Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 22 2014

A boa filha a casa torna – A Vitória de Samotrácia e o Louvre

Vitoria de Samotracia no Museu do Louvre A Vitória de Samotrácia e o Louvre
Uma das obras de arte que mais me impactaram em toda minha vida acaba de voltar de um processo de restauração de 10 meses, que custou 4 milhões de euros. Ela voltou semana passada à Escadaria Daru, um lugar perfeito para uma mulher impressionante. E eu estou aqui escrevendo e mega excitada só pensando em meu reencontro com esta Vitória de mais de 2.000 anos de idade.
A Vitória de Samotrácia e o Louvre

Em agosto, vou fazer minha terapia favorita, aquela que me faz esquecer qualquer LER causada pelas horas extremas diante da telinha. Vou visitar grandes museus. Grandes não apenas pelo continente, mas pela enormidade do seu conteúdo. Na lista está a primeira mega exposição monográfica de Yoko Ono; o reencontro com a “Vitória de Samotrácia” no Louvre, e em Berlim, com a Nefertiti. Ou seja, vou de grandes mulheres neste verão europeu 😉

Voltando à Vitória, dos quatro milhões do orçamento, o mais bonito é saber que um quarto de toda esta dinheirama veio de 6.700 donantes, muitos deles cidadãos como eu ou você, franceses e não-franceses. Mas não dá para deixar de citar as 3 grandes empresas mecenas que colocaram o restante: Nippon Television Holdings, F. Marc de Lacharrière (Fimalac) e Bank of America Merrill Lynch.

O trabalho foi titânico, imagine que tiveram que desmontar cada parte da escultura de mais de 2 metros de altura. Que recuperou 3 plumas de sua asa esquerda, e ganhou uma senhora limpeza. Neste processo todo descobriram uns restos imperceptíveis a olho nú de cor azul. O que só vem confirmar que como a maioria das esculturas greco-romanas, a Vitória não era branquinha, e sim coloridona!

No meio de um mês com tantas desgraças a grande escala, a arte me ajuda a reafirmar a fé na humanidade. Porque seres que são capazes de criar tanta beleza não podem ser tão abomináveis. A arte é minha válvula de escape, meu ópio.
A Vitória de Samotrácia e o Louvre
Por isso, se você é um descrente artístico, visita o Louvre comigo. Como? Comprando o Guia do museu, que eu escrevi para o selo editorial do maior blog sobre a Cidade Luz da blogosfera brasileira, o Conexão Paris! É só clicar aqui.

Meus livros de ARTE

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

imagens: turomaquia e http://www.louvresamothrace.fr/fr/#/home

Nenhum Comentário

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt
  • Porque a vida é feita de detalhes 😘

#goult #provence #roteiroprovence #francelovers

Follow Me!