Guias de Viagem e Arte

 
 
set 05 2011

O que fazer em Madri 2011/2012: museus

Que delícia, chegou setembro. Aqui na Espanha, setembro é como fevereiro ou março no Brasil. Ou seja, quando a vida começa depois do Carnaval. As longas férias de verão acabaram, esta semana as criaturas voltam às aulas. Aliás começa um novo ano letivo! No ar aquela sensação de renovação, reforçada por um montão de estréias no cinema, nas lojas chega a primeira entrega outono-inverno, começa a nova temporada de shows, óperas, musicais e de exposições nos museus.

Este vai ser um post com diferentes entregas, para você que conseguiu Voos baratos para Europa, e vai aterissar em Madri, vou te mostrar algumas destas “estréias” da nova temporada. Por causa da minha paixão, escolhi como primeiro tema: o que vai acontecer nos museus!
expo-madri
Arte x Moda – exposição sobre a obra de Yves Saint Laurent na Fundación Mapfre, de Madri. De 6 de outubro/2011 a 8 de janeiro/2012. As exposições no Paseo de Recoletos são sempre gratuitas. Serão expostos aproximadamente 150 trajes.
expo-yves expo-yves-2

Hermitage em Madri – dentro das comemorações do ano Espanha-Rússia, o Museu do Prado recebe de 8 de novembro/2011 a 25 de março/2012 expõe obras do Museu Hermitage (São Petersburgo). Ao total, 170 obras, sendo 66 pinturas. Que compreendem peças do século V a.C. até o século 20! O Prado já não cobra separado pelas exposições temporárias, agora o ticket tem um preço único que pode variar entre 10 e 12 euros.
expo-hermitage1

Delacroix – A CaixaForum Madri desde 19 de outubro/2011 a 15 de janeiro/2012 oferece uma exposição com mais de 100 obras do grande pintor romântico francês – Eugène Delacroix (1798 – 1863). As telas vem de muitos lugares, entre eles do Louvre, Museu de Belas Artes de Bordeaux, National Gallery de Londres, Metropolitan (New York) e Art Institute de Chicago. A entrada é gratuita, bem como as visitas guiadas! E olha que barato, a exposição se estrutura em 3 etapas cronológicas. Cada etapa começa com um retrato do pintor (2 pinturas e 1 fotografia) e assim o espectador vai vendo a maturidade da obra e do próprio artista!
expo-delacroix-2
expo-delacroix-1


Uma brasileira na capital
– até 3 de outubro fica a exposição da Lygia Pape, no Museu Reina Sofia. Depois disso, viaja para a Serpentine Gallery, em Londres. Aproveite que este museu não fecha na segunda-feira, e sim na terça, na contramão da maioria dos grandes museus da capital!
17-LYGIA PAPE

Chagall – Já no comecinho do próximo ano, o Thyssen oferece a primeira retrospectiva de Chagall em Espanha. Realizada em conjunto com a Fundación Caja Madrid, mostrará de 14 de febereiro/2012 a 20 de maio/2012 desde seus primeiros trabalhos até seu período nos Estados Unidos.

Pensando no futuro – para aqueles que gostam de mostras sobre os dias que vivemos, nada melhor do que ir à Casa Encendida. Que até 1º. de janeiro/2012 expõe “Cidades habitáveis, Cidades do Futuro”. A entrada é gratuita. Este recente espaço cultural fica próximo ao Museu
Reina Sofia.

Para aqueles que voam para outra cidade européia, podem começar a buscar um Voo low cost Madrid para desfrutar desta programação. Além das low cost, a TAP Air Portugal tem vários voos à capital espanhola desde cidades portuguesas.

Dica Turomaquia: para desfrutar muito com a coleção do Prado, indicamos nossa Guia do Museu, que acaba de ser lançada, para saber mais, clique aqui. Ou para comprá-la, clique em uma das imagens abaixo.
Compre agora guia impressão Compre agora guia ebook

Todos os posts de Madri, consulte nosso índice, clicando aqui. Ou na imagem de Madri na barra lateral.

Imagens: divulgação museus

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!