Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 26 2016

Guartelá – o maior cânion do Brasil

O maior cânion do Brasil, o 6º. maior do mundo em extensão, e o único com vegetação nativa. O cânion do Guartelá é uma obra do Rio Iapó. Diz a lenda, que o nome surge de uma expressão “Guarda-te-lá que cá bem fico”, utilizada por um morador da região ao prevenir seu “compadre” de um ataque indígena.

Como chegar ao Guartelá

Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Desde Curitiba pegue a BR 376 seguindo para Ponta Grossa. Na saída de Ponta Grossa para o Norte do Paraná pegue a BR 153 (Transbrasiliana), mais ou menos 40 km. Na parte final, você deve ir em direção a Tibagi. Esta parte pode ser mais problemática, mas você encontrará placas indicando o Guartelá. Então fique tranquilo!

Aproximadamente 210 km separam Curitiba do Guartelá. Encontrará 3 pedágios, para verificar o preço e as condições da estrada, visite: http://www.rodonorte.com.br
Escapadas desde Curitiba

O que fazer no Guartelá

Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
A trilha básica demanda umas 2 horas e 15 minutos. Isso sem pressa, e parando para muitas fotos. Esta trilha não demanda a contratação de um guia. A primeira parada depois de uma longa descida, que na volta será uma longuíssima subida 😉 é para ver os “Panelões do Sumidouro” e umas pequenas cascatas.

Os panelões são buracos enormes, que continuamente recebem água. Para um adulto, a água chega até a cintura. Pode entrar, é como estar em uma hidromassagem natural.
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Um pouco antes dos panelões, verão duas casas do lado esquerdo, junto a umas enormes araucárias. Uma senhora vende água e refrigerante. Caso não tenha levado nada para beber, este é o único lugar no parque onde poderá conseguir alguma bebida.

O último ponto da trilha básica é um caminho menor para apreciar a Cachoeira da Ponte de Pedra, com cerca de 200 metros de altura. E onde se vê o perfil do cânion, e lá embaixo o Rio Iapó.
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Há uma trilha mais longa que conduz às pinturas rupestres, de cerca de 3 horas e meia. Mas que demanda a contratação de um guia. O guia pode ser contatado nas operadoras locais de Tibagi:
Guartelá Ecoturismo: (42) 3275-1357
Tibagi Aventuras: (42) 3275-2778

O Parque Estadual do Guartelá abre de quarta a domingo e feriados nacionais no horário das 8:00 às 16:30 horas. A entrada é gratuita.

Onde comer depois da visita ao Guartelá – Colônia alemã de Witmarsum

Na volta à Curitiba, entre na colônia alemã de Witmarsum. Está dentro do município de Palmeira, a 70 km de Curitiba. Verá indicações na estrada, a entrada está sinalizada.
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Dentro da colônia, parem para um capuccino, uma limonada (de limão rosa!) e um pedaço de torta alemã na Confeitaria Kliewer. Para quem está com muita fome, deixe-se levar pelo café colonial com um buffet livre na Kliewer, que custa R$ 35,00/pessoa. Não aceita cartão de crédito. Apenas pagamentos em dinheiro.
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Vendem produtos como o queijo nozinho (hummm!).
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba

Na rede: veja a reportagem que a Michelly fez na Colônia Witmarsum, tem até receita da torta mais famosa do café colonial!

Veja todos nossos posts de CURITIBA

Busque e reserve seu hotel em Curitiba, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Já viu o novo vídeo da Provence no YouTube - Patricia de Camargo? Estou chocada porque perguntei nos Stories quem tinha assistido o filme do Russell Crowe, “Um Bom Ano” e me senti muito velha 😂😂😂 70% não tinha assistido. E por que perguntei? Porque no novo vídeo aparecem cenários deste filme 😉

#provence #gordes #lugaresdecine #francelovers #russellcrowe
  • Vem “sextar” comigo junto à um dos cenários do filme do Russell 😉 “Um Bom Ano”. Onde? 👉🏽 No YouTube - Patricia de Camargo 😎

#provence #gordes #umbomano #cidadedecinema #francelovers
  • Uma das vistas possíveis de um atrativo mais amado por fora que por dentro, o Padrão dos Descobrimentos em #Lisboa 👉🏽 A entrada custa 6€. 💁🏽‍♀️ Combina com visita ao Mosteiro dos Jerônimo + Torre de Belém + lanche nos Pastéis de Belém e dependendo do horário, caminhada até o #Maat para ver o pôr do sol.

#roteirolisboa #lisboalovers #bairrobelem #padraodosdescobrimentos
  • “Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”. 👀 Para saber mais sobre o fotógrafo Freddy Fabris que saltou à fama internacional com uma série de fotografias que ele intitulou: “Renaissance” veja o último post do www.turomaquia.com

#artecontemporanea #artistacontemporaneo #fotografiaartistica #freddyfabrisphotography
  • Por sol neste momento desde o escritório Turomaquia 🙏🏽 #sunset #sunsetlover #laspalmasdegc #grancanarialovers
  • Caminhando sobre uma reserva gigantesca de ocre no novo vídeo da road trip pela #Provence (Clique na bio ou visite o YouTube - Patricia de Camargo). Esta viagem foi genial e é difícil falar gostei mais disso ou daquilo, mas confesso que este dia foi muito especial 😉

#roadtripprovence #roussillon #sentierdesocres

Follow Me!