Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 03 2013

O que fazer em San Sebastián | Roteiro de 2 dias por San Sebastián

O óbvio ululante, San Sebastián é linda. Daquelas cidades que não perde a graça nem debaixo de chuva e vento. Porque em pleno agosto, foi assim que passamos a maior parte dos dias em Donostia. Seu nome em euskera.

O que fazer em San Sebastián – Dia 1

Passado o transe que supõe chegar à San Sebastián, quem sabe o mais lógico seria iniciar a rota pelo centro histórico. Que nasce das mãos do Rei Sancho, el Sabio em 1180. Ele funda a vila medieval junto ao mosteiro que seria a origem da cidade. Mosteiro consagrado a que santo? San Sebastião 😉
San Sebastián - Parte Vieja

Na Parte Vieja de San Sebastián, nome que se lê no mapa turístico, encontram-se muitos dos melhores bares de pintxos. Tem começo melhor? Para gastar um pouco o consumido, daqui suba ao Monte Urgull. Assim terá um panorama da cidade. Poderá ver as 3 principais praias da cidade: la Concha e Ondarreta de um lado; e do outro, Zurriola. Bem como, a entrada do Rio Urumea. Passará por canhões, fortalezas e cemitérios, que revelarão a importância estratégica do Urgull.
San Sebastián - Espanha
San Sebastián - Espanha

Na descida, pegue o Paseo Nuevo, mas antes passe pelo Porto, quem sabe para almoçar em um dos restaurantes de peixe e frutos do mar. Se o tempo estiver bom, faça o passeio de catamarã, que infelizmente não pudemos fazer 🙁 o vento era tanto que o barco estava amarrado!

Do porto, pegue o Paseo Nuevo, que lhe conduzirá à enorme e espetacular escultura de Oteiza, Construção Vazia (2002), até chegar ao teatro do Festival de Jazz e do Festival de Cinema, esta caixa plantada entre o mar e o Urumea: o Kursaal. Atravesse a Ponte de Zuriola e vá margeando o rio até encontrar e cruzar a Ponte Maria Cristina. Passe na frente da Catedral Buen Pastor e vá em direção à Playa de La Concha.
San Sebastián - Espanha
San Sebastián - Espanha
San Sebastián - Espanha
San Sebastián - Espanha San Sebastián - Espanha

Para espairecer, um fim de tarde no spa de frente para o mar – La Perla. Depois, hotel e um banho gostoso antes de escolher alguns dos muitos restaurantes deste destino gourmet.
San Sebastián - Espanha San Sebastián - Espanha
San Sebastián - Espanha

O que fazer em San Sebastián – Dia 2

No dia seguinte, para entender melhor a história do lugar e o que é ser vasco, comece o dia no Museu San Telmo. Ou melhor, antes um café caprichado na Barrentxe 😉 O museu impacta desde a entrada, primeiro porque está aos pés do Monte Urgull, ou melhor, quase metido no monte; e porque no concreto da fachada, há vazios onde brotam flores e muito verde. O museu como continuação da paisagem.
San Sebastián - Espanha

Do museu para um hamburger gourmet no Va Bene, e de lá novamente o passeio marítimo de La Concha. Mas vamos para o outro lado, para Ondarreta. Se pintou aquela preguicinha, podemos parar por aqui, alugar um cadeira e guarda-sol . Ou continuar caminhando até o final da praia para dar de cara com o Paseo de Chilida, e com sua obra: Peine de Vento.
San Sebastián - Espanha
San Sebastián - Espanha

Depois de muitas fotos, retroceder um pouco para pegar o bonde (funicular) até o Monte Igueldo. Que abriga um parque de diversões vintage, um hotel, um farol e mais vistas de embasbacar de San Sebastián.

É uma volta ao passado desde o bonde todo de madeira. De lá é melhor retornar caminhando pela praia, quem sabe entrar no Parque Miramar. Lá em cima retumbante o Palácio Miramar domina o espaço, e se você subir, “dominará” a Playa de La Concha. Uma curiosidade: o palácio foi inspirado nas casas de campo inglesas 🙂 E sabe por quê foi construído? Para receber a família real, porque no século 19 era para que eles vinham passar o verão!
San Sebastián - Espanha
San Sebastián - Espanha

E pode relaxar nos jardins, porque você terminou o basicão da cidade, e agora deixa a intuição te levar para descobrir teu “rincón” favorito da cidade, conhecida como o Rio de Janeiro espanhol 😉

Veja todos nossos posts do PAÍS VASCO

Busque e reserve seu hotel em: San Sebastián| Bilbao. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

mapa: turomaquia no Google Maps
fotos: turomaquia_2011

4 Comentários

  1. Pedro (Viaje com Pedro)

    Ah, San Sebastián! Estive lá ano passado para o festival de cinema, e me apaixonei pela cidade. Tive a sorte de que num dos dias que estava lá havia uma partida de futebol entre o Atletic e o Real Sociedad (time da casa). As ruas da Parte Vieja estavam abarrotadas de torcedores num clima que nem mesmo no norte da Europa se vê. Publiquei alguns posts sobre a cidade lá no blog. É realmente um lugar pra voltar sempre, não acha, Patricia?

    responder
  2. Domira (Dal)

    Excelentes dicas Pati!
    Especialmente para mim, pois está nos meus planos passar visitar San Sebastián, nessa minha ida a Portugal. Valeu!

    responder
  3. Gustavo

    Oi Patrícia, a verdade é que essa primeira foto me lembrou muito a Calle Comercio em Toledo, uma cidade também maravilhosa que tive o privilégio de viver. A Espanha é um país verdadeiramente lindo e diverso. Eu não tive a oportunidade ainda de conhecer o País Basco, mas com certeza está na minha lista. Ainda mais depois que assisti o filme “Ocho apellidos vascos”, que achei mega divertido e, apesar de ser pura comédia, fez crescer meu interesse por este local que é único no mundo. Obrigado por todos os teus posts, eu sou um fã enorme do teu trabalho. Não há dia em que não entre por aqui para ver alguma novidade. Bjs.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Gustavo, que legal receber teu feedback! Fiquei muito feliz em saber que você sempre passa por aqui, estou meio ausente, mas em breve a programação volta ao normal, juro!
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!