Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 17 2017

Templo Sensoji – O que ver em Tóquio #1

Templo Sensoji – o templo mais antigo de Tóquio

Templo Sensoji
Visita obrigatória na capital. Como deixar de lado o templo budista mais antigo de Tóquio? O templo está consagrado à Deusa da Misericórdia. Porque foi neste lugar, junto às margens do Rio Sumida, que 3 pescadores (entre eles, dois irmãos: Hinokuma Hamanari e Hinokuma Takenari) teriam encontrado a estátua de Kannon.

Para que todos pudessem admirar a deusa, ergue-se o templo. Sua construção foi finalizada em 645. O coitado passou por muita coisa, e claro que o que se vê não é tão antigo. Uma de suas vicissitudes foi uma tal de Segunda Guerra Mundial 🙁



Templo Sensoji – Porta Kaminarimon

Dá para chegar ao Templo de Sensoji por outro lado, mas não faça isso! Entre pela Porta Kaminarimon, que além de ser linda e fotogênica, é um símbolo do bairro de Asakusa e de Tóquio.

No centro da porta de 4 metros, uma grande lanterna vermelha onde aparece escrito o nome da porta. Na parte debaixo da lanterna, um dragão talhado em madeira. E de cada lado as divindades que guardam o templo. Fujin, o Deus do Vento e Rajin, o deus do Trovão.

Atravessando a porta, verá outros dois deuses, dois dragões, que aqui aparecem em sua forma humana. Eles também são vigilantes do templo: Tenryu e Kinryu.
Templo Sensoji

Templo Sensoji – Nakamise Dori

Passando a porta, você entra na Rua Nakamise. Eu acho super interessante a forma como o budismo se relaciona de forma natural com o dia a dia dos fieis. Uma baita rua comercial com 90 lojas de souvenirs e comidinhas conduz ao salão principal do templo.

Muitas lojas vendem “yukata”, que são uns kimonos mais “casuais” feitos de algodão. Esta rua tem séculos de antiguidade \o/ Reserve no mínimo 30 minutos para ela. Mas já te aviso que você pode passar muito mais tempo por aqui! A tentação é grande com dezenas de degustações gratuitas de doces e salgados.

Também verá muitos “hachimakis”. Um pano branco com escritos vermelhos que os kamikases levavam na cabeça com os símbolos de “Hisso” = venceremos!
Sensoji Temple - O que ver em Tóquio

Compre ou prove os antigos e tradicionais “biscoitos” kaminari-okoshi feitas de copos de arroz, amendoim e outras sementes misturadas com açucar. Uma espécie de torrone de arroz. Eu provei e aprovei 😉 É algo do tempo em que Tóquio nem era Tóquio, e sim Edo. Dizem que seu nome vêm de “establecer um nome ou uma casa”, por isso eram super procurados!

Sensoji Temple - O que ver em Tóquio
Templo Sensoji

Templo Sensoji – Porta Hozomon

Esta era a antiga porta principal do templo. Ela também possui suas figuras-guardiães. Esculturas de dois lutadores de sumo: Kitanoumi e Myobudani Kiyoshi.

Templo Sensoji – Os rituais

Primeiro, vá até onde estão os incensos queimando e com a mão leve a fumaça para seu corpo. Principalmente para aquelas partes que sofram alguma doença ou dor.

Depois vá até uma  “fonte” com formato de dragão (temizu-ya) para se purificar. Pegue uma espécie de grande concha com a mão direita, encha-a de água e jogue esta água sobre a mão esquerda. Depois faça o mesmo com a outra mão. Então, coloque um pouco de água na mão esquerda e faça uma espécie de bocejo e a cuspa. Com isso você limparia todo seu corpo. Depois volte a purificar a mão esquerda e para terminar, limpe o cabo da “colher” e o devolva em seu lugar.
Templo Sensoji
O ritual mais “divertido”: ver tua sorte! Nas laterias, verá uma espécie de caixa com palitos de madeira. Pense em algo que gostaria de saber, chacoalhe esta “caixa” e retire um palito e busque nas caixinhas o símbolo que você tirou e veja sua sorte. Se a sorte for ruim, “prenda” o papel numa espécie de painel ao lado da mesa onde ficam os palitos, para assim tentar reverter esta “má sorte”.
Sensoji Temple - O que ver em Tóquio

Importante, antes deste ritual deposite 100 ienes nas mesa, você verá o lugar adequado!

Templo Sensoji

Templo Sensoji – Salão principal Hondo ou Kannon-do

Pelo que eu entendi apenas se pode entrar na parte exterior deste salão. No dia que fomos havia um ritual sendo levado a cabo na parte interior, mas pouquíssimas pessoas se encontravam no lado de dentro. Você verá em breve no vlog deste dia 🙂

Você deve estar se perguntando sobre a estátua de Kannon. Ela está neste salão, mas não está exposta ao público 🙁
Sensoji Temple - O que ver em Tóquio

Templo Sensoji – Outros recintos

O templo na verdade compreende outros recintos como o pagode de 5 andares e outros salões. Vale a pena caminhar um pouco pelos jardins e arredores.

O lugar exato onde se encontrou a estátua de Kannon é marcado pelo Salão Komagatodo, que apenas abre no dia 19 de cada mês.
Templo Sensoji
Sensoji Temple - O que ver em Tóquio

Templo Sensoji – Informação prática

Como chegar: pegue uma das seguintes linhas Asakusa Line, Ginza Line, Tobu Line ou Tsukuba Express e desça em ASAKUSA.

Horários: abre todos os dias de novembro a fevereiro das 6:30 às 17:00 horas. De março a outubro das 6:00 às 17:00 horas. Este é o horário do templo em si, mas dá para entrar nas ruas do complexo durante o dia todo. Nós fomos mais tarde e vale a pena voltar com a tranquilidade da noite para ter uma perspectiva diferente do lugar.
Sensoji Temple - O que ver em Tóquio

Este templo recebe 20 milhões de visita /ano!

Templo Sensoji – Para planejar sua viagem a Tóquio

Veja todos nossos posts do JAPÃO, clicando aqui!

Busque e reserve seu hotel em:
Tóquio| Kyoto. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Nenhum Comentário

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!