Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 28 2008

Bolsas de Estudo na Espanha – Fundação Carolina

A Fundaçao Carolina concede bolsas de estudo na Espanha para estudantes ibero-americanos. São bolsas para mestrados, doutorados e estadias curtas de pesquisa.

As bolsas de mestrado são oferecidas em determinados cursos, que foram antes pré-selecionados pela própria fundação. Isto por si só já garante em parte a qualidade do programa. A Fundação Carolina é bastante exigente à hora de colocar um curso em seu programa de bolsas.

O primeiro que você deve fazer é ver se algum dos programas de mestrado te interessa. A oferta é bastante diversificada, vejam as áreas das “becas de posgrado”:

  1. Ciencias Exactas y Experimentales, Física y Química
  2. Energía y Suministro Energético Sostenible
  3. Tecnologías de la Información y de las Comunicaciones
  4. Biotecnología, Ciencias Biomédicas, Salud y Genética. Tecnología de los Alimentos
  5. Infraestructuras Territoriales
  6. Medio Ambiente, Conservación de la Tierra, Ecología, Biodiversidad y Calidad del Agua
  7. Economía y Finanzas, Organización e Innovación Empresarial, Desarrollo Económico e Integración Regional. Cooperación Internacional
  8. Bienestar Social, Desigualdad, Inclusión Social
  9. Ciencias Sociales y de la Comunicación
  10. Sociedad del Conocimiento, Educación y Desarrollo de los Recursos Humanos
  11. Humanidades: Cultura, Artes, Lengua e Historia
  12. Modernización Jurídica y Política, Democracia, Gobernabilidad, Derechos Humanos y Relaciones Internacionales
  13. Sociedad del Conocimiento, Educación y Desarrollo de los Recursos Humanos
  14. Ciencias Sociales y de la Comunicación
  15. Humanidades: Cultura, Artes, Lengua e Historia

Se algum dos programas te interessa, o próximo passo é fazer teu registro no site. Terá um nome de usuário e uma senha. Com este registro poderá aceder ao formulário de solicitação, que deve ser preenchido em espanhol.

Eu pedi esta bolsa, quando realizei minha solicitação o formulário estava composto por 4 blocos. O primeiro bloco é o dos dados pessoais. Aqui merece um destque o e-mail. Quando você começa a solicitar bolsas ou construir um curriculum através de publicações científicas, deve ter um e-mail que vá utilizar “para sempre”. O que eu quero dizer com isto? Imagina que você cria uma conta de e-mail para as solicitações, e depois a abandona, e de repente um dia percebe que te haviam escrito pedindo um documento que faltava, mas como não respondeu ao e-mail, perdeu sua chance! (uiuiuiuiu) Crie um e-mail adulto, sem apelidos estranhos e mantenha como sua base! Muita coisa eu já consegui através de artigos que publiquei aonde constavam meu e-mail. Um dia, do nada, alguém te escreve. Imagina se você mudou de e-mail???!!!

O segundo bloco é dedicado à sua experiência profissional. Para cada emprego, estágio ou similar, deve colocar o nome da empresa/instituição, setor, cargo, funções, tipo de contrato e país.

No bloco seguinte enumere sua formação. Primeiro vai a formação acadêmica, com o curso universitário, pós graduações, depois vem as publicações, participações em congressos e cursos relevantes.O último bloco é o dos idiomas.

Estas bolsas não são iguais para todos os programas. Por exemplo, em um programa a bolsa pode ser o pagamento do curso, que pode custar até 10.000€ ao ano. Já em outro programa, além do pagamento do curso também te pagam as passagens aéreas para Espanha e te ajudam com 900€ mensais para tua manutenção.

Em 2008, o prazo para o envio da solicitação on-line era na maioria dos programas 2 de março. Lembre que aqui o ano letivo começa em setembro/outubro e termina junho/julho. Então se você quer vir em 2009, terá que preencher os formulários no começo do próximo ano. Quando abram as inscrições para os cursos 2009/2010 eu vou avisar aqui no Turomaquia.

As bolsas de doutorado são super boas, contemplam estadias durante os quatro anos de doutorado que variam a cada ano, por exemplo, no primeiro ano seriam nove meses consecutivos de estadia, e já no terceiro ano são três meses. O único sim/não destas bolsas, é que apenas podem solicitá-las os professores ou pessoal administrativo de universidades, e dependem de convênios. O que não acontece com as bolsas de mestrado!

No site da Fundação Carolina tem um enlace “Vivir en España”, dá uma olhada por lá,
tem dicas bem legais para quem está pensando em estudar por aqui.


Fique de olho, ainda vou publicar sobre outras bolsas de estudo!

Destaque deste post:
Bolsas de estudo da Fundação Carolina na Espanha
Como é o formulário de solicitação de bolsas de mestrado na Espanha

Leia também:
Bolsa de estudo na Espanha: preparando o curriculum para a solicitação
Como dar um up-grade no currículo

Site Fundación Carolina: http://www.fundacioncarolina.es/FundacionCarolina/

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: