Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 19 2009

Passeando por Floripa

Nossa volta à ilha, foi na realidade um passeio pelo norte insular. A primeira parada foi rapidinha para uma visão com mais perspectiva da Lagoa da Conceição. Depois vieram algumas praias, e o primeiro stop mais distendido na Joaquina. Aonde almoçamos e percorremos a praia e as famosas dunas. A comida estava deliciosa e o Tom foi pela primeira vez surpreendido pelo tamanho das garrafas de cerveja servidas nos restaurantes brasileiros, e adorou!

E por que se chama Joaquina? Por uma história meio lenda, meio realidade. Joaquina foi uma rendeira do século XVIII, que ensinava sua arte à outras mulheres e também preparava comida aos pescadores. Uma mulher conhecida e querida pelos moradores, que num belo dia tecendo na praia foi tragada pelas ondas do mar! Bonita e melancólica história! Mas existe uma outra “história”, que o nome vem da Sra. Joaquina, casada com um português que era proprietário de terras da região. Sei lá, a primeira é mais poética …

Esta praia começou a ficar conhecida nos anos 1970, e já rodou o mundo em imagens pelos campeonatos de surf e pela prática do sandboard (surf de areia) em suas dunas gigantes. Aqui descobrimos a força do vento sul, dá uma olhada no video …

Depois passamos pela Praia dos Ingleses, pela Lagoinha do Norte e acabamos vendo o pôr-do-sol (por sinal lindo) na Ponta das Canas, aonde se inicia Canasvieiras, e terminamos o dia em Jurerê internacional.

Um lugar que não tivemos tempo de ir foi a Lagoinha do Leste, que é considerada uma das mais bonitas da ilha, mas que apenas se chega através de trilhas que saem de Pântano do Sul (uma hora de caminhada) ou de Matadeiro (duas horas e meia a três de caminhada). Vejam umas fotos de Eduardo Cavasotti …


Foto do site Santa Catarina Brasil

Leia também:
De Desterro a Florianópolis – Uma visita à capital catarinense
Ponte Hercílio Luz – Cartão postal de Florianópolis

Destaque do post:
Praias de Florianópolis
Praia da Joaquina
Roteiro por Floripa

Fotos: turomaquia_2005
Eduardo Cavasotti
Santa Catarina Brasil
Joaquina Rosa – Marco Cezar
Video: turomaquia_2009
Tags Technorati: , ,

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

4 Comentários

  1. Michel

    Oi Paty!Devem chegar boas notícias em breve.. assim espero!!O voluntariado acho que vai ter que esperar um pouco, mas em breve explico tudo..Já estive duas vezes em Floripa, é um verdadeiro paraíso!! A cerveja assusta os gringos mesmo, mas pra gente deixa saudade!! uhauhauhauhaA única coisa que estragava um pouco Floripa na época eram os argentinos esnobes.. mas tinham alguns gente boa também..Bjo e bom fim de semana pra vocês!!Michel

    responder
  2. travelandtrips

    Como prometido voltei..é bom poder matar a saudade de casa à distância..E ver q a Ilha continua linda..O + inusitado foi ver a garrafa da Antarctica e descobrir que me desacostumei com garrafas grandes..bem que ai no Brasil é normal.. aqui que não..Gros Bisous=)Martinha=)http://travelandtrips.wordpress.com/

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Michel, que notícia genial sigo aqui torcendo por ti!!!Tenho uma amiga que mora aqui, mas é de Floripa, e disse que os argentinos seguem por lá (risos) e segundo o que eu li No Viaje na Viagem, ajudaram a salvar o turismo de verão, porque com o peso subindo em relação ao real, parece que outra vez estiveram em massa por lá!Beijos

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Martinha, que legal que você voltou!Vou continuar dando dicas da tua terrinha, porque tenho uma amiga que é de lá e acaba de voltar de uma escapada ao Brasil! Viver fora é como viver em realidades distintas, é garrafa, é sistema de saúde, é amizade, etc…Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!