Guias de Viagem e Arte

 
 
set 05 2013

Trekking pelas praias do Algarve | Lagos

Quando decidimos que não íamos alugar carro no Algarve, nossa maior dúvida foi: vamos conseguir chegar às praias de Lagos! Todos os relatos na rede eram de gente que havia alugado, até que achei um depoimento de um americano em um fórum que tinha caminhado até as praias.
Trekking pelo Algarve

Relaxamos e entregamos prá Deus 😉 E a coisa era bem mais fácil do que imaginávamos. Vem, que te vou contar tintim por tintim como é este trekking:)

Vá em direção ao Forte da Ponta da Bandeira, construção do século 17. Junto a ele já verá a primeira praia (da Batata), e olha que estamos do ladinho do centro histórico. No lado oposto ao forte se encontra a intacta Porta de São Gonçalo.
Trekking pelo Algarve

Nada de dar uma paradinha, vamos continuar e verá a Praia dos Estudantes. Pela frente uma das poucas pendentes fortes do caminho. Mas como ainda estamos na cidade, nada mais é do que a calçada da Avenida dos Descobrimentos (que depois se converte em Estrada da Ponta da Piedade). Por aí verá placas que indicarão à próxima praia: Pinhão.
Trekking pelo Algarve
Trekking pelo Algarve Trekking pelo Algarve
Trekking pelo Algarve

Como pedestre deve entrar na Travessa da Trindade e depois na rua que se vê na foto. É fácil, e logo terá a primeira visão UAU das falésias e das rochas que penetram o mar sem qualquer ordem ou ritmo, e daí sua dramaticidade. E daí esta dificuldade que nós mortais temos em deixar de olhá-las, tal é seu poder hipnotizante.
Trekking pelo Algarve
Trekking pelo Algarve

Todas as praias a partir daqui estão cercadas de montanhas que caem retas junto à areia, as falésias. O que significa que para chegar ao mar é necessário descer dezenas e mais dezenas de escadas, e depois na volta, subir 😉
Trekking pelo Algarve

Se desde cima, a sensação é que algo te aperta o diafragma e dificulta a respiração. Lá embaixo a gente se sente minúsculo, como se o mundo todo fosse te abraçar.
Trekking pelo Algarve

Pinhão foi a minha praia favorita junto com a do Camilo. Mas isto é gosto, e coisa do momento. Tem tanta praia legal por estas bandas que o mais genial desta história é que cada um pode escolher a sua do coração.
Trekking pelo Algarve

Desde Pinhão o caminho é bem claro e fácil até D. Ana. A praia que já foi listada como uma das mais bonitas do mundo. Tem um hotel com um piscinão de frente prá tudo isso. Neste hotel vendem água e refrescos a um ótimo preço.
Trekking pelo Algarve Trekking pelo Algarve
Trekking pelo Algarve
Trekking pelo Algarve

Agora desde D. Ana, o caminho não é tão evidente, e como eu sou meio ressabiada, resolvemos ir pela estrada. Rapidinho se chega a Praia do Camilo. Onde encontrará um restaurante de mesmo nome, e que vale a parada para almoçar ou tomar um bom vinho verde! Nós paramos, e o lugar vai estar no post “Onde comer em Lagos”.
Trekking pelo Algarve Trekking pelo Algarve

Da Praia do Camilo sai um caminho mais ou menos evidente até a Ponta da Piedade, onde o verde esmeralda das águas é ainda mais forte e reluzente. Desça as escadas até a ponta, e se tiver tempo faça o passeio de 45 minutos/1 hora pelas cavernas da zona. Desde aqui custa 10€.
Trekking pelo Algarve
Trekking pelo Algarve Trekking pelo Algarve

Agora é só retornar e ir tomando um banho de mar nas tuas praias favoritas. Mas olha pro céu e pede a proteção de Iemanjá, porque a água é fria 😉
Trekking pelo Algarve

No retorno paramos na Praia do Batata, e fizemos um lanchinho com um belo queijo, uns tomates frescos e um pãozinho do dia. De sobremesa, entramos no centro histórico e fomos de iogurte gelado.
Trekking pelo Algarve

Trekking pelas praias do Algarve – Dicas

1. Na alta temporada, escolha uma praia para tomar um sol logo pela manhã, depois das 12:30 as praias enchem!
2. É programa prá dia todo, prá fazer sem pressa. Há locais para comer (e bem!) em quase todo o percurso.
3. Se não estiver a fim de andar, não se preocupe, há uma linha de ônibus, a Linha 2 ou Onda Azul, que te deixa na Praia D. Ana, e em Porto de Mós, que está depois da Ponta da Piedade.
Trekking pelo Algarve

Veja todos nossos posts do ALGARVE

Busque e reserve outro hotel em Lagos, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Siga a gente no Instagram, clicando

fotos: turomaquia_2013

19 Comentários

  1. Lília Monteiro

    Olá,

    Gostei do que escreve sobre Lagos… só uma correção não é Praia “do” Batata…. mas sim “Praia da Batata” ou “Praia Formosa”…
    Cump. Lília

    responder
    • Patricia de Camargo

      Lília, brigaduuuu 🙂 Já realizei a correção!
      Um abraço

      responder
  2. Adri Lima

    Nunca imaginei que fosse assim! Um escandalo de lindas, essas praias!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Adri, nem eu!
      Beijos

      responder
  3. Tânia Barreira

    Queria só acrescentar que a Praia da Dona Ana foi recentemente considerada a praia mais bonita do Mundo!! 🙂
    http://www.tvi.iol.pt/videos/13950705

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Tânia 🙂

      responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduu Tânia, e o título é merecido 🙂

      responder
  4. Sandra Borges Pinto

    Amei,Que fotos lindas. Dá vontade sair correndo,e ir v er pessoalmente cada praia.
    Qual epoca melhor para visitar Lagos, queria sol mas em baixa temporada.
    bjs.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Sandra, a partir de mediados de maio até primeira semana de julho; e depois da segunda semana de setembro até o comecinho de outono. Em outros meses também encontrará sol, mas também poderá estar um pouco mais frio, o que quase impossibilitaria um banho de mar. A região é maravilhosa 🙂
      beijos

      responder
  5. Sandra B.

    oi Patricia,

    Já li e reli os post do Algarve. Este do trekking é o meu favorito!
    Domingo que vem somos nós repetindo o trajeto!! 🙂

    Pergunta prática: água de torneira é de beber? Ou tenho que convencer o madrileño a comprar garrafas de água?

    obrigada
    beijo
    Sandra

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Sandra 🙂 nós tomávamos a água da torneira, mas no trekking nem se preocupem porque encontrarão bares super legais pelo caminho 😉

      responder
      • Sandra B.

        Aguá de torneira é um estilo de vida madrileño!! Trekking com bar!! Vai ser uma delicia!!!

        Surgiu outra duvida técnica:
        Paco leu (em um lugar incerto e não sabido) que as estradas portuguesas tem pedágio “eletrônico”. Compra-se um equipamento que é lido nas chancelas dos pedágios que não tem funcionários. :O
        Imagino que todas as estradas de Portugal devam funcionar mais ou menos da mesma forma, não? Estou com dificuldades em encontrar informações confiáveis.
        Você sabe onde posso conseguir informações corretas e precisas??
        (olha a vantagem de usar transporte público: sem estas preocupações!! acho que é por isso que o teu roteiro do Algarve é mais que sensacional)

        Obrigada!!!

        responder
  6. Anaia

    Olá Patrícia!!

    Você poderia ajudar…como faço pra ir de Lisboa à Lagos?? Terei que ir até Faro e de lá pegar algum ônibus até Lagos??

    Grata

    responder
  7. Milly

    Excelente post! Nos fue muy útil!

    responder
  8. Vivian

    Patricia, vc fez o passeio ate as grutas??
    Sabe dizer se vale a pena fazer o caiaque ou o barco?

    Obrigada!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Vivian,
      eu fiz de barco, mas tenho uma cliente que fez de caiaque e adorou 🙂
      Beijos

      responder
  9. Patricia

    Olá Patricia.
    Estarei em Lisboa em Maio e gostaria de ir a Algarve para conhecer as praias por um dia. Você sabe me dizer como eu chego em Algarve partindo de Lisboa? Vou ficar hospedada no centro de Lisboa e gostaria de saber se tem alguma linha de ônibus que vai direto e se a parada em Algarve é próxima as praias.
    Obrigada.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Patricia, é meio longe para um bate e volta, são mais de 3 horas para ida e mais 3 para a volta 🙁 Ficaria ao menos uma noite. Você pode ver os ônibus, neste site: http://www.rede-expressos.pt

      Um abraço, depois me conta como foi!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!