Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 02 2009

Enterro da Sardinha?!!! – Carnaval em Las Palmas

O “Enterro da Sardinha” é o último ato do Carnaval de Las Palmas. Sabe por quê? Depois de tanta loucura, liberação e noites de paixão, há de voltar à “normalidade”, pensar sobre o futuro de forma coletiva, e?! (você deve estar pensando?!).

Bem, a sardinha representa todo este desenfreio, todo o que passou durante os Carnavais, na sexta-feira ela é velada, é o momento de pensar em tudo o que passou, e no sábado ela é queimada, destruída, para que possa renascer com mais força no próximo ano em uma sociedade renovada, expurgada de todos seus “pecados”! É um ritual que os antropólogos relacionam com a queima ou lixamento do Judas.

Participei pela primeira vez do enterro da sardinha em 2002, e fazia muitos anos que não presenciava esta linda festa. Chegamos cedo, e estivemos uma hora e meia sentados olhando o mar e falando, falando e falando sobre a vida … (Isso foi neste sábado – 28/02)
DSC02682

A sardinha sai de uma dos bairros históricos e fica meio difícil saber o horário certinho que ela chega na praia, mas de repente escutamos a música de uma “murga” que acompanhava o cortejo da sardinha, todos com seus instrumentos e paramentados.
DSC00759
Depois vieram as viúvas da sardinha, mulheres e homens vestidos de mulheres que choravam a eminente morte da dita cuja, e junto com eles bispos, cardeais, monges, freiras e padres que “rezavam” pela pobre, e de quebra confessavam os múltiplos pecadores.
DSC00767
DSC02686

E como da nada ela surge, lindona, prateada, com suas bandeiras vermelhas e negras sendo levada até seu destino final – o mar. Já na sua plataforma no mar, uma explosão repentina e linda faz surgir os primeiros fogos e as letras “DEP”, ou seja, Descanse Em Paz!
DSC02700
DSC00809
DSC00819
No extremo direito da praia começam os fogos de artifício que duram uns quinze minutos, num espetáculo de tirar o fôlego e a sardinha começa a queimar e assim “acabaria” o carnaval. Acabaria porque esta noite teve a última noite de festa, o “mogollón”, todo mundo fantasiado e escutando no Parque Santa Catalina a artistas como Beatriz Luengo, Craig David, Conchita, etc… Esta cidade é uma delícia!!!
DSC00823
DSC00807
DSC00802

Leia também:
Carnaval na Espanha: Las Palmas de Gran Canaria
Feriado na Espanha

Destaque do post:
Enterro da sardinha
Carnaval na Espanha
Las Palmas de Gran Canaria

fotos: turomaquia_2009

2 Comentários

  1. Mirella

    Coisa de doido isso, né? Tradições são engraçadas :)Gostei do enterro da sardinha.bjs

    responder
  2. Patricia de Camargo

    É doido, e super natural, não tem bloco marcado, nada disso, é bem espontâneo!Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Pelas ruas de Madri 💁🏽‍♀️ #street_photography #madrilovers #madrid🇪🇸 #espana🇪🇸
  • Desfrutando de uma visão 360 graus de Madri, onde? No nosso hotel. Para descobri-lo, clique no link da bio 💁🏽‍♀️ #viewmadrid #madrilovers #espanha🇪🇸 #hotelcomvistas
  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia

Follow Me!