Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 26 2012

Roteiro por Berlim – de Andy Wharhol a Wim Wenders

Roteiro Berlim, do Hamburger Bahnhof a Porta de Brandemburgo
Comece o dia com muita arte contemporânea. Não faz cara feia, não 😉 Se você não está acostumado à arte do seu tempo, ao menos visite o lado direito do Hamburger Bahnhof (A). Verá telas gigantes do Andy Wharhol e a melancolia de Kiefer expressada em formato de avião.

Uma horinha no museu, e volte a caminhar. Depois de 300 metros dará de cara com a gigantesca Estação Central de Trem (B). A obra é impressionante e vale a visita. O teto sustenta 8.500 placas de vidro. Se for viajar de trem desde Berlim, seria um bom momento para fazer a reserva de assento ou até comprar os bilhetes. O interior lembra um enorme shopping center repleto de escadas rolantes. Por onde transitam 300.000 viajantes por dia!
Roteiro Berlim, do Hamburger Bahnhof a Porta de Brandemburgo Roteiro Berlim, do Hamburger Bahnhof a Porta de Brandemburgo

Na primavera-verão ao lado da estação pipocam os barzinhos estilosos. Continue pela Friedrich-List-Uter até a ponte que une as duas margens do Rio Spree. Quando estiver cruzando pela ponte, aproveite para enquadrar na câmara os 2 mega símbolos da cidade: a torre da televisão e a cúpula do Reichstag.

Caso sua visita coincida com o verão, verá o rio fervilhando. Fora os cruzeiros que aumentam sua frequência nesta época, contam-se por dezenas os bares nas margens, e por centenas o número de pessoas simplesmente tomando um solzinho na grama.
Roteiro Berlim, do Hamburger Bahnhof a Porta de Brandemburgo Roteiro Berlim, do Hamburger Bahnhof a Porta de Brandemburgo

Após cruzar a ponte cairá no centro do poder político da capital. Lugar que concentra a Chancelaria, Reichstag e todos os edifícios parlamentares. A 300 metros verá a Chancelaria e do teu lado esquerdo o Reichstag.
Roteiro Berlim, do Hamburger Bahnhof a Porta de Brandemburgo

Este edifício em alemão conhecido como Bundeskanzleramt ou Kanzleramt (C) é o principal apoio do Governo Federal de Alemanha. O Chefe da Chancelaria é como um ministro especial, um braço direito da Merkel. A construção é recente, finalizada em 2001. A escultura na entrada é do espanhol Chilida (1999) e se intitula Berlim. Observe as árvores em cima de alguns “pilares” de concreto, que conferem um ar mais leve ao edifício.
Roteiro Berlim, do Hamburger Bahnhof a Porta de Brandemburgo
Curiosidade: o edifício é oito vezes maior que a Casa Branca!

Do centro de comando para o pulmão de Berlim, o Tiergaten. Um parque enorme cheio de trilhas. Se quiser conhecer outro marco da cidade e do cinema, vá até a Coluna da Vitória ou Siegessäule (D). Foi sobre a escultura da deusa que repousou o anjo Damiel em “Asas do Desejo”, regravada anos mais tarde nos Estados Unidos como “Cidade dos Anjos”.
Roteiro Berlim, do Hamburger Bahnhof a Porta de Brandemburgo Roteiro Berlim, do Hamburger Bahnhof a Porta de Brandemburgo
Roteiro Berlim, do Hamburger Bahnhof a Porta de Brandemburgo
Berlim e seus símbolos

Da coluna saímos do parque em direção à Gemaldegalerie (E). Neste museu convivem grandes nomes do século 13 a 18 da pintura ocidental. Na verdade, encontra-se dentro de um super complexo cultural, o Kulturforum.
Roteiro Berlim, do Hamburger Bahnhof a Porta de Brandemburgo

Para quem quiser emoções mais fortes, deixe a Gemaldegalerie de lado e visite a Neue Nationalgalerie (F), para viajar no expressionismo alemão.

Decidido o museu, passe mais ou menos uma hora em suas salas, e caminhe uns 600 metros para a vibrante praça – Potsdamer (G). Aqui poderá conseguir teus carimbos da antiga Alemanha. Fazer umas comprinhas no moderno Sony Center, ou uma boquinha e depois tranquilamente passear até a Torre de Brandemburgo (H) para vê-la iluminada!
Berlim e seus símbolos Berlim e seus símbolos
Berlim e seus símbolos

Total da caminhada: 5,8 km, para ver o mapa ampliado, clique aqui.

Veja todos nossos posts de BERLIM

Busque e reserve seu hotel em Berlim, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Escape das filas, compre antes da viagem e em português, as entradas para os principais ATRATIVOS DE BERLIM, clicando aqui.

Posts relacionados:
10 razões para se mandar para Berlim
Museum Pass Berlim – Vale a pena?
Muro de Berlim – a ferida onipresente
Para ver o que sobrou do Muro de Berlim

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2010

2 Comentários

  1. Mesi

    No conozco Berlín, pero parece que hay mucho que ver allí. Me gustó que la ruta esté bien planificada y con el mapa listo para empezar a caminar. ¡Buena idea!

    responder
  2. virginia camargo

    Muito bom e que fotos maravilhosas.Bjos Vica

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt
  • Porque a vida é feita de detalhes 😘

#goult #provence #roteiroprovence #francelovers

Follow Me!