Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 06 2012

Oscar Niemeyer é brasileiro

Oscar Niemeyer

Era verão. Mas naquelas paragens do norte, o verão é um ser misterioso. Dias de sol? Até houveram, mas a temperatura não era aquela que costumamos chamar de “veraniega”. Com o céu meio acinzentado saímos de Oviedo em direção a Avilés.

Há alguns anos não teríamos tomado esta decisão. Íamos em busca da obra de um dos big5 da arquitetura. Estávamos em pleno safari urbano. Não éramos os únicos. Até Brad Pitt viajou para esta cidada asturiana para ver o que este arquiteto brasileiro estava aprontando.

Hoje o mundo, e isto é literal, chora a morte deste homem. Ele que conseguiu que nosso país fosse levado mais a sério, numa época que “Brasil” estava tão somente relacionado com bundas torneadas e muita festa.

Mudar uma imagem tão forte e apelativa não é para fracos. Ele não foi o único, mas seu nome como de poucos é internacional. Homem de palavras fortes, tal qual seus projetos. Que aliás não precisam sequer ser assinados. Qualquer pessoa é capaz de identificar um Niemeyer. Quantos artistas conseguem deixar esta marca. Apenas os gênios, que de vez em quando nascem para tornar o mundo mais suportável ou mais “vivível”.

Posts relacionados:
Museu Oscar Niemeyer – Curitiba
Niemeyer – curvas e muita bossa
O grande arquiteto brasileiro – Oscar Niemeyer

fotos e video: turomaquia_2011

3 Comentários

  1. Helo

    show!

    responder
  2. Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante

    adorei! Bela homenagem!

    responder
  3. Carmen

    Excelente arquiteto!!! Seu trabalho é magnífico. Na Espanha, são conhecidos alguns de seus projetos, mas não todos, pela extensão do seu trabalho. Avilés tem um de seus projetos mais recentes, mas eu acho que o melhor de seu trabalho está em seu país: o Brasil. É muita sorte!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim

Follow Me!