Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 05 2018

Os palácios renascentistas: a moda da época!

Palácios Renascentistas – Por que estavam de moda?!

É só andar por Florença para se dar conta que no Renascimento estava na moda construir palácios! Independente de seu status social são uma marca da mudança de paradigma da época. Por quê?Pense nas grandes edificações da Idade Média, a que serviam? Para que se construiam?

A maioria eram grandes templos religiosos, que disputavam entre si a grandiosidade. No Gótico havia o desejo de “alcançar” o céu, estar mais próximo à Deus. Deviam entorpecer, levar a um estado de transe ao camponês que passava pelas suas portas.

No Renascimento, as catedrais continuam sendo construídas, mas os arquitetos já não estavam obsessionados pela altura. Queriam realizar construções mais proporcionadas, levando em conta a escala humana. Daí que os palácios foram as grandes vedetes de uma época, em que o homem era a medida de todas as coisas – Antropocentrismo.

Palácios Renascentistas – como eram?

Na maioria dos palácios, toda a estrutura se organiza ao redor de um pátio central de forma quadrada. Outra característica é o uso de elementos greco-romanos, como podem ser as colunas e as pinturas interiores “engana olhos”.

Normalmente estes edifícios eram propriedade de comerciantes e serviam de residência e local de trabalho. Na parte inferior estavam os escritórios, o armazém e nos andares superiores, a parte propriamente familiar.
Palácios renascentistas

Palácios Renascentistas – o Palácio Médici

A primeira mansão privada foi o Palácio Médici construído no século 15. Cosimo de Médici era amigo de Brunelleschi e lhe pediu que projetasse sua nova casa. O artista lhe apresentou um grandioso projeto.

Cosimo achou melhor encarregar um novo projeto ao discípulo de Brunelleschi, Michelozzo, porque não queria ser motivo de inveja de toda a cidade. O arquiteto influenciado por seu mestre inovou e certamente surpreendeu os florentinos com um edifício que nada tinha a ver com as casas-torre da Idade Média. Era mais comprido do que alto e de uma elegância sem precedentes.
Palácios renascentistas
Palácios renascentistas

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Palácios Renascentistas – o Vídeo

Meus Livros de Arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Imagens:
http://www.bufetetecnico.es/arquitectura/proyectos3/palacio_medici_riccardi.html
http://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/01/0e/44/e4/palazzo-pitti.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a6/Palazzo_Rucellai.jpg
turomaquia_2010

Video: http://www.youtube.com/user/artehistoriacom

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Já viu o novo vídeo da Provence no YouTube - Patricia de Camargo? Estou chocada porque perguntei nos Stories quem tinha assistido o filme do Russell Crowe, “Um Bom Ano” e me senti muito velha 😂😂😂 70% não tinha assistido. E por que perguntei? Porque no novo vídeo aparecem cenários deste filme 😉

#provence #gordes #lugaresdecine #francelovers #russellcrowe
  • Vem “sextar” comigo junto à um dos cenários do filme do Russell 😉 “Um Bom Ano”. Onde? 👉🏽 No YouTube - Patricia de Camargo 😎

#provence #gordes #umbomano #cidadedecinema #francelovers
  • Uma das vistas possíveis de um atrativo mais amado por fora que por dentro, o Padrão dos Descobrimentos em #Lisboa 👉🏽 A entrada custa 6€. 💁🏽‍♀️ Combina com visita ao Mosteiro dos Jerônimo + Torre de Belém + lanche nos Pastéis de Belém e dependendo do horário, caminhada até o #Maat para ver o pôr do sol.

#roteirolisboa #lisboalovers #bairrobelem #padraodosdescobrimentos
  • “Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”. 👀 Para saber mais sobre o fotógrafo Freddy Fabris que saltou à fama internacional com uma série de fotografias que ele intitulou: “Renaissance” veja o último post do www.turomaquia.com

#artecontemporanea #artistacontemporaneo #fotografiaartistica #freddyfabrisphotography
  • Por sol neste momento desde o escritório Turomaquia 🙏🏽 #sunset #sunsetlover #laspalmasdegc #grancanarialovers
  • Caminhando sobre uma reserva gigantesca de ocre no novo vídeo da road trip pela #Provence (Clique na bio ou visite o YouTube - Patricia de Camargo). Esta viagem foi genial e é difícil falar gostei mais disso ou daquilo, mas confesso que este dia foi muito especial 😉

#roadtripprovence #roussillon #sentierdesocres

Follow Me!