Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 22 2016

A tradição da alpargata – Castañer

O Mediterrâneo está plagado de senhas de identidade, depois de anos na Espanha, pouco a pouco vou reconhecendo uma aqui, outra acolá. Porque como se diz por estas bandas o Mediterrânero se faz querer, mostrando-se e escondendo-se como canta Serrat numa canção que revela a alma (que você pode escutar apertando o play acima!), deste mar que marca o caráter de quem vive de Algeciras a Estambul.

“Y te acercas, y te vas
después de besar mi aldea.
Jugando con la marea
te vas, pensando en volver.
Eres como una mujer
perfumadita de brea
que se añora y que se quiere
que se conoce y se teme.”

Castañer - Marca Espanhola
Se grande parte destas marcas que deixa o Mediterrâneo são imateriais, outras tantas se materializam em objetos que se convertem quase “de culto”. Um deles lembra de imediato estes dias de primavera e verão com seus “entardeceres vermelhos” que acostumam mal aqueles que tem o privilégio de passar ao menos uma temporada no Mediterrâneo, estou falando das alpargatas 🙂 produzidas por vários ateliês e marcas, uma delas de renome e muita história.

A tradição do sapato entre os Castañer vem de longa data, em 1776 Rafael Castañer produzia de forma totalmente artesanal alpargatas em Banyoles, uma cidade que pertence a província de Girona, e que fica perto de Barcelona. Mas apenas entrado o século 20, Luis Castañer industrializou o processo de fabricação e em 1920 converteu o sobrenome do clã em nome da marca.

Na Guerra Civil Espanhola, os soldados do Governo Republicano usavam alpargatas Castañer, las espardenyes de set vetes (alpargatas de setes cordões).

Na década de 1960, muitos famosos calçavam seus sapatos, entre eles, Salvador Dalí, Grace Kelly, Cary Grant e Catherine Deneuve.

Na década de 1970, colaboraram com Yves Saint Laurent, a primeira das grandes parcerias com alta costura, a que se seguiram as colaborações com Gucci, Louis Vuitton e Marc Jacobs.

A empresa exporta 80% de suas criações.

Castañer - Marca Espanhola
Castañer - Marca Espanhola
Desde 1994, a marca possui lojas próprias, na Espanha e em outros países, inclusive en las tierras chilenas 😉 Na Espanha, as lojas próprias estão presentes em Barcelona, Llanfranc, Cadaqués, Madri, Sevilha e Santander. Mas é possível encontrar os sapatos Castañer em quase todo território espanhol, por exemplo, aqui em Las Palmas, encontro os sapatos Castañer no El Corte Inglés.

Atualmente, a marca vai além das alpargatas, mas estas são sem sombra de dúvida sua alma mater!
Castañer - Marca Espanhola
Castañer

Descubra alguns dos modelos Castañer desta primavera/verão

Castañer - Marca Espanhola
Castañer - Marca Espanhola
Castañer - Marca Espanhola
Castañer - Marca Espanhola
Castañer - Marca Espanhola
Castañer - Marca Espanhola

Descubra como se fabrica uma alpargata Castañer

O que fazer em Barcelona - Guia (ebook)
Madri - Guia do Prado

imagens e vídeo: site oficial Castañer – http://www.castaner.com/es-es

1 Comentário

  1. Ilma Madureira

    Interessante. Sempre gosto de saber um pouco do “costum” local. Vou procurar quando estiver na Espanha.
    Grata

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!