Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 24 2014

Bate e volta desde Lisboa – Península de Tróia + Setúbal

Setubal e Península de Tróia - Portugal
Pouca gente relaciona um bate-e-volta à Lisboa com uma praia paradisíaca. Mas o certo que a menos de 50 quilômetros da capital você dá de cara com uma cidade que é uma graça, do seu porto pega um barco que num pif-paf te deixa na Península de Tróia. Pouco conhecida pelos brasileiros, mas que por si só já vale a viagem.

Como chegar
Um bate e volta que dá para fazer de transporte público. Pegue o metrô Linha Azul e desça no Jardim Zoológico. Lá está a estação Roma-Areeiro, de onde saem os trens da Fertagus para Setúbal. O trajeto leva mais ou menos 1 hora. Mas é daquelas viagens deliciosas, mesmo antes de sair de Lisboa, o trem funciona como um baita mirante do Bairro de Belém. Um panorama da Torre de Belém e do Padrão dos Descobrimentos, porque afinal cruzará por dentro da Ponte 25 de Abril. E ao final da ponte, o grande Cristo. Cada trajeto custará 4,35€. Há vários trens durante o dia, clique aqui para ver os horários.
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Da Estação de Setúbal até a Doca do Comércio são 2 quilômetros, nem perca tempo e vá de táxi. O trajeto ida e volta com o catamarã custa 6 6,55€.

Chegando em Tróia, de cara aparece uma sorveteria ótima, a Ice Gourmet (infelizmente minha amiga Isabel acaba de me comentar que fa sorveteria fechou!). E lindos restaurantes com terraços e um big hotel. Não deixem de entrar no lobby no Tróia Design Hotel para ver a obra “Cinderela” da artista portuguesa Joana Vasconcelos.
Joana Vasconcelos
De lá, devidamente paramentado com seu traje de banho e toalha pegue as passarelas de acesso à praias. Pare na curva, na “esquina” da península. Na maré baixa, dezenas de piscinas naturais aparecem naquele mar cristalino de areia branquinha. Relaxe com a Serra da Arrábida de fundo. Daqueles momentos em que a gente levanta as mãos para o céu e agradece!
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Setubal e Península de Tróia - Portugal
Sei que vai ser difícil não mudar os planos e pegar um quarto por lá mesmo; mas seja forte e pegue o catamarã de volta à Setúbal porque o bate-e-volta ainda não terminou. Almoce um peixinho fresco e frito junto com os locais no Restaurante Casa Morena. Local simples mais delicioso, provem os carapaus, sardinhas e massacotes, e de entrada não perda o queijinho e vá de vinho verde.
End.: Praça Machado dos Santos, 18
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Depois do almoço, visite a Igreja do Convento de Jesus de Setúbal, de estilo gótico, considerada como um dos primeiros exemplos do estilo manuelino. Se você já visitou a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos já conheceu esta forma de trabalhar a pedra, até dizem as más línguas que eles treinaram o estilo por aquí, antes de aplicá-lo em Lisboa.
Setubal e Península de Tróia - Portugal
A igreja foi desenhada pelo arquiteto Diogo Boitaca em 1494. Um dos preferidos da Casa Real na época e um dos primeiros a trabalhar no Mosteiro dos Jerónimos. O interior tem arcos, janelas e colunas torsas feitas em brecha da Arrábida (um tipo de pedra).
Horário: 3. ª feira a domingo das 9:00 às 13: 00 e das 14 :00 às 17:00 horas
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Passear pela cidade é uma delícia, e antes de retornar à Lisboa, uma última taça de vinho na Casa da Baía Setúbal. Onde também vendem souvenirs e produtos típicos, e funciona um posto de informação turística. O edifício do século 18 já foi residência de religiosas.
End.: Avenida Luísa Todi, 468
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
De lá para a Estação de trem para retornar à Lisboa. O melhor é descer na Estação Sete Rios/Jardim Zoológico, de onde sai a Linha Azul do Metrô. Prá quem vai estar de carro, o passeio pode passar por outras “paragens”, mas isto é tema para outro post 😉
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Setúbal - Portugal
Agradecimento: este post não seria possível sem o carinho dos amigos Isabel e Mário, moradores de Setúbal, que nos acolheram e nos levaram a todos estes belos lugares. Eu e o Tom adoramos vocês!
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa

Veja todos nossos posts de LISBOA

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: LisboaSetúbal | Tróia. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Prove abaixo …

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2012

18 Comentários

  1. Renata

    Lindo! Lindo!
    Será que o mês de agosto ainda é momento oportuno para este passeio? Irei para Portugal neste período e gostaria de saber…

    Obrigada

    responder
    • Patricia de Camargo

      Renata, agosto é ideal, é super verão! Vai amar! Na volta passa aqui e me conta o que achou deste passeio 🙂

      responder
  2. Alexandra Avelar Camargo

    Ai Portugal!!! Tudo é lindo por lá. Fiquei encantada com essa praia, já vai para a lista! Bj

    responder
  3. Renata

    Patricia, mais uma dúvida: sábado ou domingo é um bom dia para esse passeio? Pergunto pelo fato de ter lido em algum lugar que muitas coisas fecham, principalmente aos domingos…

    Ah, adoro o blog!!! 🙂

    Depois passo aqui pra compartilhar minha experiência.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Renata, como vc vai em agosto não acredito que tenha problemas mesmo no domingo. Por via das dúvidas, coloca ele no sábado. Brigaduuuuu pelo elogio 🙂

      responder
    • Tânia Barreira

      Renata e Patricia,

      desculpem meter-me na conversa, mas em Agosto sendo o mês tradicional de férias em Portugal, estes sitios ainda terão é mais actividades e mais pessoas, por isso não me parece que tenha problemas por encontrar locais fechados, pelo contrário, acho que vai encontrar é locais lotados principalmente ao fim de semana.

      responder
      • Patricia de Camargo

        Tânia, pode ser meter quando quiser, a gente agradece 🙂
        beijos

        responder
  4. Geraldo Silveira

    Oi, Patricia
    Estarei em Lisboa de 16 a 19 de setembro e queria dedicar um dia a este roteiro que você indicou. Você acha que estará quente o suficiente para praia e banho de mar? Obrigado.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Geraldo, provavelmente sim. Mas vc sabe que o nosso tempo está doido varrido! Eu arriscaria! na volta se tiver um tempinho, passa aqui, e conta como foi!

      responder
  5. Lia

    Se eu tivesse visto o post mais cedo! Estou em palmela, poderia ter ido em troia …

    responder
  6. Natalia Bella

    Olá Patricia! Em dezembro irei para Portugal realizar um estágio em Setúbal, não sei se você conhece a cidade. Minha dúvida é: sair do aeroporto e ir para a cidade que fica cerca de 40km de Lisboa. Dizem que táxi sai muito caro, qual o melhor transporte para utilizar, como faço sair do aeroporto e ir para alguma rodoviária? Agradeço se puder esclarecer minha dúvida.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Natalia, dá prá ir de ônibus e de trem. Quando eu fui, utilizei o trem. Dá uma olhada na parte do post: Como chegar.

      Você pode pegar o metrô desde o aeroporto, ou quem sabe prá ti seja mais prático pegar a Linha 2 do Aerobus que vai te deixar em Sete Rios onde fica uma das estações onde para o trem que vai direto para Setubal: http://www.yellowbustours.com/pt/cidades/lisboa/aerobus-transporte-de-autocarro-do-aeroporto-de-lisboa/ Assim não tem que ficar trocando de linha de metrô, e o ônibus te deixa na estação de onde sai o trem!

      responder
  7. Yasmin

    Oi Patrícia! Vou para Portugal em dezembro. Você acha que vale o passeio a Península de Tróia mesmo no inverno? Amo seus posts!! Obrigada!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Yasmin, demorei para responder porque estava pensando. Putis é difícil, porque se estiver frio mas sem chuva, acho que vale. Mas já fui em dezembro para Lisboa e peguei bastante frio e chuva, neste caso, decididamente não vale a pena. Ainda vou escrever, mas ñ sei se antes da tua viagem, coloca na tua programação o Mercado da Ribeira, é muito legal, tem um montão de lugares legais para comer, e dá para ir caminhando desde a Praça do Comércio. E brigaduuuu por ser minha leitora 🙂

      responder
  8. Kely

    Olá!
    Gostaria de saber duas coisas:
    Onde pego o metro em Lisboa para Setúbal?
    E chegando em Setúbal, como faço para ir até a Praia de Galapós, Creiro, Coelhos?
    Abraço.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Kely, no post eu comento como chegar em Setúbal: Pegue o metrô Linha Azul e desça no Jardim Zoológico. Lá está a estação Roma-Areeiro, de onde saem os trens da Fertagus para Setúbal. O trajeto leva mais ou menos 1 hora.

      Para as praias quem sabe dê para ir com o ônibus 755, mas todo o litoral eu fiz de carro. De ônibus é um pouco mais complicado.

      Beijos

      responder
      • Kely

        Muito obrigada!
        Mas vou tentar ver ônibus mesmo ou outro meio porque não irei de carro. 🙁

        responder
  9. Luciana

    Olá! Só uma observação a Estação de Comboios que se chega saindo do metrô na Estação Jardim Zoológico a é Sete Rios. E outra, o catamarã que se pega em Setúbal fica no Cais 3. Adorei sua sugestão! Obrigada!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!