Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 22 2019

14 dicas para seu roteiro de carro pelo Gorges du Verdon e Lago de Sainte Croix

“Se eu quiser falar com Deus
Tenho que me aventurar
Tenho que subir aos céus
Sem cordas pra segurar
Tenho que dizer adeus
Dar as costas, caminhar
Decidido, pela estrada
Que ao findar vai dar em nada
Do que eu pensava encontrar”

Naquele 18 de junho, o Gorges du Verdon foi isso, uma aventura de fé. Apesar das milhares de fotos que eu já tinha visto. O que vi e vivi foi inusitado, envolvente e simplesmente inesquecível.

Aqueles 100 quilômetros percorridos em 10 horas com sol, chuva, calor e frio, me levaram a reflexionar e sai de lá em paz.

Utilizando um jargão presente nos meios líquidos, sai plena. E vou te dar os pulos do gato prá você “calar a voz, folgar os nós, esquecer a data, perder a conta, enfim encontrar a paz”.
Gorges du Verdon - road trip linda na Provence

Gorges du Verdon e Lago de Sainte Croix – vai por mim …

1. Como é o roteiro
É um roteiro circular de mais ou menos 100 quilômetros. Parece pouco, mas a rota está repleta de mirantes e a velocidade média será baixa. Já que se tratam de estradas de mão simples, pequenas e sinuosas.

Encontrará muitos ciclistas, outro motivo para que reduza a velocidade. É um lugar para desfrutar, se não tiver 4 horas para realizá-lo, melhor deixar para outra viagem.

2. Saía cedo
É o melhor para poder ir mais relaxado nestas pequenas estradas. Vai poder parar em todos os mirantes sem problemas. Depois de um certo horário, vários mirantes estarão cheios e você terá que passar reto, uma pena.

Também é o mais providencial, porque se muita gente acede à estrada, partes podem ser fechadas por algumas horas. Como por exemplo, a Route des Crêtes.

Gorges du Verdon e Lago de Sainte Croix – o começo e café da manhã

3. A vista desde cima do Lac de Sainte Croix
Este caminho é todo lindo, mas antes da primeira parada já verá o enorme Lago de Sainte Croix desde cima. Aliás, outro passeio legal é dar a volta ao lado, são mais ou menos 70 quilômetros.
Gorges du Verdon - road trip linda na Provence

4. Tome o café da manhã em “La Palud sur Verdon”
Nós não tinhamos contratado o café da manhã no hotel. Mais ou menos 1 hora depois da saída do hotel, chegamos em Palud sur Verdon mortas de fome. Foi o primeiro lugar que vimos restaurantes e bares. Paramos e foi uma ótima surpresa.

Dica turomaquia: comemos um croissant e um café por 1,80€ no Joe Le Snacky. E aproveitamos para comprar um pain au chocolat para fazer um lanche na estrada.

Gorges du Verdon e Lago de Sainte Croix – rive droite

5. Não perca a Route des Crêtes
Pare na maioria dos mirantes e se for cedo, terá o mesmo privilégio que nós, fazer silêncio para admirar os voos das aves de rapina. Tivemos muita sorte, no primeiro mirante que paramos, vimos quatro!

“Se quiser falar com Deus
Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta”

Tem lugar melhor que esse?
Gorges du Verdon
Fique atento porque em um dado momento, esta estrada se converte em mão única, ou seja, se você entrar pelo lado errado não vai poder realizar todo o circuito circular e terá que retornar. No vídeo eu mostro exatamente onde deve entrar depois do vilarejo “La Palud sur Verdon”.

De qualquer maneira, há gente maluca que continua mesmo em sentido proibido, por isso vá devagar!

Banheiro na Route des Crêtes? Pare em “La Maline”, mais ou menos no meio do roteiro circular.

6. Point Sublime
Um ponto de parada com amplo estacionamento, hotel, comidinhas e banheiros. Mas o que vai mesmo te fazer sentir que se aproxima do sublime será seu mirante.

Ao olhar para baixo, lá longe verá serpenteando um rio verde claro que dá nome a estes desfiladeiros: o Verdon.

7. Pont de Carajuan
Um lugar para tomar sol, fazer um piquenique junto às águas cristalinas do rio. Mas leve uma pequena manta ou uma toalha para sentar nas pedras.

Estar ali vendo o rio passar, tenho certeza que vai alegrar teu coração.
Gorges du Verdon - road trip linda na Provence

Gorges du Verdon e Lago de Sainte Croix – mudando de lado

8. Pont de Soleils
É a ponte onde se cruza o rio para ir para o outro lado do desfiladeiro. Mas, vale a pena? Ah, vale! Até porque como já disse outro poeta:

“Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.”

Para continuar neste caminho que conduz à paz, momentânea, certamente, siga às placas que apontam “rive gauche”. E sem poesia, deste lado do rio fica meu mirante favorito da jornada, o que aparece na próxima dica.

Gorges du Verdon e Lago de Sainte Croix – rive gauche

9. Balcon de la Mescla
Um pedaço talhado pelo homem na imensidão de um desfiladeiro enorme. Simplesmente pare neste lugar. Sinta-se um nada, que sensação fantástica esta de perder o ego, até “de ser ver tristonho e apesar de um mal medonho, alegrar o coração”.
Gorges du Verdon - road trip linda na Provence
Gorges du Verdon - road trip linda na Provence

10. Almoce no “Le Relais des Balcons”
Junto ao Balcon de la Mescla, para unir boa comida àquela vista que acalmou tua alma. Eles servem em horário ininterrupto, assim você não vai ficar preso à reservas, inclusive se for em alta temporada (verão europeu) é melhor ir em horários menos ortodoxos para não enfrentar longas esperas.
Gorges du Verdon - road trip linda na Provence

Outra alternativa para o almoço: o restaurante do Hôtel du Grand Canyon du Verdon, a 9 quilômetros do restaurante do Balcon de la Mescla.

11. Pont de L´Artuby
Uma das pontes mais altas de Europa. Estacione e caminhe até o centro desta grande obra de engenharia, olhe para baixo e sinta que o “céu” pode estar naquele verde que você vai encontrar.
Gorges du Verdon - road trip linda na Provence

12. Tunnels de Fayet
Um tunel com “janelas” absurdas aos desfiladeiros que certamente te intrigaram quando estava do outro lado dos Gorges du Verdon.

Mais um encontro perfeito entre o que o homem fez e o que encontrou feito. Um dos últimos grandes mirantes para os desfiladeiros.
Gorges du Verdon - road trip linda na Provence

13. Aiguines
Um belo vilarejo bem próximo do Lago de Ste-Croix. Mas como está a mais de 1.000 metros acima do mar, abriga um mirante impressionante para o lago. De lá você entenderá a enormidade desta represa.
Gorges du Verdon - road trip linda na Provence

14. Lago Ste-Croix
É nele que você vai terminar esta rota.

Quando já cantarolava “andar com fé, que a fé não costuma falhar”. Vem o danado e me diz adeus junto ao final do desfiladeiro com o mais sublime verde esmeralda que já vi na vida.
Gorges du Verdon - road trip linda na Provence
Gorges du Verdon - road trip linda na Provence

Gorges du Verdon e Lago de Sainte Croix – o Vídeo

No vídeo veja como é este roteiro de carro na prática. Também os preços do aluguel do pedalinho e do barco elétrico no Lago de Ste-Croix.

Planejando sua viagem para FRANÇA

Planejamento ViagemVeja todos nossos posts: de PARIS e da PROVENCE

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: PARIS |CASSIS | MARSEILLE | MOUSTIERS SAINTE-MARIE | LUBERON| AVIGNON | NIMES | AIX-EN-PROVENCE | LES BAUX DE PROVENCE | SAINT-RÉMY-DE-PROVENCE . Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Prove abaixo …

Guia Louvre

Gorges du Verdon e Lago de Sainte Croix – o Mapa

Este é o mapa que a senhora do nosso hotel em Moustiers Sainte-Marie nos deu e marcou aqueles lugares que ela considerava imprescindíveis. Para descarregá-lo em pdf, clique aqui.

Para ver roteiro de bicicleta por todos os Alpes Franceses, incluindo a região dos Gorges du Verdon: http://www.cyclepass.com/t_peu_Tunnel_du_Fayet_u.html

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!