Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 16 2006

A vida pode ser maravilhosa …

Dia 2 de março: inesquecível! Todas as pessoas me diziam: “Sua maluca vai ao Brasil para uma formatura! Tá pineu!” Mas estas pessoas nem imaginavam a emoção que eu sentiria ao entrar no anfiteatro da UNICENP em Curitiba e receber o aplauso daquelas pessoas que tinham depositado sua confiança em mim, e me dado a honra de ser sua paraninfa. Recebi tantos beijos e abraços que podia morrer ali mesmo e que certamente todo aquele amor me levaria às alturas (seja lá aonde seja isso! Céu, outra esfera …)

Mesmo estando sem malas (perdidas no novo terminal do aeroporto de Barajas em Madrid – o famoso T4 – muito lindo! Veja foto ao lado), nada me pertubava depois daquela ovação, daqueles sorrisos e da adrenalina que me subia pelo corpo, imaginando como seria a noite!

Estava bastante nervosa, não queria defraudá-los, queria estar à altura de seus sonhos, expectativas, ilusões, sobretudo de seu talento. Entrei junto com Dario (coordenador do curso de Turismo) e do pró-reitor (ou algo assim, me perdoem, mas realmente não me lembro), do Boreu, do Nicolás (dois professores e amigos).

Meu coração ia mil por hora, e ademais meu amigão Boreu, quando viu a letra que eu havia utilizado para imprimir meu discurso, disse que eu estava louca, que era muito pequena, que seria difícil para ler! Aí quase desmaiei: Senhor Deus do Amor, meus lindos xaropentos, meus pais, que vergonha …

Uma hora que o Dario e o pró-reitor levantaram, eu também levantei, e a cerimonial do UNICENP quase louca mandando eu sentar! Loucura, loucura, loucura … De repente chamam o Tommy, orador da turma, e eu sabia que a partir deste momento me faltava pouco, ou seja, basicamente nada, eu vinha logo depois do Tommy Alves dos Santos.

Na verdade o Tommy me acalmou, e haviam tantas coisas em comum em nossos discursos, que acredito que o coração baixou a 160 (hahahahaha). E de repente, ouço meu nome, duas opções: ser mulher ou ser rata!

Levantei (usando o sapato da minha mãe, minha mala ainda não havia sido encontrada), olhei para meus alunos, e resolvi assumir os riscos, ser mulher e arriscar. Cantei três trechos de músicas durante meu discurso, não porque queria dar show, ou nada parecido, apenas pensei que meus amigos formandos mereciam o meu melhor, e que “cantar é como não morrer …. “ cantar é ser feliz … e eu decidamente estava muito feliz!!!!!!!!!!! Agradeço a estes seres lindos a oportunidade de ter vivido este momento único, e desejo que uma vez na vida tenham a chance de sentir toda a emoção, que naquel quinta-feira me tomou em cheio, e que levo para sempre armazenada no fundo do peito, naquele trocinho pulsante chamado CORAÇÃO …

5 Comentários

  1. Silvia Oliveira

    Putz, como eu fui perder essa? Amaria ter estado na platéia. Além do que a casa caiu: eu dizia para todo mundo que você tinha vindo SÓ para o meu casamento, em Londrina. hehehehehe. Tudo bem, você aproveitou que vinha para o MEU casamento e participou desta linda homenagem. ;-)Beijão!

    responder
  2. Kharina

    ai paty… vc conseguiu me fazer chorar DE NOVO!!!ja nao bastava ter me feito chorar no dia da colacao, agora aqui, longe de tudo, e morrendo de saudades de todos, vc me escreve tudo isso..bom, saiba q pra mim, nao teria pessoa melhor pra ser nossa paraninfa…vc eh um exemplo pra mim… um exemplo na profissao que eu quero seguir, e principalmente um exemplo de mulher, com tanta garra e dedicacao…qdo crescer quero ser igual (ou pelo menos parecida) com vc… hahahasaudades de todos e principalmente desse dia, q pra mim foi um dos mais importantes da minha vida!!!bjos Profe!!

    responder
  3. Ciça

    Proooooo … Primeira vez que entro aqui no teu blog e tô chorando!!!!! Que lindo o que vc escreveu sobre a formatura!!! Lindo demais mesmo. Bjos, saudades

    responder
  4. Turomaquia

    Lindas mías, sabe aqueles dias em que você tá precisando de muito amor, bem … vocês me ajudaram muito com estas palavras FANTÁSTICAS! Muitos beijos!

    responder
  5. Felipe

    Estou aki,Meio atrasado mas to postando. Que emocionante o seu vc escreveu, sem dúvida nenhuma, desde que soube que você viria para a nossa formatura já era uma grande coisa, ainda mais que você falaria para os seus queridos alunos. O seu discurso estava muito legal, como sempre sabiamos que você nos surpreenderia. Não precisa nem falar que gostamos muito de você estar presente na formatura que com certeza ficará para sempre na memória como um dos melhores na nossa vida. Se não tinha falado ainda ou se já falei, torn a repetir: VALEU PELA SUA PRESENÇA NESSES 2 DIAS!!!Pra finalizar: GOstei muito dessa última foto. hahahaBjos e até a próxima

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Pelas ruas de Madri 💁🏽‍♀️ #street_photography #madrilovers #madrid🇪🇸 #espana🇪🇸
  • Desfrutando de uma visão 360 graus de Madri, onde? No nosso hotel. Para descobri-lo, clique no link da bio 💁🏽‍♀️ #viewmadrid #madrilovers #espanha🇪🇸 #hotelcomvistas
  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia

Follow Me!