Belém – indescritivelmente bons!
Mosteiro dos Jerônimos – Patrimônio Mundial da Humanidade
Lisboa com muita arte: Museu Gulbenkian

fotos: turomaquia_2009

2 Comentários

  1. Anonymous

    Eu desejo ir a Portugal. Vou anotar o Museu Berardo!!! para ir em un futuro viagem a esse pais vizinho.BjsCarmen

    responder
  2. Anonymous

    Boa noticia: Lisboa tem mais de 30 museus, sendo que a grande maioria é gratuito domingos e feriados entre as 10h e as 14h!Aconselho vivamente o museu dos coches!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Pelas ruas de Madri 💁🏽‍♀️ #street_photography #madrilovers #madrid🇪🇸 #espana🇪🇸
  • Desfrutando de uma visão 360 graus de Madri, onde? No nosso hotel. Para descobri-lo, clique no link da bio 💁🏽‍♀️ #viewmadrid #madrilovers #espanha🇪🇸 #hotelcomvistas
  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia

Follow Me!