Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 09 2009

Roteiros Lençois Maranhenses – da caminhada aventureira a certa dose de luxo!

Da mesma forma, que são muitos os caminhos à Roma, muitas são as possibilidades no Maranhão. Depende do estilo, da grana e do tempo da viagem. Pensando em diferentes estilos de viajar, veja algumas sugestões de roteiros para desfrutar da cultura e da natureza maranhense.

Aventureiro
Você quer explorar o parque a fundo, conviver com a comunidade local, pode suportar alguns dias com poucas comodidades e tudo isso sem contribuir à destroçar a natureza, ou seja, sem utilizar quadriciclos ou toyotas dentro do parque?  Teu perfil é o do aventureiro!

O Parque dos Lençois Maranhenses é seu paraíso, mas comece a desfrutar da natureza já em Alcântara. Passe um dia em São Luís, faça o city-tour com guia particular. No dia seguinte zarpe para Alcântara, conheça a história da cidade e chegue na Pousada dos Guarás, a tempo de ver estas lindas aves comendo nos mangues. Na manhã seguinte desvende um pouco desta Alcântara desconhecida, e seus pequenos lençois. Pegue o último barco para voltar à São Luís. De madrugada vá de ônibus até Sangue (Cisne Branco) e depois de toyota até Santo Amaro. Contrate um guia antes da sua chegada, fale com o José da Pousada Água Doce, leve apenas o essencial em uma mochila pequena e o resto da bagagem despache à Barreirinhas. Na chegada, faça um lanche rápido e comece a caminhada de três dias que te levarão a cruzar os Lençois Maranhenses até Atins. Passe duas noites na Pousada do Buna, para conhecer o Poço das Pedras, o Restaurante do Seu Antônio e a Cachoeira do Bonzinho. Depois contrate um barquinho pequeno que te leve até Barreirinhas, mas de forma preguiçosa, aproveitando os Pequenos Lençois. Em Barreirinhas, passe uma ou duas noites para conhecer a Lagoa Azul e a Bonita. Pegue uma van direto ao aeroporto.

Familiar
Você até gosta de aventura, mas tem uma vida um pouco sedentária e estar três dias caminhando pode ser bem prejudicial à sua saúde. Ok, você nem é tão sedentário, mas viaja com crianças pequenas, e deve ter o mínimo de segurança nos passeios.

Teu perfil familiar restringe certos passeios, mas não o prazer de desfrutar dos Lençois Maranhenses. Com certeza as criaturas vão amar e quem sabe desenvolver um “vício” pelas viagens desempacotadas.

Lençois Maranhenses, Lagoa Azul
Pais com duas crianças pequenas na Lagoa Azul

Passe dois em São Luís, para fazer em um deles, o passeio à Alcântara. Mas se estamos falando de crianças menores de 4 anos, esqueça Alcântara. Na capital, coma no Senac. Excelente serviço, com ar-condicionado e ambiente que acalma aos mais pequenos. Escolha Barreirinhas como base para desvendar os Lençois. Não contrate agências para os passeios, e sim diretamente uma hilux para fazer exclusivamente os passeios com vocês. Poderá voltar quando queira, e ir até onde  a criançada aguente. A Malu contratou e não pagou assim tão caro. Para fazer o passeio pelo Rio Preguiças também contrate diretamente uma lancha, e estenda o passeio até Atins para desfrutar dos melhores camarões da sua vida! E se as crianças são um pouquinho maiores, durma uma noite em Atins, para conhecer as belezas desta parte do parque.


Foto de www.flickr.com/photos/exbr/ – Galería de Expedition Brazil Tours’ s Pictures

Um pouco de luxo não faz mal a ninguém
Em São Luís se hospede no Pestana. Vá à Barreirinhas de avião (mais ou menos R$ 290,00 por pessoa). Hospede-se no Preguiças Resort. Contrate uma hilux para os passeios e uma lanchona branca linda diretamente no pier de Barreirinhas. E claro volte à São Luís de avião!


Pestana São Luís – Foto divulgação

 


Preguiças Resort – Foto divulgação

Para conhecer sem gastar muito, mas com certa comodidade
Passe dois dias em São Luís. Faça o passeio à Alcântara. Vá de van até Barreirinhas. Fique em uma pousada no centro da cidade. Passe três dias e faça o fundamental, mas que não deixa de ser excepcionalmente lindo: Lagoa Azul, Lagoa Bonita e Rio Preguiças com Pequenos Lençois. Tua dose de luxo, poderia ser contratar em Caburé um barco até Atins, para comer os famosos camarões, e voltar a tempo de retornar com a voadeira para Barreirinhas. Seriam cinco noites de hotel, caso tenha um dia a mais, durma em Alcântara, ou visite Raposa e São José do Ribamar.

Para ver todos os posts do Maranhão, clique aqui.