Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 03 2010

Tapas e o melhor japonês de Barcelona – momento gastrônomico catalão!

Em Viagens a Barcelona, nada melhor que promover dias e dias de tapas. As tapas que literalmente se poderiam traduzir por petiscos, são toda uma arte na Espanha. Pode-se almoçar, “merendar” ou jantar tapas, e sair feliz da vida e sobretudo, satisfeito!

Em Barcelona, nós sempre vamos a um clássico do Passeig de Gracia: Tapa Tapa. Desta vez sentamos na parte detrás do restaurante repleto de gente: turistas, locais, desavisados, enfim, de tudo um pouco!

Tapa Tapa - Barcelona
Tapa Tapa - Barcelona

Tínhamos bastante fome, porque saímos de Las Palmas às 7:00 sem comer praticamente nada. Nosso plano às 13:00 horas era tomar um café-da-manhã, mas assim que vimos as tapas começamos imediatamente a salivar. Para acalmar os estômagos, um suco de laranja natural, que por estas bandas é caro como champagne (risos!). Depois começou a festa de babete, primeiro: delícias de camembert. O queijo frito, crocante por fora, mas que ao ser mordido libera um chorro de camembert !

Tapa Tapa - Barcelona Tapa Tapa - Barcelona

O trio de mini-hamburguesas era interessante, mas foi o que menos gostei. Talvez porque a carne não estava bem passada, e sim ao ponto. Em cima de cada carne diferentes molhos ou ingredientes, mostarda, cebola caramelizada e queijo. Os “buñuelos” de bacalhau, uma espécie de bolinho mas com a massinha mais fina, pareciam meio estranhos. Mas estavam tão bons, que só de pensar já me deu água na boca.

Tapa Tapa - Barcelona Tapa Tapa - Barcelona

E o super fino e saboroso, espetinho de atum. Para terminar, uma porção de pão tumaca, o pão com tomate e alho. O pão em si já estava dos deuses, uma massinha entre focaccia e pão. Ainda não tínhamos provado o pão com tomate do Tapa Tapa, e vale a visita. Perfeito para ser degustado com uma copa de vinho ou uma cervejinha. Ótima pedida para um fim de tarde.

Tapa Tapa - Barcelona
Tapa Tapa - Barcelona
Tapa Tapa - Barcelona

Dica Turomaquia: Para quem curte um japonês, o preferido do famoso chef Ferran Adrià é o Koy Shunka. Comandado pelo chef Hideki Matsuhisa. O nome significa intenso aroma de temporada. Só tem críticas excelentes, o menu degustação de 10 pratos custa 65€. Além dos sushis de toda vida, faz pratos de fusão da cozinha oriental com a espanhola.

Aproveite os Voos baratos, e dê um pulinho até Madrid para continuar nesta difícil e trabalhosa meta de encontrar a “tapa” perfeita. Ou pegue um trem desde Barcelona, e dê um pulinho à Zaragoza. Além de ver várias obras de Goya, fazer um pedido para a padroeira da “hispanidade” na Basílica de Zaragoza, você não vai acreditar na oferta de tapas da cidade. Agora, o lance por lá, é que os bares estão altamente especializados, pode começar degustando uns champignones gigantescos, depois em outro bar provando sardinhas, e assim até acabar tomando um café cheio de estilo de madrugada!

Para ver todos os posts de Barcelona, clique aqui.

fotos: turomaquia_2010
©merendar = lanchar

6 Comentários

  1. Oscar

    Not FairEsse Post me deixou com água na boca… Estes dias descobrimos um restaurante de cozinha espanhola aqui na nossa cidade com uma paella deliciosa.. E várias opçoes de Tapas… Vou la jantar que estas fotos literalmente abriram o apetite

    responder
  2. Silvia Oliveira

    Essa dica vou guardar na pasta "Barcelona" para a próxima visita à cidade! hohohoho! Achei ótEmo o custo-benefício do lugar! Bjs!

    responder
  3. Carolina

    Então, no tripadvisor tem avaliações recentes bem negativas, você sabe dizer se continua bom? Suas fotos são “apetitosas”, rsrsrsrs.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!