Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 01 2013

Tour gastronômico em New York – do Essex Street Market a Little Italy

Meu último sábado em New York. Depois de quase 7 semanas longe de casa, tenho aquele mix de vontade de mais, e vontade de menos. Mas meu último tour fez que na balança a vontade de mais e mais N.Y. ganhasse disparado, te convido a “comer” comigo o Lower East Side 😉

O grupo daquele dia do Melting Pot Food Tour da Empresa Enthusiastic Gourmet sou eu e mais um casal de canadenses. O ponto de encontro é o Essex Street Market. A guia Susan Rosenbaum nos acomoda em um dos locais do mercado e começa a contar a história do Lower East Side. Ficamos boquiabertos, em saber que 1989 esta era uma região perigosa. Ela vai além e animdamente vai falando das pessoas que viviam e que vivem aqui, e como se iniciou a transformação.
Tour Gourmet New York

Uma aula de história social mas que a Susan faz com que pareça uma conversa de bar, já que comemos e batemos papo, e as 3 horas não passam, se botecam e se deliciam!

Em ordem de degustação começamos com um dos muffins mais famosos de NY e mega recheados. Passamos aos chocolates com 15 anos de estrada, um negócio que começou com a dona fazendo doces para o Natal em sua própria casa. E a primeira ronda acabou com queijos legítimos da zona.
Tour Gourmet em New York - Enthusiastic Gourmet Food Tour
Tour Gourmet em New York - Enthusiastic Gourmet Food Tour
Tour Gourmet em New York - Enthusiastic Gourmet Food Tour

A seguinte visita é colorida, divertida e nostálgica. Chegamos na Economy Candy aberta em 1937. Uma loja de doces onde se encontram aquelas guloseimas de décadas passadas. As embalagens são uma história à parte.
Tour Gourmet em New York - Enthusiastic Gourmet Food Tour
Tour Gourmet em New York - Enthusiastic Gourmet Food Tour

Deixamos os doces com sabor de infância para entrar em Chinatown. Confesso que se estivesse sozinha não teria entrado em 70% dos lugares do tour, e em quase 100% dos casos não teria saboreado as seleções da Susan. O que teria sido horrível porque os lugares eram autênticos até o último fio de cabelo!

Nesta parte do tour, chegávamos como se diz na Espanha, no equador da programação. Neste momento desvirginei para os dumplings e para os doces chineses, entre eles o “black bean bun”. Sem contar que é um luxo conhecer lugares onde se come bem com preços sem o rótulo Manhattan. Estamos falando de 3 dumplings recém cozinhados por U$ 1,00?!
Tour Gourmet em New York - Enthusiastic Gourmet Food Tour

A “padaria” chinesa era super anos 1970, uma paulada de cor na retina. Tá achando que não gostei? Que nada, apaixonei! Durante todo o percurso, as comidinhas estão incluídas, e antes de começar o tour, a Susan dá para cada um dos participantes uma pequena embalagem alcool gel, um souvenir ótimo para viagens ou pic-nics de fim de semana 😉
Tour Gourmet em New York - Enthusiastic Gourmet Food Tour Tour Gourmet em New York - Enthusiastic Gourmet Food Tour

Em questão de poucos minutos e nem sequer uma quadra inteira, entramos no que restou de Little Italia. À diferença dos chineses, que em sua maioria emigravam para ficar. Os italianos iam para enriquecer e voltar!

Foi por aqui que se serviu pizza pela primeira vez nos Estados Unidos! Mas nosso tête-à-tête foi com um queijo que não conhecia e cai de amores, o piave. E após passar por uma loja de peixes e mariscos fresquíssimos, provamos uns bolinhos de prosciutto e ricota, que só posso dizer: Mamma Mia!
Tour Gourmet em New York - Enthusiastic Gourmet Food Tour
Tour Gourmet em New York - Enthusiastic Gourmet Food Tour

Esta orgia gastronômica terminou com um mini cannoli, numa confeitaria aberta em 1892, e desde então regentada pela mesma família. Estamos falando da 5ª. geração que leva o negócio! Ainda ganhamos um mapa com todas as lojas que passamos, um abraço apertado, um sorriso de despedida e um montão de histórias do sul de Manhattan.
Tour Gourmet em New York - Enthusiastic Gourmet Food Tour

Agora vamos falar de questões práticas:
A empresa Enthusiastic Gourmet Food Tour oferece vários tipos de tours, o meu foi o “Melting Pot Food Tour”.
Este tour começa sempre no Essex Street Market, n quarta, sexta e sábado às 10:00 horas; e na segunda, às 14:00 horas. Reserve antes pelo site: http://www.enthusiasticgourmet.com/

Precisa ter inglês fluente?
Não, até quem tem um nível “frouxo” vai se divertir no tour. Mas para disfrutar da parte histórica, é necessário ao menos entender razoavelmente. Se você nem for de muito perguntar, não fará falta mais do que isso.

Para saber mais, visite: http://www.enthusiasticgourmet.com/
Tour-gastronomico

Veja todos nossos posts de NEW YORK

Busque e reserve seu hotel em New York, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Este tour foi uma cortesia da empresa Enthusiastic Gourmet. Mas minhas opiniões aqui são pessoais, e este não é um publieditorial. Já que a cortesia não estava baseada na troca por um post ou qualquer outro tipo de publicação. Eu pré-selecionei o tour através do site da NYCgo, ou seja, foi uma escolha da blogueira, que entende que tal experiência entra dentro de sua linha editorial.

Chamada video 2

fotos: turomaquia_2013/ Comentário recebido no Youtube

6 Comentários

  1. Blog Poltrona Livre

    Minhaaaa nossa…. impossível manter dieta em NYC!

    responder
    • Fernanda Scafi

      Impossível mesmo!!! Estou agora mesmo preparando meus próximos posts sobre restaurantes em NY e super com água na boca e me aparece esse post aqui para babar ainda mais??? rs

      responder
  2. Luciana Betenson

    Muito bacana este tour, Pat 🙂 Eu também adorei a Economy Candy, é incrível! Beijos,

    responder
    • Patricia de Camargo

      Lu, quando a gente entra na Economy candy tem a impressão que voltou para o século 20, né?! Muito bommmmmm

      responder
  3. Gustavo - Viajar e Pensar

    Muito maneiro este tour, não conhecia.

    Que imagens hem moça, d+

    @GusBelli

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Gustavo 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!