Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 07 2010

Guia Prático do Museu do Louvre – F.A.Q.

Não pense no Louvre como o museu que você TEM que ir, mas em um lugar por desvendar. Realmente é assim. O palácio é gigantesco, e não é maneira de falar, é enormeeeee meessmo. Certamente antes de encontrar aquela obra sonhada, você vai se perder muito. Por isso, para começar entendendo um pouco mais deste museu superstar, criei uma espécie de F.A.Q. do dito cujo, em outras palavras, um pequeno Guia do Louvre.

Museu do Louvre

Como chegar?
A parada de metrô é a Palais-Royal–Musée du Louvre. Os ônibus que param na frente são os números: 21, 24, 27, 39, 48, 68, 69, 72, 81, 95, e claro o turístico. A parada do batobus é a François Mitterrand.

Quando ir?
O museo somente fecha na terça-feira. Nas segundas, quintas, sábados e domingos, abre das 09:00 às 18:00 horas. Nas quartas e sextas dá serão, e fica aberto até às 21:45. Trinta minutos antes de fechar, os funcionários começam a movimentação para garantir que às dez em ponto não sobre mais nenhuma alma em nenhuma sala. Por isso, pense que fecha às 17:30 ou às 21:30. Fuja do stress durante as férias, para isso está algo chamado trabalho!

Evite chegar entre às 11:00 e as 15:00 horas, tradicionalmente horário preferido da maioria dos turistas. Tanto daquele que viaja por conta, como do que prefere o pacote. Chegue cedo, e veja as três divas (explicação à continuação) por primeiro, e depois desta parte “pseudo” obrigatória, embarque no prazer absoluto de ter à sua disposição um panorama artístico digno de um “rei”.

Eu visitei no dia do serão. Quando o sol se põe, a luz dentro do palácio é outra. Vale a experiência de começar com a luz do sol e terminar com a luz da lua.

Quanto custa?
A tarifa normal é 12€, e inclui o Museu Delacroix, casa onde viveu o artista.

Alguns podem pensar que não é uma visita que pode integrar esquemas de Viagens baratas: Mas claro que pode! O museu é diversão garantida, e com o ticket você pode sair e voltar a entrar quantas vezes quiser no mesmo dia. Sem contar, que o Louvre integra os atrativos do Paris Museum Card.

Museu do Louvre

 

Qual é o melhor acesso ao museu?
Normalmente, as filas se formam na entrada da pirâmide. Acontece que a entrada pela Passagem Richelieu e pelo Carrossel está restringida aos portadores de cartões, como o Paris Museum Card. Apenas me escapou, a Porta dos Leões (ups!).

Museu do Louvre

Quem quiser entrar no shopping debaixo do Louvre pode tranquilamente descer pelas escadas que estão a ambos lados do Arco do Carrossel, mas não poderá aceder ao museu em si.

Museu do Louvre
Entrada pelo Carrossel do Louvre

Quem são as três divas do Louvre?
Mesmo que você não tenha lido nadica de nada sobre o museu antes da visita, quando coloque o pé no museu saberá quais são as estrelas do Louvre. Existem placas e cartazes espalhados por todo o museu indicando os caminhos para chegar até a Vitória de Samotrácia, a Vênus de Milo e a Monalisa (Gioconda).

Duas obras gregas e uma renascentista que estão sempre rodeadas por uma multidão de pessoas. Mas elas não tem culpa, são maravilhosas, e merecem ser vistas.

Museu do Louvre

Museu do Louvre


Como faço para movimentar-me pelo museu?

No início, o edifício gera uma sensação de desorientação. Por isso, pegue o mapa do balcão de informações, e uma caneta para marcar, riscar, e quem sabe anotar algo que amou de paixão! Agora tenha em mente, que você vai se perder pela metade do caminho. Sente-se no zilhão de espaços espalhados pelas galerias e junto às janelas, respire fundo, estude o mapa, ou melhor, se estiver acompanhado, troque suas impressões, fale de e sobre arte, afinal você está no lugar adequado!

Museu do Louvre

Vale a pena alugar o audio-guia?
O novo audio-guia multimedia é incrível. Existem diferentes níveis de informação, sem contar que no caso de estar perdido, é só encontrar uma obra com um número de escuta, digitar o tal número, e aparece na tela um mapa com sua localização, literalmente “você se acha”!

Também dispõe de diversos itinerários temáticos. O único inconveniente é que não está em português, você pode escolher entre os seguintes idiomas: francês, espanhol, inglês, alemao, italiano, japonês e linguagem de signos francês.

Para alugar, suba a entrada de qualquer um dos pavilhões, deixe um documento e pague 6,00€. Só não esqueça de marcar em qual você alugou, porque a devolução deve ser realizada no mesmo ponto, por causa do documento. Agora, se durante o dia tiver algum problema técnico, pode trocá-lo em qualquer um dos pontos de aluguel. Para mais detalhes, visite: http://monguide.louvre.fr/

Espero que este Guia do Louvre te ajude a desfrutar ainda mais das tuas próximas Viagens para Paris! Viagens, sim senhor, porque se contentar com pouco é bobagem! (risos)

Site oficial do Museu do Louvrehttp://www.louvre.fr

Guia Louvre

 

Para evitar as filas, você também pode comprar suas entradas aqui.

Leia também:
Louvre – indicado para redescobrir quão maravilhoso é o ser humano
Economizando com o Paris Museum Card
Roteiro de 4 dias com o Paris Museum Card
Saindo do Aeroporto Charles de Gaulle em Paris

fotos: turomaquia_2010
mapa: http://www.louvre.fr

11 Comentários

  1. Silvia Oliveira | Matraqueando

    Sei que às vezes não contribuo muito com o meio-ambiente, mas este post eu imprimi… morro de medo de guardar estas preciosidades nos favoritos e, sei lá, perder tudo por aí. =)

    responder
  2. Patricia de Camargo

    hehehe Silvinha, eu tenho é medo de não lembrar com que nome guardei nos marcadores!Beijos

    responder
  3. DESCONHECIDO.NET

    So uma pergunta pode tirar foto no interior do Museu??

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi, pode sim, sem flash. Já o Museu D´Orsay passou a proibir as fotos em seu interior.
      Um abraço

      responder
  4. Gustavo - Viajar e Pensar

    Estas dicas são preciosas.
    Tenho um incomodo com os AudioGuide, mas os Apps de Museus para o Iphone, me ajudam em muito.
    Achei o Louvre também um bom lugar para ver o mundo, existem turistas circulando de todas as crenças e regiões do planet.
    Valeu Patrícia

    responder
  5. Tais Benevides

    Patrícia,
    é possível entrar e sair do Louvre no mesmo dia utilizando o Paris Museum Pass?
    Obrigada!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Tais, é possível sim, sem nenhum problema. Aliás, você pode entrar e sair quantas vezes quiser no período de validade do passe. O único lugar que anotaram algo no meu passe, foi em Versalhes.
      Um abraço!

      responder
  6. Renata Reis

    Patrícia,

    Quem comprou o ingresso antecipado online não pega fila, mas tem que entrar pela entrada da Piramide ou pode entrar pela entrada Richelieu, com a galera do Pass?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Renata, tem uma fila específica para quem compra online. Quando vc vai para Paris?

      responder
  7. Ivan

    Bom dia. Comprei o manual o essencial do Louvre. O pagamento já foi autorizado, mas não sei onde ou como posso imprimir o manual. Alguém poderia me ajudar? Obrigado.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Ivan, vc comprou em ebook ou o impresso? Se vc ñ souber me diz o valor que eu te digo qual foi. A venda é feita através do Conexão, mas depois que vc passar estes dados eu falo com o pessoal da editora pra vc e resolveremos isso rapidinho! Não se preocupe.

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • La Duquesita⁣
⁣
É uma das “docerias” mais antigas de Madri. Abriu suas portas em 1914 e ficou apenas 9 meses fechada. Quando todo mundo já dava por perdido esse emblemático lugar, veio Oriol Balaguer e reabriu suas portas.⁣
⁣
Oriol Balaguer é um dos mais famosos “chocolateiros” da Espanha, ou como se diz por aqui, “maestros chocolateros”.⁣
⁣
A loja é linda, mas não é só aparência. Os doces são gostosos e nem preciso falar dos bombons, tendo em vista quem é o dono do estabelecimento 😉⁣
⁣
Ele manteve o doce mais famoso da casa, como não, La Duquesita. Um doce de morango.⁣
⁣
Nessa época se passar pela loja, vale a pena comprar um dos panetones premiados do “chef”. Tem o tradicional, o de chocolate e o gianduia (pasta de chocolate com 30% de pasta de avelãs). E este ano também tem panettone de framboesa!⁣
⁣
#madrilovers #foodmadrid #oriolbalaguer #panettone #panettoneMadrid #doceemmadri #ondecomeremmadri

Fotos próprias e de divulgação.
  • Qual é seu drink favorito?⁣
⁣
Na foto estou com o “pear mule”, o novo drink do @200gramos. Leva vodka, pera, suco de limão e ginger beer.⁣
⁣
Beeeem gostoso!

#drinks🍹 #restaurantelaspalmas #laspalmasdegrancanaria🌴 #grancanaria
  • Paris sera Toujours Paris⁣
⁣
É um guia realmente diferente de Paris. Não vai te ajudar a pegar o metrô ou programar o dia a dia da sua viagem. E mesmo assim é incrível para quem busca compreender a cidade.⁣
⁣
Màxim Huerta nos mostra Paris através de seus personagens como Colette ou Joséphine Baker; de seus ofícios, um exemplo? Os “bouquinistes”, os vendedores de livros das “caixas verdes” das margens do Sena.⁣
⁣
Também fala do croissant, da Torre Eiffel, mas sempre trazendo um dado inusitado, contando uma história, porque afinal Màxim é um grande contador de histórias, já falei de outro livro dele no #turolivros⁣
⁣
O livro é lindo, graças as histórias e as ilustrações de Maria Herreros, que são pura arte.⁣
⁣
Dá para ler com um espanhol intermediário.⁣ Não tem edição em português.
⁣
#parislivro #parisbook #oqueler #bookaddict #turolivros #desafioumlivropormes #bookphotos
  • Bar-restaurante (Achado em Madri)⁣
Não estou exagerando, é realmente um achado em Malasaña. ⁣
⁣
Na verdade é um bar-restaurante com um armazém que vende frios, vermut e outras delícias.⁣
⁣
Típico lugar de bairro, frequentado pelos moradores e que oferece boa comida, excelentes vermuts e um atendimento amável.⁣
⁣
Levei meus pais e eles amaram. No final de semana tem que chegar cedo para sentar porque o local é pequeno. ⁣
⁣
Durante a semana, oferecem um prato do dia por 5,50€. Nós fomos de garbanzo con bacalao. Grão de bico com bacalhau. Na Espanha se prepara o grão de bico como a gente faz feijoada. ⁣
⁣
Se quiser acrescentar ao prato do dia, bebida e pão, o valor sobe a 8€. O pão é mara e o vermut muuuito bom, por isso vale a pena acrescentá-los.⁣
⁣
Para ir com amigos e petiscar, há tábuas de frios, colmadas (sanduíches) e conservas. ⁣
⁣
Veja o cardápio inteiro com preços no site oficial: http://lacolmada.com ⁣
⁣
Destaque: atendimento 5 estrelas.⁣
⁣
#madri #madridlovers #madridfood #restaurantesmadri #restaurantesmadrid #foodphoto #foodporn #foodpic @lacolmada
  • Hotel maravilhoso em Madri⁣ 🔝
Gente do céu, apaixonei por um dos hotéis que testei nessa última viagem para Madri. ⁣
⁣
Na verdade, também gostei de outro, que vou postar mais para frente. ⁣
⁣
Mas voltando a esse 4 estrelas incrível que me hospedei em 2 noites diferentes, uma com minha sogra e outra com meus pais.⁣
⁣
Ocupa um edifício histórico que foi o maior arranha-céu da Espanha na década de 1950. Foi remodelado totalmente pela rede RIU e reabriu nesse último verão.⁣
⁣
Mas o que quero destacar é o atendimento prestado por todo o staff, desde a recepção ao senhor que abre a porta. Passando pela senhora que retira os pratos da mesa no café-da-manhã. De tirar o chapéu!⁣
⁣
Os dois quartos que me hospedei tinham uma vista incrível de Madri, com Palácio Real incluído.⁣
⁣
Os hóspedes tem livre acesso a um dos melhores mirantes da cidade. E ainda conta com um piscina (bem pequena), academia, café da manhã com show cook e uma localização fantástica!⁣
⁣
Para ver preços e outras opiniões, clique no link da bio. Por que estou fazendo dessa forma? Se alguém resolver reservar, recebo uma comissão que não onera para nada meu seguidor, mas que é importantíssima para manter o Turomaquia e o Arte 365 navegando! ⁣
⁣
Desenvolver conteúdo de qualidade é caro e demanda muito tempo. Por isso, pequenos gestos como esse, permitem que os criadores mantenham seu trabalho. Não permita que apenas os conteúdos lixo sobrevivam nessa selva digital! É uma compromisso de todos nós!⁣ Vou mostrar o quarto nos Stories!
⁣
#hotelmadri #ondedormiremmadri #hotelmadricentro #hoteldesign #madrilovers #madrid #mirante
  • ⁣
Palmeritas Original, novidade em Madri.⁣
⁣
O dono de uma das melhores confeitarias de Madri e do melhor croissant de framboesa abriu essa “porta” no coração da Gran Via, praticamente na frente da Primark. ⁣
⁣
O responsável? Alejandro Montes e sua casa insígnia? Mama Framboise. ⁣
⁣
Eu escrevi porta porque está pensado para atender o pessoal na rua. Mas também dá para entrar no hotel Hyatt e saboreá-las desde dentro com um cafezinho quente!⁣
⁣
Loja de um único produto, a palmerita, conhecida no Brasil como palmier ou ainda como orelhas de elefante 😋⁣
⁣
Um doce de massa folhada que Alejandro deu um giro de 180 graus criando 12 sabores diferentes, uma mais legal que o outro. Eu provei a “castiza”, ou seja, a palmerita com mais sabor a Madri que leva geléia de morango, chocolate de amoras e pétalas de violeta cristalizada. ⁣
⁣
Crocante, fresca e de sabores surpreendentes. Meus pais também adoraram. ⁣
⁣
💶 O preço? 1,70€⁣
⁣
⏰ Abre de segunda a quarta-feira das 8:30 às 22:00 horas. Quinta e sexta-feira das 8:30 à meia-noite. No sábado das 9:30 à meia-noite e no domingo das 9:30 às 22:00 horas.⁣
⁣
📫 End.: Calle Gran Vía 31, 28013⁣
⁣
Fotos próprias e de divulgação

Follow Me!