Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 02 2013

Todos os caminhos conduzem a Santiago

Já tive 3 experiências com o Caminho de Santiago. Na primeira vez desci de calça jeans em Sarria, e simplesmente comecei a andar. Uma verdadeira loucura que ao final saiu bem e acabou 5 dias depois em Santiago. Já na segunda, e acompanhada do Tom, realizei o trajeto todinho, incluindo extras. O que somou mais de 800 km cumpridos em 27 dias. Nas duas primeiras vezes percorri o caminho mais clássico, conhecido como Caminho Francês. Aquele aparece no livro que deu um up no turismo da região, “O Diário de um mago”, de Paulo Coelho.
Caminho de Santiago - Espanha
Todos os caminhos conduzem a Santiago Todos os caminhos conduzem a Santiago
Caminho de Santiago - Espanha

Na terceira vez, também com o Tom, como estávamos em Zaragoza, trilhamos algumas etapas do Caminho Aragonês. E ainda existem muitos outros, tenho muita vontade de fazer o caminho que vai pelo litoral norte espanhol (Caminho do Norte), o que passa pela Andaluzia (o Caminho da Prata) e o Caminho que atravessa o território português.
Todos os caminhos conduzem a Santiago
Caminho de Santiago - Espanha
Caminho de Santiago - Espanha Caminho de Santiago - Espanha

O Caminho Francês é o que oferece melhor infra-estrutura. A cada 5 ou 10 km sempre tem albergue, restaurante, farmácia, povoado, ou seja, todo mundo com um mínimo de preparo pode fazer. Já o Aragonês, não oferece tanta infra-estrutura, e as distâncias percorridas podem ser bem maiores. No Caminho Francês tem tanta infra-etsrutura que dá para realizá-lo sem reservas em plena altíssima temporada. Se isso é assim até León, depois desta cidade, a oferta de albergues privados, casinhas rurais oferecendo empanada de atum quente dobra 🙂
Todos os caminhos conduzem a Santiago

Para quem não tem tempo para fazer todo o caminho, existem duas possibilidades interessantes para chegar até Santiago. Você tem 1 semana, vá de Sarria à Santiago de Compostela em 5 dias (110 km) e depois desfrute uma noite da cidade. Se tiver ao menos 15 dias, saía de León. A cidade é deslumbrante, e você vai entrar numa região conhecida como Maragatería que tem caráter próprio e uma gastronomia riquíssima. As paisagens acompanhem a riqueza da cozinha local! São mais ou menos 300 km, onde você vai passar por uma obra de Gaudí em Astorga, comer o cocido maragato, visitar os templários em Ponferrada, dormir com os monges em Samos, subir aos céus até o Cebreiro, comer o melhor pulpo da Galícia em Melide e chegar ao Monte do Gozo, antes de alcançar Santiago.
Caminho de Santiago - Espanha

Depois de um inverno que parecia eterno começa a melhor temporada para fazer o Caminho de Santiago. Aqui no Turo você vai encontrar todas as etapas super detalhadas desde Saint-Jean-Pie-de-Port. Para ver o índice, clique aqui. Fazer no inverno não é recomendável, primeiro pelo peso da mochila que aumenta consideravelmente, e segundo porque é perigoso. Neva e você pode ficar sem saída no meio do nada 🙁 Os melhores meses são maio a finais de outubro. Mas este ano, por exemplo, em maio ainda nevou! Para não levar sustos, programe a viagem entre mediados de junho e mediados de outubro.
Caminho de Santiago - Espanha Todos os caminhos conduzem a Santiago

Para ler todos os posts do Caminho Francês, clique aqui. E os posts do Caminho Aragonês, clique aqui.

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 25% \o/ Descubra como, clicando neste post aqui

Planejando sua viagem para a Espanha

Veja todos nossos posts de: Madri | Barcelona | Bilbao | Ilhas Canárias

Planejamento ViagemBusque e reserve seu HOTEL em: MADRI | BARCELONA | BILBAO | SANTIAGO DE COMPOSTELA . Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema por lá pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

O que fazer em Barcelona - Guia (ebook)
Madri - Guia do Prado

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2002_2006_2008 e video do Visit Portugal

8 Comentários

  1. Mari Vidigal - Ideias na mala

    Oi Patrícia,
    Tudo bem?
    Mega coincidência receber este post por e-mail no exato momento em que tirava uma foto da minha compostelana para colocar no último do meu caminho de Santiago (http://ideiasnamala.com/category/europa/espanha/santiago-de-compostela-espanha/).
    Muito gostoso relembrar!
    Abraços
    Mari Vidigal (Ideias na Mala)

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Mari, eu fiz estre trecho que vc está terminando na minha primeira vez. Tenho certeza que você já deve estar pensando em quando vai voltar e fazer o caminho todo 😉
      Beijos Peregrina!

      responder
      • Mari Vidigal (Ideias na Mala)

        Oi Patricia,
        Voltei para contar que você tinha razão! Adorei o caminho e não vejo a hora de repetir.

        Beijos
        Mari Vidigal

        responder
        • Patricia de Camargo

          Que legal Mari, brigaduuu pelo carinho de retornar aqui e deixar teu feedback!

          responder
  2. Gilberto Sena

    Olá, sou de Salvador ba passagem marcada para 17/set.13 com volta 24/out.13 Madrid Barajas vou fazer o caminho frances com duas preocupaçóes: levo ou não guarda chuvas e tem lobos no caminho? ví uma reportagem na tv espanhola que a regiáo da europa com maior populaçáo de lobos é Leon e Cast. qual o risco? Obrigado

    responder
    • Patricia de Camargo

      Gilberto, já fiz 3 vezes o caminho e nunca vi nenhum animal. Todos os lobos de Castilla y León estão em parques nacionais, é difícil vê-los até quando vc vai nestes parques. Em uma das vezes, fiz o caminho sozinha, e nunca me senti insegura, você vai adorar! Depois me conta o que achou!

      Ah, ñ leve guarda-chuvas, mas sim uma boa capa de chuva, que te permita continuar caminhando mesmo debaixo de chuva, e também uma capa para a mochila!
      Um abraço caminhante!

      responder
  3. Jorge

    Pretendo fazer o caminho francês em janeiro, sei que é inverno da Europa. Alguém poderia me dar alguma dica sobre o que irei enfrentar e como fazer o caminho?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Jorge, alguns trechos podem estar fechados pela neve, e também por serem perigosos para os peregrinos. Tem que vir muito preparado em termos de roupa para aguentar o tranco.

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!