Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 02 2009

Enterro da Sardinha?!!! – Carnaval em Las Palmas

O “Enterro da Sardinha” é o último ato do Carnaval de Las Palmas. Sabe por quê? Depois de tanta loucura, liberação e noites de paixão, há de voltar à “normalidade”, pensar sobre o futuro de forma coletiva, e?! (você deve estar pensando?!).

Bem, a sardinha representa todo este desenfreio, todo o que passou durante os Carnavais, na sexta-feira ela é velada, é o momento de pensar em tudo o que passou, e no sábado ela é queimada, destruída, para que possa renascer com mais força no próximo ano em uma sociedade renovada, expurgada de todos seus “pecados”! É um ritual que os antropólogos relacionam com a queima ou lixamento do Judas.

Participei pela primeira vez do enterro da sardinha em 2002, e fazia muitos anos que não presenciava esta linda festa. Chegamos cedo, e estivemos uma hora e meia sentados olhando o mar e falando, falando e falando sobre a vida … (Isso foi neste sábado – 28/02)
DSC02682

A sardinha sai de uma dos bairros históricos e fica meio difícil saber o horário certinho que ela chega na praia, mas de repente escutamos a música de uma “murga” que acompanhava o cortejo da sardinha, todos com seus instrumentos e paramentados.
DSC00759
Depois vieram as viúvas da sardinha, mulheres e homens vestidos de mulheres que choravam a eminente morte da dita cuja, e junto com eles bispos, cardeais, monges, freiras e padres que “rezavam” pela pobre, e de quebra confessavam os múltiplos pecadores.
DSC00767
DSC02686

E como da nada ela surge, lindona, prateada, com suas bandeiras vermelhas e negras sendo levada até seu destino final – o mar. Já na sua plataforma no mar, uma explosão repentina e linda faz surgir os primeiros fogos e as letras “DEP”, ou seja, Descanse Em Paz!
DSC02700
DSC00809
DSC00819
No extremo direito da praia começam os fogos de artifício que duram uns quinze minutos, num espetáculo de tirar o fôlego e a sardinha começa a queimar e assim “acabaria” o carnaval. Acabaria porque esta noite teve a última noite de festa, o “mogollón”, todo mundo fantasiado e escutando no Parque Santa Catalina a artistas como Beatriz Luengo, Craig David, Conchita, etc… Esta cidade é uma delícia!!!
DSC00823
DSC00807
DSC00802

Leia também:
Carnaval na Espanha: Las Palmas de Gran Canaria
Feriado na Espanha

Destaque do post:
Enterro da sardinha
Carnaval na Espanha
Las Palmas de Gran Canaria

fotos: turomaquia_2009

2 Comentários

  1. Mirella

    Coisa de doido isso, né? Tradições são engraçadas :)Gostei do enterro da sardinha.bjs

    responder
  2. Patricia de Camargo

    É doido, e super natural, não tem bloco marcado, nada disso, é bem espontâneo!Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt
  • Porque a vida é feita de detalhes 😘

#goult #provence #roteiroprovence #francelovers

Follow Me!