Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 02 2008

Bolsas de Estudo na Espanha – Becas MAEC-AECID

A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento oferece bolsas de estudo para espanhóis e estrangeiros para cursos de pós-graduação.

Para os estrangeiros os cursos devem ser oferecidos por Universidades ou Instituições espanholas. As convocatórias para o próximo ano devem abrir nesta ou na próxima semana. A convocatória do ano passado abriu no dia 8 de dezembro e encerrou entre 8 e 14 de janeiro, dependendo do tipo de programa que a pessoa solicitava. Para os brasileiros é uma época complicada para preencher formulários e para conseguir cartas de recomendação, por isso o lance é acelerar e já ir atrás da documentação.

A inscrição é on-line. Você deve preencher um formulário e anexar teu curriculum em espanhol. Deve comprovar sua suficiência no idioma. O melhor é apresentar o diploma DELE de nivel intermediário ou avançado, mas se teu curriculum for mais que supimpa, quem sabe eles deixem passar diplomas de cursos de espanhol aonde figure teu aproveitamento escolar.

Eu solicitei esta beca. No formulário você devia colocar o nome do projeto que pretendia desenvolver no mestrado ou doutorado, e também:

  • a motivação do projeto (uma espécie de justificativa);
  • exposição técnico-profissional (são os objetivos do projeto, o geral e os específicos, e a metodologia);
  • a aplicação do projeto.

Além do formulário deve anexar o teu curriculum e duas cartas de recomedação de professores, personalidades ou profissionais do Brasil, que mantenham contigo uma relação relevante a nivel acadêmico ou profissional.

Você preenche o formulário e anexa os documentos e vêm a primeira triagem. Caso passe pelo primeiro filtro terá que entregar a seguinte documentação:

  • cópia do formulário on-line;
  • declaração que não reside na Espanha;
  • cópia do documento de identidade;
  • cópia do diploma e do histórico escolar;
  • curriculum vitae (posteriormente podem exigir toda a documentação para comprovação);
  • certidão de convalidação de diploma (caso seja necessário);
  • cópia de documento que comprove o conhecimento do idioma espanhol;
  • originais das duas cartas de recomendação anteriormente anexadas on-line;
  • uma fotografia tipo passaporte.

Depois de apresentar esta documentação eles realizam um segundo filtro. É muito legal passar pelo primeiro filtro, mas não te garante muito. Eu conheço algumas pessoas que passaram, mas não conseguiram a bolsa! Mas não tem como não ficar feliz, é uma alegria difícil de descrever quando você recebe o primeiro ok!

Quer saber o que conta mais nesta bolsa, vamos lá, dos 10 pontos que cada candidato pode obter:

  • 3 pontos: curriculum- no caso de doutorado a inclinação acadêmica é valorizada, ou seja, se já dá aula ou trabalha no meio acadêmico.
  • 3 pontos: interesse do projeto para as áreas definidas no Plano Diretor da Cooperação Espanhola para a tua região. Por isso dá uma olhada e tenta encaixar seu projeto no que a AECID está desenvolvendo dentro da tua região.
  • 2 pontos: capacidade de aplicação prática no país após a realização do curso.
  • 1 ponto: memória do projeto de estudos (objetivos e metodologia)
  • 1 ponto: cartas de recomendação, e no caso do doutorado o apoio da instituição na qual trabalha o candidato.

Sem querer ser estraga prazer, esta bolsa está pensada para pessoas que praticamente saíram da graduação para um mestrado ou doutorado, ou seja, gente jovem. Se você tem mais de 32/34 anos é meio complicado que te concedam, mas também não é impossível, eu conheço casos de pessoas com mais de trinta e tantos que conseguiram esta bolsa.

Esta bolsa é muito boa, primeiro porque é super reconhecida e já de imediato dá um up-grade no teu curriculum. Porque as bolsas além de aportarem um suporte financeiro, incrementam teu curriculum. A maioria das bolsas de pós doutorado ou mesmo de doutorado européias pontuam o fato que a pessoa já tenha sido bolsista! E segundo, porque o valor concedido permite viver bem dependendo da onde você vai estudar!

Esta bolsa de maneira geral dá 1.200€ mensais e ajuda com 2.000€ na matrícula do curso. A bolsa é concedida por um ano, mas pode ser renovada por mais um ano no caso de mestrado ou especialização, e por dois anos, para doutorado.

Também se concedem bolsas de três meses para professores de espanhol e tradutores realizarem um aperfeiçoamento na Espanha, esta é uma outra modalidade.

Quer saber quando abrem as inscrições para esta bolsa, fique ligado aqui no Turomaquia. Eu vou avisar!

Mais bolsas de estudo na Espanha, em próximos posts!

Destaque deste post:
Bolsas de estudo da AECID na Espanha
Documentos necessários para a solicitação de bolsas de estudo na Espanha
Como se avalia o candidato à uma bolsa de estudos

Leia também:
Bolsas de Estudo na Espanha – Fundação Carolina
Bolsas de Estudo na Espanha: preparando o curriculum para a solicitação
Custo de vida em Espanha
Estudar na Espanha: o idioma – Parte 3
Estudar na Espanha: o idioma – Parte 2
Estudar na Espanha: o idioma – Parte 1

Site Becas MAEC-AECID: http://www.becasmae.es/
Tags Technorati: , , ,

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

10 Comentários

  1. Malu Torres Poli

    Fala Patricia!Td bem por ai?Então, mas assim se vc procurar no site deles e não houver o master q vc tá interessada é pq eles não oferecem bolsas para aquele curso?É pq eu procurei o que eu queria lá de Salamanca e não achei…Saudades!!Bjos!!!

    responder
  2. Anonymous

    Bom dia, Patrícia!Sou nova neste mundo de “buscar Becas”, estou dando meus primeiros passos. Vc já deve ter sentido os sentimentos que hoje me invadi: a angústia, o medo, o sonho… todos eles misturado.Gostaria de parabenizá-la pelo blog, muito bom! Coerente, elucidativo e honesto. Estou feliz de tê-lo encontrado.Abraços,CristinaBrasília-DF/Brasil

    responder
    • Nataly

      Oi Patricia, parabéns pelo blog!
      Eu gostaria de fazer o Master em Gestion Cultural na Carlos III, em Madrid. Você sabe se é necessário carta de recomendação para a bolsa do Aecid? E se eles fornecem bolsa para custear o curso + ajuda de custo para se manter na cidade? Me formei em comunicação (2007) e tbm em uma pós (lato sensu) em 2010.
      Obrigada!
      Abs,

      responder
      • Patricia de Camargo

        Oi Nataly,
        veja só quando eu pedi a AECID era necessário apresentar 2 cartas de recomendação. Mas parece que ultimamente eles ñ tem exigido, para ter certeza teríamos que esperar a próxima convocatória no final do ano.
        A bolsa quando eu solicitei era um valor mensal em euros + bilhetes de avião do e para o país de origem.
        Um grande abraço e tente mesmo a bolsa, veja também o programa da Fundación Carolina, e sei que o santander também tem parcerias com algumas universidades e concede bolsas para latino-americanos.

        responder
  3. PATRICIA BRAZIL

    Ola minha chará! Bom,adorei o blog em especial seus posts sobre a ESPANHA. País que tive a oportunidade de morar por felizes 4 meses da minha vida. Bom, tenho uma duvida..quero solicitar uma bolsa de estudos pra voltar pra espanha. Estou no meio da Faculdade de Comunicacao Social(publicidade e marketing), qual bolsa voce me recomendaria?! Lembrando que tenho D.E.L.E superior e TOEFL de ingles. E nada que me prenda no Brasil.(me refiro a trabalho!) Bom querida,é isso.. espero um contato seu! Parabeeens pelo BLOG!!!! super bem escrito!beijaoSE PUDER ENVIAR NOTICIAS PRO E-MAIL..PATYBRAZIL89@HOTMAIL.COM(MUUUUUUUUUUUITO OBRIGADA!!!)

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Obrigada Cristina pelas tuas palavras!Oi, Patricia! O que determina a bolsa que você vai pedir é o tipo de curso e a área que pretende cursar, por isso fica difícil eu te recomendar alguma bolsa. Por exemplo, para Turespaña é importante os dois idiomas, mas também é importante ter publicações científicas!Para a AECID a idade pode ser um impedimento, o que não acredito para seu caso, mas tem que providenciar cartas de recomendação! E como vocè está terminando a faculdade pode ser o caminho!Na próxima semana vou publicar um post sobre como dar up-grade no curriculum!Beijos

    responder
  5. diva

    Ola Patricia!!Parabéns pela iniciativa do blog!! Vc conseguiu estar bem em um pais estrangeiro e dividi com todos aqui seu sucesso…Estou planejando ir estudar em Espanha em 2011. Já estive lá duas vezes, cheguei de ferias faz 10 dias. Sou professora de Ingles e Portugues, formada em Letras com especialização em Ingles. Quero tirar o diploma de proficiência de espanhol, DELE. Estive pesquisando cursos de espanhol pela internet e são todos muito caros e o período de estudo muito curto. Eu poderia ir viver lá e aprender na raça como todos fazem. Mas quero me especializar mesmo com diploma e tudo. Vou ficar em Merida, na região de Extramadura, ja tenho uma pessoa muito especial lá esperando por mim.Tambem quero tentar uma bolsa de estudos em janeiro. Eu tenho 39 anos e sei que minha idade ñ ajuda muito, mas tbem ñ vai me impedir de tentar novamente (ja tentei uma vez). Vc ja conseguiu alguma bolsa de estudo? Em que area vc é formada? Outra coisa que gostaria de saber é sobre a convalidação do diploma em uma faculdade espanhola, vc sabe me dizer quais são os procedimentos?? Aguardo seus comentarios….beijos

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Oi Diva, eu tive a beca do Ministério de Industria, Turismo y Comercio de España. Também tentei outras tantas antes. É uma bolsa bem interesante para os maiores de 35 anos. Mas existem bolsas específicas para professores, que querem estudar o espanhol.A convalidação para efeitos de cursar uma pós graduação é realizada internamente pela universidade, agora para outros efeitos, dá uma olha neste post:https://www.turomaquia.com/2009/05/como-homologar-titulo-brasileiro-na.htmlEu sou formada em Artes Plásticas e Direito, e quando consegui a bolsa em um doutorado de turismo, já tinha o mestrado em turismo.Qualquer outra dúvida, é só perguntar!

    responder
  7. Euclides Siquilile

    Olá Patrícia! Chamo-me Euclides Siquilile sou Angolano e ficaria muito grato se me avisasse por favor quando abrirem as inscrições para esta bolsa, estou muito interessado nela. Um abraço!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Euclides, infelizmente não tenho como avisar, mas te recomendo que entre todos os meses no site da instituição.
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Qual é seu drink favorito?⁣
⁣
Na foto estou com o “pear mule”, o novo drink do @200gramos. Leva vodka, pera, suco de limão e ginger beer.⁣
⁣
Beeeem gostoso!

#drinks🍹 #restaurantelaspalmas #laspalmasdegrancanaria🌴 #grancanaria
  • Paris sera Toujours Paris⁣
⁣
É um guia realmente diferente de Paris. Não vai te ajudar a pegar o metrô ou programar o dia a dia da sua viagem. E mesmo assim é incrível para quem busca compreender a cidade.⁣
⁣
Màxim Huerta nos mostra Paris através de seus personagens como Colette ou Joséphine Baker; de seus ofícios, um exemplo? Os “bouquinistes”, os vendedores de livros das “caixas verdes” das margens do Sena.⁣
⁣
Também fala do croissant, da Torre Eiffel, mas sempre trazendo um dado inusitado, contando uma história, porque afinal Màxim é um grande contador de histórias, já falei de outro livro dele no #turolivros⁣
⁣
O livro é lindo, graças as histórias e as ilustrações de Maria Herreros, que são pura arte.⁣
⁣
Dá para ler com um espanhol intermediário.⁣ Não tem edição em português.
⁣
#parislivro #parisbook #oqueler #bookaddict #turolivros #desafioumlivropormes #bookphotos
  • Bar-restaurante (Achado em Madri)⁣
Não estou exagerando, é realmente um achado em Malasaña. ⁣
⁣
Na verdade é um bar-restaurante com um armazém que vende frios, vermut e outras delícias.⁣
⁣
Típico lugar de bairro, frequentado pelos moradores e que oferece boa comida, excelentes vermuts e um atendimento amável.⁣
⁣
Levei meus pais e eles amaram. No final de semana tem que chegar cedo para sentar porque o local é pequeno. ⁣
⁣
Durante a semana, oferecem um prato do dia por 5,50€. Nós fomos de garbanzo con bacalao. Grão de bico com bacalhau. Na Espanha se prepara o grão de bico como a gente faz feijoada. ⁣
⁣
Se quiser acrescentar ao prato do dia, bebida e pão, o valor sobe a 8€. O pão é mara e o vermut muuuito bom, por isso vale a pena acrescentá-los.⁣
⁣
Para ir com amigos e petiscar, há tábuas de frios, colmadas (sanduíches) e conservas. ⁣
⁣
Veja o cardápio inteiro com preços no site oficial: http://lacolmada.com ⁣
⁣
Destaque: atendimento 5 estrelas.⁣
⁣
#madri #madridlovers #madridfood #restaurantesmadri #restaurantesmadrid #foodphoto #foodporn #foodpic @lacolmada
  • Hotel maravilhoso em Madri⁣ 🔝
Gente do céu, apaixonei por um dos hotéis que testei nessa última viagem para Madri. ⁣
⁣
Na verdade, também gostei de outro, que vou postar mais para frente. ⁣
⁣
Mas voltando a esse 4 estrelas incrível que me hospedei em 2 noites diferentes, uma com minha sogra e outra com meus pais.⁣
⁣
Ocupa um edifício histórico que foi o maior arranha-céu da Espanha na década de 1950. Foi remodelado totalmente pela rede RIU e reabriu nesse último verão.⁣
⁣
Mas o que quero destacar é o atendimento prestado por todo o staff, desde a recepção ao senhor que abre a porta. Passando pela senhora que retira os pratos da mesa no café-da-manhã. De tirar o chapéu!⁣
⁣
Os dois quartos que me hospedei tinham uma vista incrível de Madri, com Palácio Real incluído.⁣
⁣
Os hóspedes tem livre acesso a um dos melhores mirantes da cidade. E ainda conta com um piscina (bem pequena), academia, café da manhã com show cook e uma localização fantástica!⁣
⁣
Para ver preços e outras opiniões, clique no link da bio. Por que estou fazendo dessa forma? Se alguém resolver reservar, recebo uma comissão que não onera para nada meu seguidor, mas que é importantíssima para manter o Turomaquia e o Arte 365 navegando! ⁣
⁣
Desenvolver conteúdo de qualidade é caro e demanda muito tempo. Por isso, pequenos gestos como esse, permitem que os criadores mantenham seu trabalho. Não permita que apenas os conteúdos lixo sobrevivam nessa selva digital! É uma compromisso de todos nós!⁣ Vou mostrar o quarto nos Stories!
⁣
#hotelmadri #ondedormiremmadri #hotelmadricentro #hoteldesign #madrilovers #madrid #mirante
  • ⁣
Palmeritas Original, novidade em Madri.⁣
⁣
O dono de uma das melhores confeitarias de Madri e do melhor croissant de framboesa abriu essa “porta” no coração da Gran Via, praticamente na frente da Primark. ⁣
⁣
O responsável? Alejandro Montes e sua casa insígnia? Mama Framboise. ⁣
⁣
Eu escrevi porta porque está pensado para atender o pessoal na rua. Mas também dá para entrar no hotel Hyatt e saboreá-las desde dentro com um cafezinho quente!⁣
⁣
Loja de um único produto, a palmerita, conhecida no Brasil como palmier ou ainda como orelhas de elefante 😋⁣
⁣
Um doce de massa folhada que Alejandro deu um giro de 180 graus criando 12 sabores diferentes, uma mais legal que o outro. Eu provei a “castiza”, ou seja, a palmerita com mais sabor a Madri que leva geléia de morango, chocolate de amoras e pétalas de violeta cristalizada. ⁣
⁣
Crocante, fresca e de sabores surpreendentes. Meus pais também adoraram. ⁣
⁣
💶 O preço? 1,70€⁣
⁣
⏰ Abre de segunda a quarta-feira das 8:30 às 22:00 horas. Quinta e sexta-feira das 8:30 à meia-noite. No sábado das 9:30 à meia-noite e no domingo das 9:30 às 22:00 horas.⁣
⁣
📫 End.: Calle Gran Vía 31, 28013⁣
⁣
Fotos próprias e de divulgação
  • 📙Há 30 anos li a saga da família Buendía. Mas rondava a tentação de voltar a ler essa obra-prima de Gabriel García Márquez na sua língua nativa. ⁣
⁣
Tinha receio que aquela magia da primeira leitura se esvanecesse, mas que nada, apaixonei ainda mais por “Cem Anos de Solidão”. ⁣
⁣
Realismo fantástico recheado de muita verdade. O que me levou ao pranto, ao riso e a vontade de ter escrito cada uma daquelas linhas. ⁣
⁣
Nada sobra nesse livro redondo. Li uma edição linda, com uma fonte especial e ilustrada. Também encontrei uma edição especial em português e coloquei o link na bio prá você. Tanto a gente reclama de como o mundo está, talvez  sua colaboração nesse Natal pode ser presentear momentos de reflexão, que ao final são bem mais baratos que aquela blusinha que vai acabar esquecida no fundo do armário em menos de 4 meses 😉⁣
⁣
“… había encontrado la paz en aquella casa donde los recuerdos se materializaron por la fuerza de la evocación implacable, y se paseaban como seres humanos por los cuartos clausurados”.⁣
⁣
“… el alma se le cristalizó con la nostalgia de los sueños perdidos”.⁣
⁣
“La necesidad de sentirse triste se le iba convirtiendo en un vicio a medida que la devastaban los años. Se humanizó en la soledad”.⁣
⁣
#cemanosdesolidao #gabrielgarciamarquez #books #bookphotography #bookaddict #turolivros #oqueler #desafioumlivropormes

Follow Me!