Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 22 2013

Roteiro de 1 dia no Porto com tudo que se tem direito

Esse nosso roteiro de 1 dia no Porto teve de tudo. Descemos direto para a Leitaria embaixo do hotel. Um cafezinho básico 🙂 e lá fomos nós pegar o ônibus que nos deixaria na Fundação Serralves. Surpresa: uma grevinha básica de algumas linhas de ônibus. Mas não tem problema, utilizamos o Plano B – metrô até a Casa da Música.
Porto - Portugal

Um destes momentos que um pensa, que ótimo que ocorreu um imprevisto, porque adoramos conhecer o exterior da Casa da Música. A partir daqui, até era possível pegar um ônibus, o 502 que nos deixaria bem próximos do museu. Aliás, era possível pegar o 502 no centrão, junto ao Mercado do Bolhão.
Porto - Portugal Porto - Portugal

Optamos por uma caminhada de 4 km pela bonita Avenida Boa Vista. O tempo todo nos acompanharam plaquinhas que apontavam aos principais monumentos, ou seja, não tem como se perder. Chegando à Rotunda da Boa Vista, é só virar à esquerda. Também é aqui que o 502 para. A fundação está cercada de casas, e o lugar tem gosto e cheiro de bairro. O que torna o passeio ainda mais “recomendável”.
Porto - Portugal

Compramos a entrada para visitar o museu + parque. Muitos residentes, pagam apenas pelo parque e aproveitam os gramados para fazer um pic-nic no final de semana. Delícia 🙂
Porto - Portugal

Haviam várias exposições, mas a primeira me emocionou tanto, que entrei em modo “Louca”. Não sei como o Tom aguenta, começo a falar sem parar, entro e retorno às salas. Meio quando criança ganha muito brinquedo e não sabe com que jogar, entende? 😉
Porto - Portugal
Porto - Portugal

Nedko Solakov, foi o artista búlgaro responsável pelo momento “pareço louca, mas não sou!”. A exposição mostrava suas melhores obras em um determinado período, baseada tanto em escolhas de críticos como pessoais. O que eu mais alucinei é que ele explicava suas obras. Normalmente os contemporâneos pensam que falar sobre a obra faz com que se perda metade do encanto. Os mais puristas, que é uma heresia.

Escolhemos “ver de verdade” a exposição do Nedko, e depois passeamos pelas demais salas do museu antes de sair para o parque. Em grandes museus, ou naqueles que abrigam obras meio complicadas, 45 minutos/1 hora é o máximo que um adulto consegue estar realmente ligado naquilo que vê.
Porto - Portugal
Porto - Portugal Porto - Portugal

O parque tem vários espaços. Era alta temporada (agosto), mas o lugar é tão grande, que tivemos vários momentos de contemplação solitária. Quando chegamos na Casa de Chá, nem tivemos dúvida, olhamos um para o outro, e bastou para saber que necessitávamos parar e “recarregar” as forças.

Optamos pela parte interior, o calor estava forte, mas também há mesas com vistas aos jardins. Vale a parada! Tomamos 2 sopas (que sempre estão presentes nos cardápios portugueses, e costumam ser baratas) + 1 suco + 1 coca-cola, pagamos 11€.
Porto - Portugal
Porto - Portugal
Porto - Portugal

Voltamos a caminhar em direção ao metrô da Casa da Música, e desembarcamos em Vila Nova de Gaia. Metrô que merece a etiqueta “turístico”, porque passa por cima da ponte D. Luís I, e o visual é incrível. Descemos para às margens do Douro, e enquanto esperávamos a hora da nossa visita na Cave Ferreira, comemos uma fartura. Sabe o que é? Churros recheado! E claro, sentados de cara para este rio, onde é impossível tirar uma foto feia!
Porto - Portugal
Porto - Portugal
Porto - Portugal
Porto - Portugal

Da visita a Cave Ferreira, onde descobrimos que nosso porto favorito (dos que provamos!) é o Dona Antónia, para a Taberninha do Manell. E de lá, para a casa de uma amiga querida, companheira de doutorado e que está fazendo um pós-doc por lá. Ela já destraumatizou, eu acho que só vou me livrar do trauma do doutorado na outra encarnação 🙂
Porto - Portugal

Voltamos caminhando ao Porto, programa ótimo e grátis. Todos os monumentos iluminados, um arzinho fresco e aquela sensação que há dias realmente perfeitos na vida!
Porto - Portugal

Planejando sua viagem para Portugal

Planejamento ViagemVeja todos nossos posts de PORTUGAL

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: LISBOA | PORTO | AVEIROSINTRA | ALGARVE | COIMBRA | BATALHA | FÁTIMA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Chamada video 2
fotos: turomaquia_2012

4 Comentários

  1. Alexandra Aranovich

    Esse post já me ganhou no café da manhã!!!
    Beijos
    Ale

    responder
  2. Camila Navarro

    Pati, acho que não vou poder ficar lendo esses seus posts, pois é só ver uma foto de Portugal que o coração até dói de saudades! Como pode? Eu já imaginava que iria gostar de lá, mas nunca pensei que pudesse gostar tanto!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Camila, compartilho da mesma paixão 🙂 Imagino como vou ficar ao ler teus posts!

      responder
  3. Rafaella

    Esse post também me ganhou desde o café da manhã! Beijos.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Pelas ruas de Madri 💁🏽‍♀️ #street_photography #madrilovers #madrid🇪🇸 #espana🇪🇸
  • Desfrutando de uma visão 360 graus de Madri, onde? No nosso hotel. Para descobri-lo, clique no link da bio 💁🏽‍♀️ #viewmadrid #madrilovers #espanha🇪🇸 #hotelcomvistas
  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia

Follow Me!