Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 03 2010

Tapas e o melhor japonês de Barcelona – momento gastrônomico catalão!

Em Viagens a Barcelona, nada melhor que promover dias e dias de tapas. As tapas que literalmente se poderiam traduzir por petiscos, são toda uma arte na Espanha. Pode-se almoçar, “merendar” ou jantar tapas, e sair feliz da vida e sobretudo, satisfeito!

Em Barcelona, nós sempre vamos a um clássico do Passeig de Gracia: Tapa Tapa. Desta vez sentamos na parte detrás do restaurante repleto de gente: turistas, locais, desavisados, enfim, de tudo um pouco!

Tapa Tapa - Barcelona
Tapa Tapa - Barcelona

Tínhamos bastante fome, porque saímos de Las Palmas às 7:00 sem comer praticamente nada. Nosso plano às 13:00 horas era tomar um café-da-manhã, mas assim que vimos as tapas começamos imediatamente a salivar. Para acalmar os estômagos, um suco de laranja natural, que por estas bandas é caro como champagne (risos!). Depois começou a festa de babete, primeiro: delícias de camembert. O queijo frito, crocante por fora, mas que ao ser mordido libera um chorro de camembert !

Tapa Tapa - Barcelona Tapa Tapa - Barcelona

O trio de mini-hamburguesas era interessante, mas foi o que menos gostei. Talvez porque a carne não estava bem passada, e sim ao ponto. Em cima de cada carne diferentes molhos ou ingredientes, mostarda, cebola caramelizada e queijo. Os “buñuelos” de bacalhau, uma espécie de bolinho mas com a massinha mais fina, pareciam meio estranhos. Mas estavam tão bons, que só de pensar já me deu água na boca.

Tapa Tapa - Barcelona Tapa Tapa - Barcelona

E o super fino e saboroso, espetinho de atum. Para terminar, uma porção de pão tumaca, o pão com tomate e alho. O pão em si já estava dos deuses, uma massinha entre focaccia e pão. Ainda não tínhamos provado o pão com tomate do Tapa Tapa, e vale a visita. Perfeito para ser degustado com uma copa de vinho ou uma cervejinha. Ótima pedida para um fim de tarde.

Tapa Tapa - Barcelona
Tapa Tapa - Barcelona
Tapa Tapa - Barcelona

Dica Turomaquia: Para quem curte um japonês, o preferido do famoso chef Ferran Adrià é o Koy Shunka. Comandado pelo chef Hideki Matsuhisa. O nome significa intenso aroma de temporada. Só tem críticas excelentes, o menu degustação de 10 pratos custa 65€. Além dos sushis de toda vida, faz pratos de fusão da cozinha oriental com a espanhola.

Aproveite os Voos baratos, e dê um pulinho até Madrid para continuar nesta difícil e trabalhosa meta de encontrar a “tapa” perfeita. Ou pegue um trem desde Barcelona, e dê um pulinho à Zaragoza. Além de ver várias obras de Goya, fazer um pedido para a padroeira da “hispanidade” na Basílica de Zaragoza, você não vai acreditar na oferta de tapas da cidade. Agora, o lance por lá, é que os bares estão altamente especializados, pode começar degustando uns champignones gigantescos, depois em outro bar provando sardinhas, e assim até acabar tomando um café cheio de estilo de madrugada!

Para ver todos os posts de Barcelona, clique aqui.

fotos: turomaquia_2010
©merendar = lanchar