Guias de Viagem e Arte

 
 
set 04 2014

Como é viajar de trem rápido entre Madri e Barcelona

Por que eu prefiro ir de trem?

Cada vez é mais complicado voar, a gente tem que lembrar de tanta coisa que pode e não pode. Fora as restrições impostas pelas próprias companhias aéreas. A sensação que tenho quando entro em um aeroporto é que se acabaram meus direitos e que os deveres se multiplicam.

Poucas companhias escapam a esta dinâmica, e a maioria falha num ponto importantíssimo da prestação do serviço, o pessoal de terra.

Mas como na vida para quase tudo há solução, ao menos depois que você chega na Europa, a chance de que possa optar por um transporte mais cômodo aumenta exponencialmente. E claro estou falando do trem.
Captura de pantalla 2016-03-24 a las 12.15.24

Minha experiência no trem rápido de Madri a Barcelona

Eu e o Tom viajamos a convite da Rail Europe na primeira classe do trem rápido (AVE), que cobre a distância de 621 km entre Madri e Barcelona em 2 horas e 45 minutos de puro prazer! Se a segunda classe é ótima, a primeira é fantástica. Mas isso você já imaginava, né? Para os descrentes o video mostra em 3 minutos como é a viagem 😉

Importante: em todos os trens rápidos, antecedência na compra do bilhete é tudo! O preço pode dobrar e quase triplicar em alguns casos, por isso fique atento!

Vantagens de viajar de trem de Madri a Barcelona

O AVE Madri – Barcelona sai da Estação de Atocha, e chega em Barcelona Sants. A primeira grande vantagem do trem sobre o avião, é que ambas estações estão no centro!

Do nosso hotel em Madri fomos caminhando para a estação. E nosso hotel em Barcelona, que vai ganhar post amanhã, estava na frente da Barcelona Sants. Perfeito!

Esta comodidade diminui os tempos de deslocamento, ou melhor, a perda de tempo. Além do que para pegar o trem você deve chegar apenas entre 30 e 45 minutos antes do horário da partida.

Os trens rápidos saem de Atocha desde o primeiro andar, que é onde você passa tranquilamente tua bagagem toda pelo raio-X. Já na plataforma, é só esperar que comece o embarque. Como nos aeroportos, as telas mostram de que “andén” sairá teu trem. Você deve mostrar o passaporte com o bilhete, descer a rampa automática e pronto. Agora é só encontrar teu vagão, o bilhete mostra o número do vagão, em espanhol “coche”.

Ao entrar no vagão verá locais para deixar a mala, que não pode ficar junto contigo no corredor do vagão. Tranque a dita com cadeado, e leve na mala de mão todos os documentos e eletrônicos. Agora só falta encontrar teu assento que também está marcado no bilhete. Em vários trens regionais os assentos não estão marcados, você pode sentar onde quiser, mas na tua classe 😉

Na primeira classe do AVE a disposição é 1 – 2, o espaço é enorme entre as poltronas, que são de couro. Na econômica a disposição é 2 – 2.
Trem de Madri a Barcelona
Ainda na estação, os comissários nos serviram uma bebida e um salgadinho; e distribuíram vários jornais, além dos fones de ouvido prá quem quisesse acompanhar o filme que seria exibido durante a viagem.

O trem sai devagarzinho, mas durante a maior parte da viagem transita entre os 280 e os 300 Km/h; e dentro do vagão não se ouve nada. Dá prá dormir, curtir a paisagem e até trabalhar. Que foi o que eu fiz, na poltrona há tomadas para você carregar teus eletrônicos.
Trem de Madri a Barcelona
Como era um trem matutino nos serviram um lanche, que se podia acompanhar com diversas bebidas, entre elas, vinho e cerveja.
Trem de Madri a Barcelona
Trem de Madri a Barcelona
E de repente quando você menos espera, o trem desacelera, você pressente que está chegando, e te dá um aperto no coração. A experiência é tão legal que ninguém sai correndo do trem como acontece assim que um avião para os motores.

É aquele momento vintage misturado com alta tecnologia. É como se uma viagem de trem só pudesse te levar para grandes aventuras.

E com essa ideia me rondando à cabeça rapidamente me lembro do personagem de Jeremy Irons em “Um trem noturno a Lisboa”. Ele começa sua aventura num trem que muda sua vida para sempre. E esta ideia da aventura que me esperava, me faz levantar, e sair feliz da vida, sabendo que no sia seguinte outra jornada de trem me aguardava 😉

A Rail Europe nos forneceu como cortesia os bilhetes de trem Madri – Barcelona. Mas todas as opiniões expressadas neste post são pessoais, e refletem o que realmente me pareceu esta viagem. Porque meu primeiro compromisso é com você, meu leitor!

Para ver e reservar hotéis em Madri, clique aqui. E em Barcelona, clique aqui.

Veja os demais posts deste #turopa:
Como ir do aeroporto de Bilbao ao centro da cidade
Dica de hotel em Bilbao – Barceló Bilbao Nervión
Bascook, daquelas experiências que valem a viagem | Restaurante em Bilbao
Como ir de Bilbao a Madri | de trem ou de ônibus?
Dica de hotel em Madri | 4 estrelas do lado do Guernica
Onde comer em Madri | Os novos mercados gourmet da cidade
O sanduíche mais típico de Madri e um local legal para prová-lo
Onde comer em Madri | Dicas de locais próximos ao Museu do Guernica e da Estação de Atocha
O que fazer em Madri | Visitar o impressionante Museu Arqueológico Nacional

Planejando sua viagem para a Espanha

Veja todos nossos posts de: Madri | Barcelona | Bilbao | Ilhas Canárias| Sevilha | Córdoba

Planejamento ViagemBusque e reserve seu HOTEL em: MÉRIDAMADRI | BARCELONA | BILBAO | GRAN CANARIA | TENERIFE | LANZAROTE | FUERTEVENTURA | SEVILHA | CÓRDOBA | GRANADA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema por lá pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

O que fazer em Barcelona - Guia (ebook)
Madri - Guia do Prado

18 Comentários

  1. Paula Brum

    Fiz essa viagem e achei deliciosa, no todo. Chegar com menor antecedência, passar por procedimentos simples e em minutos estar viajando rapidamente, de forma absolutamente confortável. Tens razão quanto a necessidade de aquisição antecipada do bilhete, fiz a partir do Brasil, com cartão de crédito, troquei o voucher pelo bilhete na estação e tudo isso pagando um valor promocional maravilhoso. Ótimas dicas, Pat! BjO!

    responder
  2. Nick

    Olha que coincidência, minha irmã me emprestou o DVD desse filme que vc citou e ainda não tinha assistido…Ontem depois de ler esse seu post, vi o filme e amei !!!! E entendi o sentimento que vc descreveu em sua viagem…Parabéns pelo texto inspirado !!!!
    Bjs…

    responder
    • Patricia de Camargo

      Ai Nick, brigaduuu pelo comentário e pelo elogio 🙂

      responder
  3. Gustavo

    Eu viajei só uma vez de trem na Europa, e foi no trajeto Madrid-Toledo. A viagem foi uma delícia, principalmente porque fiquei admirando a paisagem enquanto nos movíamos! O trajeto não é comprido, mas consegui ficar com uma ótima impressão: é prático, rápido, pontual e cômodo viajar de trem na Europa! Fiquei feliz com este seu relato, porque gostaria muito de fazê-lo quando voltar à Espanha. Este ano peguei uma conexão (de avião) de Madrid para Barcelona, quando vinha do Brasil, e fiquei por volta de 12 horas esperando em Barajas porque a maioria dos voos estavam atrasados pelo mau tempo na região. Quando embarcamos, era um cada um por si que meu deus! Eles juntaram várias pessoas de voos atrasados e colocaram em um avião sem lugar marcado. Somo a isso o fato de que o aeroporto de Barcelona é longe do centro da cidade… como você disse, totalmente diferente das estações de trem que estão bem no centro. Obrigado por mais um relato maravilhoso! O Turo já está no meu coração e as dicas me acompanham sempre quando viajo 🙂

    responder
    • Patricia de Camargo

      Gustavo, brigaduu pelo relato, e pelo carinho com o Turo! Muito feliz de contar contigo “nesta viagem” 🙂

      responder
  4. Célia

    Olá, gostaria de saber se existe serviço de bordo como na viagem aérea. Vou fazer o trecho Amsterdã / Berlin em primeira classe, vc sabe se servem algum lanche?
    Obrigada, seu blog eh mto bom, foi mto útil na minha viagem a Madri.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Célia, na Alemanha só andei de 2a. classe. Na primeira classe nos trens da RENFE eles oferecem lanche, pelo que imagino que o mesmo aconteça nas demais concessionárias. Na volta me conta como foi! Em mais ou menos unis 20/30 dias vou postar um montão de coisa de Berlim 🙂

      responder
  5. Celia

    Esperando ansiosamente seus posts de Berlin. Viajo em trinta dias, espero que de tempo. Muito obrigada! Bjs.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Celia, vou tentar!!!

      responder
  6. FLAVIO

    Olá, vou fazer esse mesmo roteiro e comprei o bilhete via site da Renfe há necessidade de troca-lo pelas “passagens” propriamente dita na estação ou esses bilhetes impressos já servem para o embarque direto ? Obrigado !

    responder
    • Patricia de Camargo

      Flavio, os bilhetes que vc recebeu em pdf, pode imprimir e embarcar diretamente, eles tem código de barras, né?

      responder
      • FLAVIO

        Tem sim. Obrigado !

        responder
  7. Fernando

    Olá. Pelo que entendi nem mesmo a mala de mão pode ser levada consigo?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Fernando, pode sim, inclusive se tua mala ñ for muito grande você poder levá-la consigo!
      Um grande abraço

      responder
  8. Cristina

    Patricia, o blog é ótimo! Comprei o guias do Museu do Prado e o de Barcelona. Viajo em Junho para a Espanha e estou adorando tuas dicas!
    De Madri vou fazer bate-volta para Toledo e Segovia. Sugeres comprar o tickets para o trem com antecedência? Quanto tempo/ horas é o ideal para ficar nessas cidades?
    Beijos, Cristina

    responder
    • Patricia de Camargo

      Cristina, vc pode comprar estes tickets quando chegar em Madrid sem problemas, caso queira comprá-los antes pode fazê-lo uma semana antes da viagem, daí é só imprimir os tickets em casa.

      Brigaduuuu por confiar nos Produtos Turomaquia, e fico à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida 🙂
      Beijos

      responder
  9. Mel Gama

    Bom dia!
    Estive vendo seu vídeo de viagem de Madrid para Barcelona e gostaria de te perguntar se você passou por algum tipo de controle de imigração ou se te pediram documentos.
    Grata
    Mel

    responder
    • Patricia de Camargo

      Mel, neste trajeto não existe controle de imigração. Viajando de AVE, o que podem te pedir é o passaporte, apenas para verificar se você é a pessoa que comprou o bilhete. Uma verificação como quando você viaja também no Brasil de avião e algumas vezes, também nos ônibus.

      Qualquer outra dúvida, fico à sua disposição 🙂
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt

Follow Me!