Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 16 2013

Museu Guggenheim Bilbao – Motor de Transformação

Quando em fevereiro de 1991 a caravana da Fundação Guggenheim desembarcou em Bilbao, ainda não estava tomada decisão de que cidade seria a escolhida para abrigar uma sede do museu na Europa. Neste mesmo ano em maio, enviaram seu consultor Frank Gehry para estudar as opções de lugares onde poderiam instalar o museu em Bilbao, e foi o próprio arquiteto que sugeriu a “ría”. Um terreno abandonado onde antes se erguia uma fábrica de madeira.
Guggenheim Bilbao

Nem imaginava neste momento Frank Gehry que seria responsável por uma verdeira revolução e que o novo Guggenheim seria aclamado como o edifício do século! Outros dois grandes da Arquitetura disputaram com ele o projeto, Isozaki e a Cooperativa Himmelb(I)au. A filosofia de Gehry ganhou. Sua idéia para o solar não era simplesmente construir um edifício, mas sim um grande objeto escultórico com janelas. Pura poesia, ou poesia gigantesca de titânio!
Guggenheim Bilbao

Tentou deste o início que a cidade se visse refletida na obra. Inspirou-se no mar, na tradição naval de Bilbao. Seu objeto é um navio que atraca no Nervión, revestido por um material que nos fizesse recordar o passado siderúrgico e metalúrgico da região.

Para integrar a enorme Ponte La Salve ao projeto construiu a Torre. Sugere a proa de um navio, e tem função estética e de união do que já estava com aquilo que chega, o novo. Aliás, ao final a ponte fica fofíssima nas fotos panorâmica dos museu tiradas das margens do rio, e também serve como um mirante incrível para ver a obra desde cima.
Guggenheim Bilbao
Guggenheim Bilbao
Guggenheim Bilbao

Complicado não sentar nos parques que margeiam o Nervión e ficar ao menos 10 minutos admirando esta baita escultura. Como também é complicado não tirar quase uma centena de fotos do edifício. Mas não se engane pensando que toda a surpresa está do lado de fora. Por favor, não deixe de entrar no museu, mas sobre isso a gente fala nos próximos posts 😉

Planejando sua viagem para a Espanha

Veja todos nossos posts de: Madri | Barcelona | Bilbao | Ilhas Canárias| Sevilha | Córdoba

Planejamento ViagemBusque e reserve seu HOTEL em: SANTILLANA DEL MARMADRI | BARCELONA | BILBAO | OVIEDO | SANTIAGO DE COMPOSTELA | LANZAROTE | FUERTEVENTURA | SEVILHA | CÓRDOBA | GRANADA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema por lá pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

O que fazer em Barcelona - Guia (ebook)
Madri - Guia do Prado

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

4 Comentários

  1. Jr Caimi

    Caraca!!! Que incrível este museu… lindão!!!

    responder
  2. v

    Simplesmente sensacional!

    responder
  3. Andrea

    Olá! Vc indicaria um guia de turismo/artes para esse museu?
    Obrigada por suas narrativas. Sempre nos ajudam ao montar nosso roteiro de viagem.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Andrea, um guia que fale português?

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!