Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 26 2016

Guartelá – o maior cânion do Brasil

O maior cânion do Brasil, o 6º. maior do mundo em extensão, e o único com vegetação nativa. O cânion do Guartelá é uma obra do Rio Iapó. Diz a lenda, que o nome surge de uma expressão “Guarda-te-lá que cá bem fico”, utilizada por um morador da região ao prevenir seu “compadre” de um ataque indígena.

Como chegar ao Guartelá

Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Desde Curitiba pegue a BR 376 seguindo para Ponta Grossa. Na saída de Ponta Grossa para o Norte do Paraná pegue a BR 153 (Transbrasiliana), mais ou menos 40 km. Na parte final, você deve ir em direção a Tibagi. Esta parte pode ser mais problemática, mas você encontrará placas indicando o Guartelá. Então fique tranquilo!

Aproximadamente 210 km separam Curitiba do Guartelá. Encontrará 3 pedágios, para verificar o preço e as condições da estrada, visite: http://www.rodonorte.com.br
Escapadas desde Curitiba

O que fazer no Guartelá

Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
A trilha básica demanda umas 2 horas e 15 minutos. Isso sem pressa, e parando para muitas fotos. Esta trilha não demanda a contratação de um guia. A primeira parada depois de uma longa descida, que na volta será uma longuíssima subida 😉 é para ver os “Panelões do Sumidouro” e umas pequenas cascatas.

Os panelões são buracos enormes, que continuamente recebem água. Para um adulto, a água chega até a cintura. Pode entrar, é como estar em uma hidromassagem natural.
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Um pouco antes dos panelões, verão duas casas do lado esquerdo, junto a umas enormes araucárias. Uma senhora vende água e refrigerante. Caso não tenha levado nada para beber, este é o único lugar no parque onde poderá conseguir alguma bebida.

O último ponto da trilha básica é um caminho menor para apreciar a Cachoeira da Ponte de Pedra, com cerca de 200 metros de altura. E onde se vê o perfil do cânion, e lá embaixo o Rio Iapó.
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Há uma trilha mais longa que conduz às pinturas rupestres, de cerca de 3 horas e meia. Mas que demanda a contratação de um guia. O guia pode ser contatado nas operadoras locais de Tibagi:
Guartelá Ecoturismo: (42) 3275-1357
Tibagi Aventuras: (42) 3275-2778

O Parque Estadual do Guartelá abre de quarta a domingo e feriados nacionais no horário das 8:00 às 16:30 horas. A entrada é gratuita.

Onde comer depois da visita ao Guartelá – Colônia alemã de Witmarsum

Na volta à Curitiba, entre na colônia alemã de Witmarsum. Está dentro do município de Palmeira, a 70 km de Curitiba. Verá indicações na estrada, a entrada está sinalizada.
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Dentro da colônia, parem para um capuccino, uma limonada (de limão rosa!) e um pedaço de torta alemã na Confeitaria Kliewer. Para quem está com muita fome, deixe-se levar pelo café colonial com um buffet livre na Kliewer, que custa R$ 35,00/pessoa. Não aceita cartão de crédito. Apenas pagamentos em dinheiro.
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Vendem produtos como o queijo nozinho (hummm!).
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba

Na rede: veja a reportagem que a Michelly fez na Colônia Witmarsum, tem até receita da torta mais famosa do café colonial!

Veja todos nossos posts de CURITIBA

Busque e reserve seu hotel em Curitiba, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!