Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 15 2013

Uma cidade do século 13 que soube como poucas chegar ao século 21 – Bilbao é muito mais do que o Guggenheim

Em 1300, a população junto às margens do Rio Nervión dia a dia ganhava mais importância como entreposto comercial e marinheiro. O que fez com que o Senhor de Biskaia lhe concedesse o título de cidade. Desde esta época os peregrinos já passavam por Bilbao para chegar à Santiago de Compostela, pelo conhecido Caminho Norte.
Bilbao é muito mais do que o Guggenheim
Bilbao

Eu e o Tom fomos atrás desta parte mais antiga da cidade. Não se conservaram grandes estruturas do século 15, que é quando se construiu o “Casco Viejo”. Uma pena 🙁 A maioria das construções que ainda estão de pé são do século 19 e comecinho do 20.
Bilbao é muito mais do que o Guggenheim
Bilbao é muito mais do que o Guggenheim

Apesar de que estou enumerando razões além do Guggenheim para visitar a cidade, tenho que dizer que grande parte do centro histórico estava às favas antes da construção do museu. Lembro quando visitei a cidade pela primeira vez, em 2002, que esta região era um canteiro de obras. Pois sim, existe uma Bilbao antes e depois do Gugge!

No começo do século 20, a indústria siderúrgica movia a cidade, e graças a ela chegou a ser uma potência econômica. Mas em 1986, fecha o estaleiro Euskalduna que empregava mais de 2000 pessoas. Em 1996 desaparece a Sociedade Altos Hornos, que durante muitos anos foi a maior empresa da Espanha! E Bilbao teve que se enfrentar a uma difícil reconversão. Que não era só estética ou de mudança de atividade econômica, já que a indústria havia deixado suas marcas negativas, uma delas, a contaminação do Rio Nervión. As margens do rio se encontravam em péssimas condições e estavam repletas de edifícios abandonados.
Bilbao1968_b
Bilbao antes do Guugenheim

A crise era tão grande, que a população diminuiu 14% entre os anos de 1981 e 1991! Neste panorama, Bilbao começa a voltar os olhos ao rio, e atrair grandes nomes da arquitetura nacional e internacional para cidade. E ao mesmo tempo, vai se revitalizando o Centro Histórico.

Bilbao

Mapa 1575 – http://blog.agirregabiria.net/2008/01/mapa-de-bilbao-en-1575.html
1926 – http://www.rtve.es
1968 – http://www.villamalea.eu
anos 1980 – Livro – Guia Visual del Museo Guggenheim
Outras fotos: turomaquia_2011

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!