Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 03 2014

Guia para comprar bilhetes de trem na Espanha

guia para comprar bilhetes de trem na Espanha
Você entra no site da RENFE, a empresa de trens da Espanha, coloca seu destino e origem e em alguns casos aparece um mar de opções. Vamos desvendar os tipos tarifas, classes, serviços e tudo mais que você precisa para viajar de trem pela Espanha. O que aliás é uma maravilha.

Primeira dica, se você não souber de qual estação sai o trem, na primeira tela de pesquisa escolha o nome do destino seguido com um asterisco (Madrid*). Isso faz com que ele escolha a estação correta. Há várias cidades com mais de uma estação, como Barcelona, Madrid ou Sevilha.

Quando apareça o resultado da pesquisa (aqui neste caso é um bilhete de ida Madrid – Sevilha), se você clicar sobre o trem verá de que estação sai, qual chega e suas paradas, ou seja, seu itinerário. Eu sempre copio este itinerário para saber qual é a estação anterior à minha. Isso é meio primordial se tua estação não é a final, e você tenha que descer do trem rapidinho!
guia para comprar bilhetes de trem na Espanha

Depois observe que em que cada preço aparece uma letra, que mostra o tipo de tarifa que você está comprando:
guia para comprar bilhetes de trem na Espanha
4M – Para comprar esta tarifa terá que adquirir 4 lugares, daqueles em que duas poltornas estão de frente para outras duas, e pode ou não ter uma mesa na frente. Esta tarifa não admite alterações, e em caso de cancelamento, a penalização é de 50% do valor pago.

P – é tarifa promocional, e portanto não admite nada, escolher assento, alterações ou cancelamento.

P+ – é uma tarifa promocional mais amiga 😉 porque te permite escolher onde vai sentar; em caso de alteração a penalização é de 20%; e no caso de cancelamento é de 30%.

F – é a tarifa flexível, onde você pode escolher onde sentar; e em caso de alteração não paga nada; e no caso de anulação, a penalização é de apenas 5%.

Classes
Na parte de cima (cinza) aparecem as classes dos vagões, e cada um terá seu tipo de poltrona e serviços: turista, turista plus, preferente e club.

Para cancelar o bilhete
Algumas tarifas não admitem que se cancele o bilhete, mas no caso em que se permita poderá fazê-lo até 15 minutos antes da saída do trem. Também avisam que todos os bilhetes podem ser cancelados sem gastos até 2 horas depois de comprados, realmente não sei se isso se aplica a todas as tarifas, mas é o que dá a entender o FAQ da empresa.

Compra antecipada
O período máximo de antecipação da compra é de 62 dias. Antes disso até dá para consultar os horários, nem todos aparecerão, mas não é possível realizar a compra. Online os descontos costumam aparecer até 15 dias antes da data da viagem.

Bilhete ida e volta
Se você for retornar do mesmo destino vale a pena comprar a ida e volta juntas porque ganhará um desconto de 20% sobre cada trajeto. E o legal que pode combinar os trens AVE, Avant, Longa e Média Distância. Este desconto também é aplicado se você compra um bilhete de destinos múltiplos e retorna ao mesmo ponto de origem.

Bilhetes para crianças
Crianças até 4 anos que não ocupem assento viajam grátis; de 4 a 14 anos tem um desconto de 40% sobre a tarifa geral/base.

Bagagem
A franquia de bagagem é de 20 kg por pessoa e as dimensões não podem exceder os 250 cm , somando as 3 medidas. Nunca vi muita fiscalização em relação a isso, e imagino que eles ficam mais chatos em feriados ou datas especiais.

E agora perdi o trem 🙁
Se você perdeu um trem AVE e de Longa Distância e chegar na estação até 30 minutos após a saída do trem, uma boa notícia, eles te recolocam em outro sem nenhum custo, desde que os lugares livres sejam da mesma classe e tarifa que você adquiriu.

Cartão de embarque
O último bilhete da RENFE que comprei foi para uma viagem a Toledo, recebi o cartão de embarque por e-mail e no telefone celular. Imprimi os cartões e entramos com eles diretamente à plataforma.

guia para comprar bilhetes de trem na Espanha

Cartão de embarque trem Espanha

fotos: turomaquia_2013

Veja todos nossos POSTS da ESPANHA

Busque e reserve seu HOTEL na Espanha, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

SEGURO DE VIAGEM: lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

O que fazer em Barcelona - Guia (ebook)
Madri - Guia do Prado
Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

17 Comentários

  1. Enaldo Soares

    Muito útil, vou muito no site da Renfe mas não sabia da possibilidade de reposição do bilhete em até trinta minutos após a partida do trem.

    responder
  2. Gustavo

    Oi Patricia, tudo bem?
    Ganhei uma bolsa pra estudar 6 meses na Espanha, em Toledo, e estou procurando opções de como ir de Madrid para lá, em setembro. Levarei uma mala de tamanho grande, com uma quantidade grande de roupas (uma mala pra quem vai morar no destino, e não mala de passear). O que me preocupa é que dizem que trens não combinam com esse tipo de mala porque não há lugar para colocá-la e coisas do tipo. É verdade isso? Existe outra opção (ônibus?) que poderia ser melhor para mim no quesito deslocamento de mala? Ah, levo muita roupa de frio para o período setembro-fevereiro?
    Amo demais seu blog, não vivo sem. Muito obrigado por tudo!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Gustavo, olha só, quanto vai pesar tua mala?

      responder
      • Gustavo

        Oi Patricia, obrigado por responder… Eu estimo que possa pesar entre 25 e 30kg. Mas pode ser um pouco menos, entre 20 e 25kg… vai depender muito do meu estado de espirito ao fazer a mala. Como disse, a mala é daquelas grandes, de rodinhas, que incentivam a gente a enchê-la de coisas! Ainda mais que será uma mala prevenida para quem vai ficar um bom tempo por aí e não espera gastar dinheiro com compras na Europa, mas com viagens! Fico com medo de não ter espaço para colocá-la junto comigo dentro do trem ou seja difícil ir para Toledo com ela. O que achas?

        responder
        • Patricia de Camargo

          Até 25 kg ñ acredito que tenha problema nenhum, dependendo do meio escolhido terá uma variação de 20 a 25 kg de franquia permitida, fora a mochila de mão. No trem vc terá que dixar a mala nos compartimentos junto às entradas, e levar contigo a de mão. Se fosse vc viria leve, porque se cansará logo de carregar um malão 😉

          responder
          • Gustavo

            Muito obrigado pela ajuda! 😀

  3. Gisele

    Oi Patricia, nossa lua de mel sera na Espanha. Adoro as suas dicas e comentários… meu grande problema com a renfe é o cartão, não da certo… tentei cartões diferentes e todos os navegadores… vou ter que esperar pra comprar pessoalmente e sem descontos. Abraço

    responder
  4. Gustavo

    Oi Patrícia, desculpe te importunar de novo. Eu acho que não me expressei direito e ainda fico com uma dúvida que poderia ter perguntado logo de cara… Eu não tenho escolha a levar ou não a mala grande e pesada comigo de Madrid para Toledo. Então o que gostaria de saber é: os trens desse trajeto possuem algum espaço em cada vagão onde este tipo de bagagem pode ser acomodada? Não precisa ser exatamente ao meu lado… só preciso saber se há um lugar destinado a isso, porque como vou morar em Toledo vou ter de levar a mala e a cuia pra lá. Obrigado pela paciência e por todos os posts maravilhosos. Realmente já ficou impossível viver sem dar uma espiadinha básica diária aqui em busca de novos posts! 😀

    responder
    • Patricia de Camargo

      Gustavo, tem sim, na entrada do vagão! E fico feliz em saber que vc já é meu leitor assíduo 🙂
      Um abraço

      responder
  5. Paula S

    Oi Patricia,

    Estou começando a ver a questão das passagens de trem. Minha viagem ocorrerá em outubro. Pelo que entendi, só posso comprar on-line a partir de 62 dias antes do dia da viagem. É isso?

    Outra coisa: vc acha que vale a pena fazer o cadastro no site da RENFE. Eles enviam promoções pra gente?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Paula 🙂
      eu tenho cadastro e recebo newsletter das promoções e novidades. Há trechos que podem ser comprados com até 90 dias de antecedência.

      responder
  6. Paula S

    Pat, obrigada. Agradeço tb sobre o hotel escolhido em Granada. Bj.

    responder
  7. Denise

    Oi Patrícia, primeiramente queria te parabenizar pelo blog! Vou para Espanha em Outubro e levarei meus pais para conhecerem a Espanha pela 1a vez! Imagina a emoção dos dois!! Como estão na “melhor idade”, apesar de baterem um bolão nas viagens, tenho que pesquisar bastante os roteiros para evitar furadas e você não tem idéia de quanto o seu blog está me ajudando!! =)

    Pretendo fazer 3 bate-voltas com eles saindo de Madri: Toledo, Segóvia e Ávila. Você acha que há necessidade de comprar tudo antes pela internet, ou posso comprar no dia anterior a cada passeio? Muda muito o preço? Você sabe como funciona a Tarjeta Dorada? Acha que vale a pena?
    beijinhos

    responder
  8. Paulo Sergio Velasco

    Por favor queria saber se pode me dar uma ajuda, estou tentando comprar uma passagem de trem entre Barcelona-Sants/Calahorra só que estou tendo dificuldade para cadastrar meus cartões de crédito, na parte de cadastro tem um item “Alias” que não sei o que colocar, já coloquei o nome da bandeira do cartão e tentei comprar não consegui, já tentei colocar o nome do titular do cartão e também não tive sucesso, estive lendo que eles não aceitam os cartões de outros paises, bom o que interessa é que eu queria comprar logo, poderia me ajudar???? obrigado

    responder
    • Patricia de Camargo

      Paulo,
      vc ñ precisa cadastrar teu cartao de crédito. As vezes, o pessoal tem algum e outro problema para pagamento com cartão emitido no Brasil, já tentou utilizar paypal como forma de pagamento?

      responder
  9. silvana

    Pretendo fazer 4 bate-voltas com eles saindo de Madri: Toledo, Segóvia e Ávila e Salamanca Você acha que há necessidade de comprar tudo antes pela internet, ou posso comprar no dia anterior a cada passeio? Muda muito o preço? Você sabe como funciona a Tarjeta Dorada? acompanhante de idoso tem o mesmo desconto? posso comprar todas as passagens no Brasil usando o desconto da tarjeta dorada e deixar para tirar a tarjeta dorada quando chega na Espanha? grata por um rápido retorno

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Silvana,
      aparentemente um turista maior de 60 anos também pode adquirir a “tarjeta dorada”, devendo levar o passaporte a alguma das centrais de atendimento de RENFE para poder solicitá-la, mas não sei se emitem na hora ou não (acho que sim, mas é um achar!). O acompanhante de isso não tem desconto, apenas acompanhantes de pessoas com “discapacidades”.

      Para fazer estes bate-e-voltas te sugiro que compre todos bilhetes quando chegue a Espanha, o preço não muda, apenas que em alguns casos, os primeiros e últimos horários podem ser mais difíceis de conseguir, porque muita gente local utiliza os trens para ir e vir a escolas ou trabalhos.

      Como vão para Madri, talvez lhe interesse nosso Guia do Museu do Prado – https://turomaquia.com/guia-do-museu-do-prado-o-1°-guia-turomaquia-para-comecar-a-viajar-na-arte/

      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!