Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 31 2009

Um Domingo de Delícias – De San Mateo a Las Palmas de Gran Canaria

Por fim parece que o verão vai chegar de verdade. Este fim de semana foi bárbaro, muito sol, menos vento e um céu azulzinho, azulzinho. Nada melhor para passear pela ilha. Subimos na mesma direção da semana passada, mais ou menos para o centro da ilha. Depois de muitas curvas e mais curvas, chegamos ao nosso destino: San Mateo. Está certo que para quem enjoa as curvas não são nada facéis, mas a ilha nesta época está mais linda do que nunca e ajuda a vencer os enjôos.
DSC_2903

Desde 1890 os canários sobrem a San Mateo para comprar produtos agrícolas. Esta cidade foi um dos centros agropecuários mais importantes da ilha. Hoje a agricultura já perdeu bastante espaço, mas o mercado agrícola continua sendo famoso e importante. Não é coisa feita só para turista, os locais de vários pontos da ilha também se abastecem por lá. Sem contar que a cidade é famosa por seus doces!
Mercado Agricola San Mateo

É uma delícia passear pelos corredores do mercado agrícola. Primeiro vem as flores, as azeitonas e frutos secos, muitas frutas e verduras, ervas, queijos, vinhos, e na parte do fundo a parte mais concorrida com os doces e pães. São muitos tipos de pães caseiros, o meu favorito é o de “matahúva” – um pão com sementes de anis. Uhi, nada disso, é uma delícia, ainda mais quando acaba de sair do forno. Por aqui é bem tradicional comer este pão. Nos restaurantes eles sempre te servem o matalhúva quentinho ou o pão biscochado (assunto para outro post!).
Mercado Agricola San Mateo
Mercado Agricola San Mateo
Mercado Agricola San Mateo
Mercado Agricola San Mateo

Mercado Agricola San Mateo

Selecionando e comprando ovos. Na sexta tem a tortilla de papas especial do Tom, chega o meu irmão e a namo – Ale
Mercado Agricola San Mateo
Mercado Agricola San Mateo
Mercado Agricola San Mateo
O Tom na parte mais disputada do mercado – a dos pães e doces!
Não ficamos só nos pães, e aí vai nossa listinha: queijo de cabra e ovelha, oregano, capim-limão, paraguaio (uma espécie de pessego), ovos e uns morangos lindos de morrer e de comer. Depois deste momento gastronômico caminhamos pelo centro histórico. A cidade é muito bonita, e está em um ponto da ilha privilegiado com umas lindas vistas, palmeiras e montanhas que tornam tudo muito especial. Não é para menos que aqui se encontram algumas das casas rurais mais charmosas da ilha.
San Mateo
San Mateo
Igreja San Mateo
Igreja Parroquial de La Vega de San Mateo
San Mateo
Sentada com as comprinhas fazendo a “fotossíntese”
San Mateo
Voltamos à Las Palmas, guardamos as compras e fomos almoçar naquela que na nossa opinião é o melhor italiano da cidade – o Pomodoro. Uma entrada francamente impressionante: provolone griglia, um provolone grelhado com verduras (berinjela, abrobrinha, cenoura e alface iceberg) e um molhinho de tomate. Eu amei e quase fiquei satisfeita, mais ainda vieram: tagliatelle porcini e rucula (com setas italianas, rucula e parmesão) e uma pizza capriciosa (com champignon, linguiça e presunto). Eu fui de pepsi e o Tom de cerveja italiana – Peroni.
Restaurante Pomodor Gran Canaria
provolone griglia
Restaurante Pomodor Gran Canaria
Restaurante Pomodor Gran Canaria
Ai, ai, ai … que domingo delicioso, primeiro compras gastronômicas e depois um almoço de “lamber os beiços”. Agora vem aquele momento complicado de tentar ao menos escrever uma página da tese …

Leia também:
Roque Nublo – um domingo no alto de Gran Canaria
Trekking no Roque Nublo – Gran Canaria
Arquipélago Canário: pensa nele para tua próxima viagem
Trekking nas Canarias – Barranco Hondo

Destaque post:
O que fazer em Gran Canaria
San Mateo
Restaurante em Las Palmas de Gran Canaria

fotos: turomaquia_2009