Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 21 2009

Roteiro pela Grécia – O que fazer na Grécia

O que fazer na Grécia
Tenho uma amigona, que me perguntou sobre quanto tempo seria o ideal para uma viagem à Grécia. É super complicado responder a esta questão. Vamos supor que você pensa dedicar entre 10 e 15 dias para conhecer este país cheio de surpresas.

 

O melhor é começar mesmo por Atenas, não somente porque a maioria das pessoas chega através do aeroporto, mas para visitar os sítios arqueológicos que vão te introduzir a cultura grega clássica e as posteriores invasões. Fique ao menos 3 dias em Atenas, é uma delícia de cidade! Alugue um carro e visite Delfos e Meteora, você não vai se arrepender, para este passeio são necessários de 3 a 4 dias. Ok, se tiver que escolher entre uma ou outra, sem dúvida nenhuma vá a Meteora, porque é simplesmente alucinante!

Se tiver mais um ou dois dias, na volta desça ao norte e visite o anfiteatro grego melhor conservado do mundo – Epidauro e a bela cidade de Nauplia. Necessitaria como um dia a mais de carro.

Depois embarque para as ilhas. As fundamentais ou melhor dito, aquelas que estão marcadas na memória coletiva do viajante são: Mikonos, Santorini, Rodes e Creta, mas são muitas mais e cada uma com sua diversidade e originalidade. Se esta é teu primeiro roteiro pela Grécia, quem sabe deveria escolher entre estas mais famosas, e deixar as menores para uma segunda visita.

Você pode visitá-las de ferry, barco rápido ou avião. Esta última opção é (claro!) a mais rápida, mas também mais cara, e bota caro nisso! O ferry demora, mas é até confortável, e o barco rápido é uma excelente opção para ir entre ilhas. Outra opção são os inumeráveis cruzeiros que saem do Pireus, o porto de Atenas. Existe até companhia low-cost de cruzeiros – a Easy Cruises (infelizmente esta companhia fechou!). Oferece cruzeiros desde 214€, de 4 noites a cruzeiros de 14 noites por 770€. Alguns itinerários passam por território turco. (Atualização: a Easy Cruises já não está operando!).

Se você quer conhecer por conta e tem apenas 5 dias, escolha como máximo 2 ilhas, e se tem uma semana quem sabe poderia arriscar 3 ilhas. Ficar menos de 2 a 3 dias em cada ilha é muito estressante, e você apenas passa os olhos pelo lugar. As ilhas não estão tão perto umas das outras.

Se vai a Mikonos, famosa por suas vida noturna, não deixe de fazer um passeio à ilha museu de Delos. Ninguém mora nesta ilha, literalmente toda a ilha é um museu. Em todas as ilhas é fundamental alugar um carro ou moto para se locomover. Os ônibus em muitas ocasiões não são regulares e não chegam a alguns lugares recônditos mais especiais.

Minha Grécia fundamental ou minha primeira aproximação à Grécia seria:
3 dias – Atenas
¾ dias – Delfos/Meteora
8 dias – 3 ilhas, escolheria: Mikonos, Santorini e Creta, ou apenas duas para desfrutar mais, levando em consideração que Creta é enorme.

Se tivesse um ou dois dias a mais no continente iria a Nauplia e Epidauro; e mais alguns dias para as ilhas, continuaria visitando apenas três ilhas, mas talvez faria duas das superstars e escolheria uma menor e mais inexplorada.

Destaque do post:
Roteiro por Grécia
Sugestão de visita à Grécia

Leia também:
O que fazer em Creta
Mais perto do céu: um passeio pelos mosteiros de Meteora
Santuário de Delfos: dicas de visita
Ilhas Gregas: Como chegar – Porto Pireus
O que fazer em Atenas – 48 horas (parte II)
O que fazer em Atenas – 48 horas (parte I)

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Fotos: turomaquia_2008
Imagens: Easy Cruises

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

43 Comentários

  1. Carmem Galbes

    Nossa,Que vontade de ir!Bjs.

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Carmen,a Grécia me sorprendeu muito, eu sabia que ia gostar da viagem e tal, mas foi muito mais do que eu esperava!Beijos

    responder
  3. Mimi

    oi!vim aki parar por andar a pesquisar creta :)li teus vários posts sobre grecia, mt interessante mesmo!!estou recolher informaçao sobre Heraklion, pois vou la este verao… entao estou a procura da maior informaçao possivel, tanto de percursos, como o k visitar e como… e sem duvida fiquei ainda mais curiosa depois dos teus posts :)vou adicionar te a minha lista de blogs.ate breve, bom fds!!

    responder
  4. Alex Turco

    Olá!Eu a minha namorada estamos indo pra Grécia amanhã. Nos baseamos muito no seu site pra organizar a viagem, muito bom MESMO! Também temos um site onde estamos colocando nossa programação e vamos colocar também o que fizemos, onde ficamos, onde comemos, etc.http://desaventureiros.blogspot.comObrigado por toda a ajuda,Alexandre

    responder
  5. Patricia de Camargo

    Pôxa Alex, fico bem feliz de ter ajudado, esta é a idéia! Vou ficar ligada na viagem de vocês através do blog desaventureiros!Um abraço

    responder
  6. Patricia de Camargo

    A Ana enviou este e-mail para mim:Estava aqui pesquisando sobre a Grecia e vi seu blog. Eu e meu esposo vamos em Julho para a Grecia e Turquia. Adorei ler seu blog. Vo ce tem mais alguma dica espcial?? Estamos indo para comemorar nssos 30 anos de casamento . E nossa primeira vez la.Ja viajamos por outros paises e a temos algumas experiencia.Mas vai ser a primeira que faremos um cruzeiro. Vale a pena?Respondo aqui, porque acredito que assim podemos criar mais sinergia com outros viajantes!

    responder
  7. Patricia de Camargo

    Ana, existem vantagens e desvantagens em um cruzeiro. A principal vantagem é que enquanto dorme você viaja de uma ilha a outra e não perde tempo. Outra é que os horários dos ferry as vezes são um pouco irregulares, e se são epquenos, qualquer alteração no mar pode fazer com que não saiam ou atrasam bastante, o que nos passou na saída de Santorini.Além do que, em algumas ilhas no verão a comida é mais que cara, é caríssima, e ao viajar em um cruzeiro, o custo x benefício pode ser bem interessante!Desvantagens: A principal, o pouco tempo em cada ilha, e para alguns, não desfrutar da noite no local.(segue …)

    responder
  8. Patricia de Camargo

    Para aqueles que curtem mais o dia, o cruzeiro é uma excelente opção, sem contar que você pode tomar aquele vinho sem pensar que vai ter que dirigir até o hotel!Talvez para uma primiera viagem à Grécia seja realmente a melhor opção. Para depois voltar com mais tempo naquelas ilhas que te enlouqueceram!Ai que delícia comemorar 30 anos de casamento!!! Eu iria a Meteora, é um lugar mágico. Eu sabia o que estaria diante dos meus olhos, mas quando vi as primeiras pedras desde a estrada, chorei de emoção!Beijos

    responder
  9. Fê Costta

    Ei Paty!!Menina, vim aqui te agradecer!!! Seus posts sobre a Grécia estão divinos e me ajudaram muito na minha viagem!! Imprimí e virou meu guia lá!! Fantástico!! A novelinha só consegui assistir antes da viagem, mas lembrei de várias coisas enquanto estava lá ao vivo!Belas dicas mesmo!!Bjos e congratulations! ;))

    responder
  10. Patricia de Camargo

    Fê, brigaduuu pelo feedback, vc sabe como é importante!Já estou de olho para ver teus posts no Viaggio Mondo!beijos

    responder
  11. Giovanna

    Olá, gostaria de saber se visitar a Grécia em Dezembro vale a pena.Como está o clima lá nessa época? Estou em Roma e goastaria de ir lá no dia 01/12/2012. Alguém tem comentários sobre isso??

    responder
    • Patricia de Camargo

      Giovanna, em que lugar da Grécia está pensando em ir?

      responder
  12. Luana Cruz

    Olá!
    Parabéns pelo blog! Fui a Grécia em 2011 e me arrependi de não ter ido a Meteora. Fiquei uns dias em Atenas, depois fui a Delfos e finalmente a Creta. Foi incrível! Vou tentar ir esse ano de novo!:)

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Luana! Eu também estou louca para voltar, tem muita coisa legal por lá, né?!
      Um abraço

      responder
  13. Ester

    Ola! O link da Easy cruises nao esta abrindo. Pode me ajudar? Quero ir para a Grecia no Natal e gostaria de saber se preciso me programar antes ou se e uma possivel ir e deixar para resolver tudo la. Beijos. Ps.: Estarei saindo da Irlanda.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Ester, a Easy Cruises não está mais operando 🙁

      responder
  14. Angélica Veiga

    Bom dia!

    Minhas férias serão em Março! Dá para ir para Grécia, queria muito conhecer!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Angélica, que dá, dá 🙂 O lance é para onde vc quer ir, se por exemplo quer pegar praia, a coisa fica complicada rssss
      beijos

      responder
  15. Simone Carinhena Gomes

    Oi Patricia estou querendo fazer uma viagem pela Grecia em setembro mas terei apenas 7 dias, o que fazer cruzeiro ou aviao o que visitar

    responder
    • Patricia de Camargo

      Simone, vc quer ir para as ilhas?

      responder
  16. ANDRE LINS

    Ola Patricia, comecei hoje a planejar uma viajem de lua de mel no inicio de Setembro do ano que vem.
    A ideia é passar 2 dias em Atenas + 3 dias em uma ilha (Santorini ou Mikonos). Logo depois provável que vamos seguir para Paris / Londres.

    Você acha que aumento mais 2 a 3 dias na Grecia para visitar uma segunda ilha?

    Abarço

    responder
    • Patricia de Camargo

      Simmm, eu iria para Creta 🙂

      responder
  17. Renato

    Boa tarde, vou passar a lua de mel em Athenas e Santorini em Julho/2014, gostaria de algumas dicas, visto pelos post anteriores que você tem grande conhecimento sobre a Grécia.
    Existe algum transporte mais em conta entre Athenas e Santorini?
    Existem guias na Grécia que falam português?

    Desde já agradeço.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Renato, dá para ir de ferry, é uma noite, ou de avião. Se comprar o bilhete de avião com antecedência pode valer mais a pena este meio de transporte – http://en.aegeanair.com, só fique atento para ver se a tarifa escolhida inclui mala. O ferry você pode comprar por lá mesmo. Sobre o ferry dá uma olhada neste post: https://turomaquia.com/ilhas-gregas-para-chegar-porto-pireus/

      Em relação aos guias, infelizmente ñ tenho nenhuma indicação neste momento 🙁

      responder
  18. laura

    adorei as dicas…uma pergunta: qdo vc vai para as ilhas, como ficam as malas? Dá pra levar a mala de viagem normal ou tem como deixar em algum lugar, em Athenas?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Laura, eue levei minha mochila comigo, mas teve um dia que ñ tínhamos hotel em Atenas e apenas passaríamos o dia por lá, e encontramos um lugar no centro junto à Praça Syntagma que funcionava como locker. Quando retorne à casa vou ver se encontro a referência desta loja.

      responder
  19. Cleide Costa

    Vou estar na Grécia entre os dias 01/09 a 08/09, com outras duas amigas gostaria que me indicasse algum guia que pudesse nos acompanhar.
    Ainda não definimos totalmente o roteiro, mas a principio será Atenas, Santorini e Mikonos.

    grata

    responder
    • Patricia de Camargo

      Cleide, infelizmente ñ tenho nenhuma indicação de guia por lá 🙁 mas em três vcs vão conseguir se virar bem sozinhas, arranhando um inglês básico ñ precisa mais nada! Na volta me conta como foi!

      responder
  20. Alessandra Januário

    Adorei as dicas. Estarei realizando mais um sonho conhecendo a Grécia em julho. Ficarei 15 dias. Acho que dará para conhecer bastante lugares.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Alessandra, uma das viagens mais legais que já fiz. Na volta conta aqui como foi 🙂
      Um abraço

      responder
  21. Diana

    Olá!
    Patricia como foi a experiência de conduzir na Grécia? Tenho viagem marcada para início de outubro e quero muito ir a Meteora. Recomendas alguma empresa de aluguer de carros. Vamos duas pessoas e pelo que vi compensa em vez de fazer um tour via agência/táxi.
    Obrigada pelas dicas 🙂

    responder
    • Patricia de Camargo

      Diana,

      foi legal, a única coisa é que eles usam o acostamento como segunda pista 🙂 Parece loucura, mas a coisa funciona. E sim compensa alugar o carro, e dá uma olhada porque achei bem legal fazer Atenas – Delfos – Meteora. Nos posts conto em detalhes como fazer este roteiro, mas se tiver alguma dúvida, dá um grito. E ñ desista de Meteora, é o MÁXIMO!

      responder
      • Diana

        Patrícia,
        Acabei de chegar de Meteora… Realmente estou sem palavras para descrever o que é estar lá. As palavras também me faltam para agradecer a partilha de lugares tão inspiradores e fantásticos aqui no blog!Obrigado, obrigado 🙂
        Beijinho

        responder
        • Patricia de Camargo

          Brigaduuuu Diana pelo feedback!

          responder
  22. Selma Luiza Silva

    Olá Patricia. Suas dicas foram ótimas. Irei com meu marido para a Grécia em junho. Chegaremos no dia 10/06/15 e retornaremos ao Brasil em 26/06. Você acha que conseguiremos fazer Atenas, Delfos e Meteora, o anfiteatro grego – Epidauro e a cidade de Nauplia, Mikonos, Mikonos, Santorini e Creta neste período, mas sem atropelos e aproveitando o máximo? Você poderia recomendar hotéis?
    Estou pedindo muito, mas eu não vejo a hora! Obrigada.

    responder
  23. Carolina

    Olá. Muito bom seu blog.
    Saberia dar alguma informação sobre vantagens e desvantagens de ir à Grécia em Nov?
    abs!
    Carol

    responder
    • Patricia de Camargo

      Carolina, novembro só é mais complicado no caso das ilhas, diminui a frequência dos ferries, e muita coisa fecha. No resto do país não há nenhuma problema, só o clima é mais friozinho 🙂

      Beijos

      responder
  24. Tatiana

    Patrícia, socorro!!!! Vamos para a Grécia em setembro, mas as passagens estão super caras…Qual será a antecedência adequada para comprar as benditas???? Obrigada! <3

    responder
    • Patricia de Camargo

      Tatiana, também estou vendo passagens para meus pais virem para cá, e a coisa está dura 🙁 Tem uma lenda urbana que a melhor época estaria entre 60 e 86 dias antes da viagem.
      Beijos

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt
  • Porque a vida é feita de detalhes 😘

#goult #provence #roteiroprovence #francelovers

Follow Me!