Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 29 2010

Um sonho romântico na Quinta da Regaleira

Naquele domingo de tempo inestável deixamos o Palácio Nacional de Sintra direto para a Piriquita. Era necessário recarregar as forças para continuar o passeio. O frio aumenta a fome. Do “travesseiro” direto para a estradinha ao lado do escritório de Informações Turísticas. Um pequeno passeio até a Quinta da Regaleira. Em poucos minutos, lá estava o palácio e os misteriosos jardins que esconderiam segredos maçonicos e rituais de iniciação?!
Quinta da Regaleira
Começamos pelos jardins, porque quem sabe a chuva voltasse ou quem sabe pela curiosidade que nos acelerava o coração?! É como entrar em um quadro de Delacroix, o mestre do romantismo francês. Tudo exala mistério, sensualidade, mensagens ocultas, e o mais interessante se percebem os gestos daqueles que talharam as pedras e sua união perfeita com a natureza, como se o gesto de um ampliasse a beleza inerente do outro. Homem e natureza integrados a tal ponto que a obra de um complementa a do outro.
Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira
Uma espécie de parque temático da “Divina Comédia” de Dante. O inferno representado por este mundo subterrâneo dos jardins da Regaleira. Inúmeros corredores subterrâneos que representam o fio de ariadne, ou seja, quando uma pessoa tem um problema e diante de si várias possibilidades para resolvê-lo. Os corredores da regaleira mostram ao visitante vários caminhos – o labiritinto das possibilidades.
Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira
Os caminhos sobem e descem, há torres, escadas talhadas na pedra, uma igrejinha no meio do caminho, esculturas impregnadas do verde lembrando outra vez a simbiose do humano e do natural, que também não deixa de ser humano …
Quinta da Regaleira Quinta da Regaleira
De repente um corredor de esculturas conduzem ao palácio com seu estilo neomanuelino. O primeiro andar é uma continuação dos jardins, mas de repente somos devolvidos à terra em um segundo andar que infelizmente não teve a mesma sorte e foi totalmente modificado por um dos donos, nada restou daquele ambiente romântico, e as exposições que tentam cobrir a lacuna daquilo que já se foi são bastante sofríveis. Só nos resta sair à terraça e desfrutar da imagem do jardim e das vistas ao Palácio da Pena para quem sabe retornar aquele tempo em que as pessoas morriam por seus ideais, aqueles tempos românticos que já não voltam mais …
Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira

Próximo post: Guia Prático da Quinta da Regaleira

Leia também:
Quinta da Regaleira: Guia Prático de Visita
Para chegar em Sintra
Restaurante em Sintra – Tulhas (quase uma experiência religiosa!)
Um dia com muita névoa em Sintra
Palácio da Pena: Guia Prático
Passes para as atrações de Sintra – Parques de Sintra
Palácio Nacional de Sintra – uma bela mistura de estilos
Para visitar o Palácio Nacional de Sintra
Piriquita: quase 150 anos de tradição real
Pequeno Guia Gastronômico de Sintra

fotos: turomaquia_2010

8 Comentários

  1. Vini

    A sua postagem me fez viajar para os contos do Paulo Coelho, rrsrsr, ainda mais com toda essa aura romântica e misteriosa ao mesmo tempo…Mas ficou showww , um abração.

    responder
  2. Silvia Oliveira | Matraqueando

    Nossa, que coisa de louco esse passeio, hein! Sua descrição do lugar está fantástica! =)

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Vini, não tinha pensado nisso, mas você tem razão.Silvinha, o lugar é dos mais surreais!Beijos

    responder
  4. Tânia

    Conhecia a Quinta da regaleira recentemente, mas tenho que admitir que fique encantada com toda a sua beleza, a conselho sem dúvida alguma a visitar!

    responder
  5. Patricia de Camargo

    Tânia, realmente é um lugar mágico!!beijos

    responder
  6. CarlaZ

    Contando os dias pra ir a Portugal!Nossa vc sabe tudo de Sintra mesmo Patricia!Adorei essa Quinta da Regaleria…já tá no roteiro ;)Bjos

    responder
  7. Patricia de Camargo

    Carlinha, que must, a Quinta é um lugar louco e lindo, eu colocaria com um atrativo imperdível de Sintra! beijos

    responder
  8. Paula do Mochilinha

    Olá Patricia, só passando para agradecer essa bela indicação. Sintra é maravilhosa, mas conhecer a Quinta da Regaleira foi o passeio mais especial que fiz. Andar livremente pelos jardins, fotografar sem restrições, a gente se sentiu em casa. Obrigada.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!