Guias de Viagem e Arte

 
 
set 10 2010

Louvre para adolescentes

Crianças e adolescentes tem uma relação muito mais estreita com Internet do que os adultos que nasceram pós WEB. Eu tive meu primeiro contato com um computador durante a Faculdade de Direito nos idos de 1993. Mas não era meu, estava no laboratório da PUC-Paraná. Ainda lembro quando meu amigo Sérgio me ensinou a usar um editor de texto.

Voltando a nosso tema: a idéia deste guia do Louvre para adolescentes é utilizar a habilidade desta geração, para que toda a família curta ainda mais o museu mais visitado do mundo. E assim, transformar Viagens Para Paris em Família em experiências “Unforgetable”! (como manda a velha e adorável canção).

Museu do Louvre

Para começo de conversa,  o melhor é usar números. Conte que nas férias vão visitar um museu, que nao é qualquer museu. Primeiro porque o edifício era um antigo palácio, segundo, pelo seu acervo que contém pinturas como a Monalisa, e por fim, porque recebe aproximadamente 8 milhões e meio de pessoas por ano!!!

Proponha que cada membro da família seja guia para os demais durante a visita. Uma espécie de jogo. Os pais como são maiores terão preferência na escolha. Fique com as três divas: Monalisa, Vênus de Milo e Vitória de Samotrácia. Já teu filho adolescente pode escolher entre todas as demais.

Para treinar o inglês do teu filhote, mostre-lhe o site oficial do Museu do Louvre. Será um jeito divertido de introduzir o museu e de usar o idioma da terra da Rainha.  Diga que ele pode começar seu trabalho de pesquisa para guia neste site. Mostre-lhe a aplicação própria para crianças. Veja aqui o passo a passo:

1.Entre no site: http://www.louvre.fr

2.Clique nesta figura que convida para seu lugar de trabalho (agora está dentro de Arte & Educação). Atualização julho/2015: Agora mudou um pouquinho o acesso: na barra superior clique em: Arts & Éducation, vai abrir uma menu desdobrável, então clique em: Le Louvre raconté aux enfants.

Site Louvre 1
Site Louvre 2

3. Abre uma tela, onde o Dominique Vivant ( o primeiro diretor do Louvre) se apresenta. Depois que aparece o mapa, é só encontrar um objeto que ao ser clicado te leva para uma nova tela, na qual uma obra será explicada por desenhos animados ou videos bem curtos.

site louvre 3
site louvre 4

4.Ao final da explicação, se quiser escutá-la novamente, é só clicar na figura do Dominique à direita da obra.

site louvre 5

5.Caso queira conhecer outras obras, pode voltar ao escritório, ou clicar na imagem que aparece sobre o texto do lado direito, que te levará à outra obra!

site louvre 6

Para que o jogo seja mais divertido, peça que o adolescente escolha obras que não são tão conhecidas. Como guia, ele deverá ser divertido e didático, nada de rolos de datas e montões de nomes!!! Deverá escolher como máximo umas 5 ou 6 obras. Localizá-las no mapa do museu, disponível no site, para facilitar a visita no dia “D”!

Além da página web do Louvre poderá usar livros e outros sites. Mas peça que contraste a informação, para verificar sua veracidade. Não pense que é muito para um adolescente. Nós, os adultos costumamos diminuir os desafios propostos às crianças e adolescentes, ignorando suas potencialidades!

Deixo algumas sugestões de sites em português:
http://www.historiadaarte.com.br/
http://www.sobrearte.com.br/
http://portaldarte.com.br/
http://www.suapesquisa.com/temas/pintores_famosos.htm

Veja todos nossos posts de PARIS

Busque e reserve seu hotel em PARIS, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um cupom de desconto  \o/ Clique aqui, para escolher o cupom de desconto que melhor se ajusta à sua viagem!

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Guia Louvre

Posts relacionados:
Louvre – indicado para redescobrir quão maravilhoso é o ser humano!
Guia prático do Museu do Louvre – F.A.Q.
Notredame para Peques – um guia para curtir a Catedral de Paris com as crianças (parte 1)
Notredame para Peques – um guia para curtir a Catedral de Paris com as crianças (parte 2)

fotos: turomaquia_2010
video y telas: http://www.louvre.fr

1 Comentário

  1. Luisa

    Que legal saber que o Louvre tem essa versao para crianças! Por nao entender nada de arte e ser muito curiosa, eu costumo sempre ler primeiro as informaçoes infantis quando disponiveis. Acho que è um excelente modo de me aproximar do desconhecido sem me assustar nem me desinteressar da obra por causa do vocabulario especifico e tecnico das explicaçoes pra gente grande.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!